Novidades em DAC (lançamentos, especificações e reviews)

Estou abrindo esse tópico para falar de laçamentos de DACs de bom custo x beneficio x performance.

Muita coisa boa saindo, e acho que aqui seria um lugar legal para debatermos e ficarmos a par dessas novidades.

Logo mais irei postar alguns que tenho lido sobre e que estão sendo elogiados!

Todos são bem vindos!!! ?

1 curtida

Está se falando e se lançando muito lá fora DACs R2R, que são diferentes dos Delta-Sigma…

Vamos conversar e entender melhor esses conceitos de construção! 

Bem, vamos lá! 

Pretendo abordar alguns DACs que estive pesquisando, lendo e que vem sendo elogiados mundo a fora…

Temos DAC’s chineses bem construídos e com muitas features na casa dos $400 e DACs que já estão em um patamar acima, brigando com grandes marcas, nas casa dos $800… Diga-se de passagem que esse valor para um DAC honesto é bem plausivel, pra não dizer barato…

Não vou abordar os de entrada, pois pra esse já temos um outro tópico aqui no fórum.

Vou começar com um queridinho da vez lá fora, diz-se que é o DAC a ser batido até $1000~$1500…

É o DAC de entrada da empresa, que vende DACs de até $6k… DENAFRIPS (https://www.denafrips.com/ares)

Olhando por fora é um DAC simples, sem muitos features (sem bluetooth, sem MQA, sem visdor, sem controle remoto)

E qual o ponto forte dele então? rsrs 

Justamente a conversão D/A… Segundo pessoal que vem ouvindo, nessa faixa de valor nada soa mais analógico que ele, então para aqueles que não ligam para as features, mas que querem algo mais próximo possível de um bom som analógico, esse é um DAC a se considerar…

Diferencial seria a contrução e o R-2R, você também pode optar por ele fazer upsampling ou não… Não é automatico.

DENAFRIPS ARES II R2R DAC - Preço médio de $750

Dena.jpg 

Dena2.jpg 

Dena4.jpg 

Technical Highlights

  • Proprietary R2R + DSD Architecture
  • True balanced 24BIT R2R + 6BIT DSD (32 steps FIR Filters)
  • Native DSD decoding with 0.01% precision resistors      
  • FEMTO Crystal 45.1548MHz, 49.152Mhz     
  • Low Noise Power Supply
  • FIFO Buffer
  • Digital Signal Processing via FPGA
  • DSD1024, PCM1536 Supports On USB Input
  • Proprietary USB Audio Solution via STM32F446 Advanced AMR Based MCU
  • Licensed Thesycon USB Driver For Windows Platform
  • Driverless On Mac & Linux

           

DSD  

  • DSD64-DoP On All Input
  • DSD1024 On USB Input Only

PCM  

  • 24bits / 44.1, 48, 88.2, 96, 176.4, 192KHz On All Input
  • 1536kHz On USB Input 

 

Sampling Mode: Oversampling OS / Non-Oversampling NOS

           

Digital Input  

  • Coax x 2
  • TOSLink x 2
  • USB

           

Analog Output          

  • RCA at 2.0Vrms, 625 Ω
  • XLR at 4.0Vrms, 1250 Ω

                      

Frequency Response: 20-70KHz -3dB

THD+N: 0.004%

S/N Ratio: 115dB

Dynamic Range: >119dB

Stereo Crosstalk: -124dB

 

AC Power Requirement: 100-240VAC, 50/60Hz (Worldwide Voltage, Manual Selector)

Power Consumption: ≤20W

<p style="margin: 0px; padding: 0px; border: 0px; outline: 0px; vertical-align: baseline; background: rgba(245, 245, 245, 0.88); box-sizing: border-box; font-weight: 400; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-variant-numeric: inherit; font-variant-east-asian: inherit; font-stretch: inherit; font-size: 14px; font-family: verdana, geneva, sans-serif; line-height: inherit; white-space: normal; color: #000000; letter-spacing: normal; orphans: 2; text-align: left; text-indent: 0px; text-transform: none; widows: 2; word-spacing: 0px;

Para quem quiser entender um pouco mais sobre o conceito por trás do R2R, sugiro a leitura do material do link…

Puxa a sardinha pro R2R, mas pra entender o conceito, está valendo…

http://www.mother-of-tone.com/conversion.htm

Mentendo a colher, até certo ponto existem 4 tipos de circuitos de conversão digital para analógico.

  • Circuito conversor D/A, resistor binário ponderado.

-       "              "           D/A, escala R-2R (projeto originalmente de 2011, muita coisa já evoluiu)

  • Dac segmentado

  • Delta Sigma dac.

Até onde sei, esse tipo de projeto permite que vc trabalhe em 16 bits, ou 24 bits. Nesse último caso, o projeto de custo final fica muito elevado pq os resistores aclopados no chip devem ser calibrados com extrema precisão. 

Hoje em dia com a evolução desses modernos chips dac, onde alcançam taxas superiores e com qualidade, audivelmente se equivalem com um custo muito menor.

Mas vai do gosto de cada um. Até 2016, esse tipo de projeto fazia muito sentido apesar dos altos valores. Mais hoje, não mais. Essa é minha opinião.

Só para confirmar minha opinião

Atualmente estou lendo comparativos entre o X16 dac D/S contra dacs R2R. Confesso estar impressionado com relatos super positivos de usuários que tem dacs R2R, testaram contra o X16, e trocaram de dac.😳😳

Screenshot_20210324-130149_Chrome.jpg

Apenas um de vários relatos.👍

Confesso que estou ansioso pela chegada do meu X16.

Talvez não seja novidade para vocês mas eu não conhecia, pelo qie li e vi e ouvi (em criticas no youtube)

este é considerado O MELHOR DAC disponível no momento, o Mola Mola Tambaqui, veja no site Mola Mola:

https://www.mola-mola.nl/tambaqui.php

[Mola_Mola_studio_Tambaqui_DAC-840x556]

[mola_mola_studio-32__large_full] 

E sempre esqueço de comentar. Outro dado que joga contra dacs R2R em nosso país ou qualquer outro país que não tenha estabilidade de tensão em sua rede, é que por ser constituídos de vários resistores e capacitores com sincronismo, uma instabilidade mais aguda na rede, pode levar a queima de um único resistor ou capacitor e com isso, o dac ficará incapacitado. 

Nesse tipo de projeto, tb não permite o uso da tecnologia bluetooth e Wi-Fi. Portanto, transmissão de sinal via rede, fica impossibilitado.

Tocar mais próximo do analógico, na minha opinião, não existe! Ou o som é analógico e aí a base vem a partir de um TD por exemplo, onde fui usuário por anos, ou a decodificação para o analógico vem a partir do processo operado por um dac (digital > analógico), seja Delta Sigma, seja R2R. Simples assim! 

Já tem um bom tempo que ando lendo e pesquisando muito sobre dacs R2R, vários foruns gringos em tópicos de várias marcas (Schiit, MSB, Holo Audio, Soekris, Audio GD, Denafrips…) e vejo muito raros comentários sobre dano nos resistores ou outros componentes em dacs R2R, além disso esses fabricantes adotaram o uso de fonte linear bem dimensionada que consegue filtrar muito bem as variações da rede impedindo que passe essa variação para a placa e componentes. Os dacs como qualquer eletrônico podem apresentar algum problema no processo de fabricação e isso vi acontecer com todos os fabricantes sendo DS ou R2R, então com isso me sinto seguro em comprar ou indicar a compra de um dac R2R.

Sobre os problemas que surgiram fiquei bem impressionado com a assistência oferecida pela Denafrips, independente do país onde está o aparelho os problemas foram resolvidos com uma atualização de firmware ou até msm um novo aparelho já que a garantia é de 3 anos. Já passei por situação parecida, tive um problema com um dac da iFi (iDAC2) onde o aparelho parou de funcionar, entrei em contato com com a iFi e fui muito bem atendido e após alguns testes resolveram mandar uma nova placa com um custo bem adequado, com essa atitude virei fã da marca. Se todo fabricante ter esse tipo de comportamento com seus clientes, sei q são poucas, problemas como esse poderão ser resolvidos facilmente.

Rinaldi,

Estou expressando meu ponto de vista, somente isso.?

Porém não esqueça que moramos no Brasil!

Posso citar alguns integrados super bem dimencionados, que quando em operação no Brasil, começam os problemas. Como exemplo o Cambridge 851. Passou um por aqui?

Óbvio que hoje em dia, “N” equipos tem um tratamento diferenciado quanto sua proteção, inclusive o próprio 851. Entretanto o Brasil, não é para amadores. ??

Um dac DS tem como decodificador, um chip dac single ou dual, enquanto um dac R2R tem como decodificador, resistores e capacitores que operam em extrema precisão de sincronia.

Peguemos como exemplo a contínua alteração de tensão em “X” residência. O aparelho em questão será um 851 (pra não dizerem que tenho implicância com a tecnologia R2R, tenho minhas ressalvas?).

A imprecisão no knob do potenciômetro do volume, só aparece precocemente com o desgaste prematuro da peça, quando exposto a essa instabilidade de tensão. Então, o Brasil é ou não para amadores? Por isso sempre bato nessa tecla. Por onde começar? Tratando sua rede elétrica. Depois, o resto?

Imagine com um dac?

Com essa instabilidade de tensão (tanto um DS quanto um R2R hoje em dia trazem embarcado como já disse e vc mesmo colocou, uma ótima proteção), quem vc acha que vai para o saco mais rápido? Um chip dac, ou um  micro resistor (muito mais sensível as instabilidades) ou até mesmo um capacitor daqueles?

Conheço dois colegas aqui do hobby que passaram por esse problema com seus dacs R2R. Hoje, esses dacs estão encostados e seus donos voltaram para dacs DS. Inclusive, um foi o que comprou o D90, que eu ouvi e não gostei.

A outra questão do pq eu nunca me interessei nessa tecnologia, e pelo fato de como já escrevi, vc não poder usar uma rede para transmissão do sinal, seja wi-fi, seja bluetooth. Sabemos que 90% dos colegas hoje em dia, utilizam muito desses dois excelentes recursos e conexões para inclusive ouvir música com qualidade. 

Aí vc está na sua casa, vai dar uma reunião para amigos e quer jogar o sinal na rede, onde vc tem um dac R2R, sabe como se procede?

Simples! Não procede, essa tecnologia não permite?.

Mas é aquilo, cada um trilha o caminho que deseja no hobby. 

Em nenhum momento digo que um dac R2R de topologia é ruim, assim como um DS. Apenas estou dizendo os motivos que não serve para o meu perfil.

[QUOTE username=Rinaldi Moreira userid=7347092 postid=1326962677]

Sobre os problemas que surgiram fiquei bem impressionado com a assistência oferecida pela Denafrips, independente do país onde está o aparelho os problemas foram resolvidos com uma atualização de firmware ou até msm um novo aparelho já que a garantia é de 3 anos. Já passei por situação parecida, tive um problema com um dac da iFi (iDAC2) onde o aparelho parou de funcionar, entrei em contato com com a iFi e fui muito bem atendido e após alguns testes resolveram mandar uma nova placa com um custo bem adequado, com essa atitude virei fã da marca. Se todo fabricante ter esse tipo de comportamento com seus clientes, sei q são poucas, problemas como esse poderão ser resolvidos facilmente.[/QUOTE]

Esse não é um problema na minha opinião. O grande problema é onde moramos, com um péssimo sistema de correios onde extravio e perdas é hábito, com uma tributação extremamente protecionista, uma aduana muito e injustamente rigorosa onde sua defesa quase sempre não é levada em consideração, dentre outros fatores desmotivadores.

Inclusive, vc sentiu isso na pele por duas vezes.

Mas como escrevi, cada um escolhe o caminho a seguir no hobby.

[QUOTE username=Rinaldi Moreira userid=7347092 postid=1326962677]Já tem um bom tempo que ando lendo e pesquisando muito sobre dacs R2R, vários foruns gringos em tópicos de várias marcas (Schiit, MSB, Holo Audio, Soekris, Audio GD, Denafrips…) e vejo muito raros comentários sobre dano nos resistores ou outros componentes em dacs R2R, além disso esses fabricantes adotaram o uso de fonte linear bem dimensionada que consegue filtrar muito bem as variações da rede impedindo que passe essa variação para a placa e componentes. Os dacs como qualquer eletrônico podem apresentar algum problema no processo de fabricação e isso vi acontecer com todos os fabricantes sendo DS ou R2R, então com isso me sinto seguro em comprar ou indicar a compra de um dac R2R.

Sobre os problemas que surgiram fiquei bem impressionado com a assistência oferecida pela Denafrips, independente do país onde está o aparelho os problemas foram resolvidos com uma atualização de firmware ou até msm um novo aparelho já que a garantia é de 3 anos. Já passei por situação parecida, tive um problema com um dac da iFi (iDAC2) onde o aparelho parou de funcionar, entrei em contato com com a iFi e fui muito bem atendido e após alguns testes resolveram mandar uma nova placa com um custo bem adequado, com essa atitude virei fã da marca. Se todo fabricante ter esse tipo de comportamento com seus clientes, sei q são poucas, problemas como esse poderão ser resolvidos facilmente.[/QUOTE]

Eu tenho bastante curiosidade de ouvir um DAC da Denafrips.

Nunca ouvi nenhum R2R.

Tenho um amigo que tem o Audio GD e gosta muito.

Mas para comprar só ouvindo antes. Pena que aqui onde moro ou perto não conheço quem tenha.

[QUOTE username=Reynaldo userid=7641453 postid=1326963089]

Eu tenho bastante curiosidade de ouvir um DAC da Denafrips.

Nunca ouvi nenhum R2R.

Tenho um amigo que tem o Audio GD e gosta muito.

Mas para comprar só ouvindo antes. Pena que aqui onde moro ou perto não conheço quem tenha.[/QUOTE]

Além dos dacs da denafrips, um outro dac R2R que anda ganhando destaque é o Musican Pegasus

http://m.musician-audio.com/en/pd.jsp?mid=1166&pid=2

Dizem que essa fabricante é “irmã” mais nova da denafrips, seus reviews são bem animadores…

https://soundnews.net/sources/dacs/musician-audio-pegasus-r2r-dac-review/

E de minha parte para encerrar esse capítulo, sempre lembrando que preço elevado não quer dizer produto de excelência.

Muitos até são, outros pelo elevado custo, alguns super valorizados pelo nome da marca e por aí vai.

A tecnologia R2R que não é algo novo e aí coloco esse (custo elevado) dentre outros motivos o pq dos dacs DS virem mais recentemente. Um dos motivos é o elevado custo de produção de um dac R2R, e com isso entregando um preço final tb elevado.

Uma simples visão para interior de um dac R2R, percebe-se o trabalho que dá para acoplar na sua placa uma infinidade de micro resistores e capacitores e que ainda tem que operar em perfeito sincronismo, some outros detalhes que a reboque entram na sua produção, justifica-se o valor final. Em um dac DS, pela sua modernidade, o processo de produção tem um custo menos elevado.

Somente esclarecimentos que permitem a quem interessa, entender o preço elevado.👍

Encontrei um review bem interessante comparando vários modelos de DACs e bem esclarecedor sobre a sonoridade de cada modelo, desde de já aviso que não existe um dac “vencedor” pois a intenção é explicar como cada dac se comporta com alguns gêneros musicais ajudando na decisão de qual deseja comprar…

https://midfiguy.com/dac-roundup-ares-ii-vs-d90-vs-bifrost-2-vs-adi-2-vs-gungnir-vs-qutest/

[QUOTE username=Rinaldi Moreira userid=7347092 postid=1326983497]Encontrei um review bem interessante comparando vários modelos de DACs e bem esclarecedor sobre a sonoridade de cada modelo, desde de já aviso que não existe um dac “vencedor” pois a intenção é explicar como cada dac se comporta com alguns gêneros musicais ajudando na decisão de qual deseja comprar…

[/QUOTE]

Análise válida?

Só não entendi pq não colocar o 9038pro. O AK4499 eu ouvi no próprio D90 e conheço bem sua assinatura. Tudo que descreveu sobre o D90, procede, inclusive seu grau de aspereza passando certa sensação de artificialidade. O 9038pro apresenta um som bem mais natural, musical, sem perder detalhes.

O engraçado é que quando ouvi o D90, tb tive a impressão de casar melhor com valvulados.

É como escrevi, a escolha por esse ou aquele modelo, fica mais pelo perfil do usuário.

Pelo menos, o analista não veio com aquela idiotice de dizer que esse ou aquele dac tem um “som mais analógico” 🤣🤣. Frases como essa, paro na hora de ler o review.

O que esperamos de qualquer dac é que faça um bom processo de decodificação digital/analógico. Com isso, as características ficaram mais evidentes ou não.

TD > Analógico (* aqui tb terá problemas específicos) com vantagens e desvantagens.

DAC > Digital / analógico, com vantagens e desvantagens tb.

Eu assisti apenas a comparação entre o D90 e o Denafrips Ares II.

Pelo que ele falou dos prós e contra dos dois DACs, me parece que o X16 fica no meio.

O X16 é um DAC extremamente detalhista, mas tem uma suavidade ao ouvir. 

Provavelmente o D90 SE seja o que faltava para atingir o máximo de qualidade.

Pensei em comprar, mas acho que a hora não é a mais apropriada.

Na minha opinião o dac que considero o meio termo entre o D90 e um dac R2R seria o D70S. Essa última atualização conseguiram extrair toda a qualidade e caracteristica dos chips AKM que foram “perdidas” no D70 e D90, ando lendo alguns comentários e reviews positivos sobre sua sonoridade mais quente que lembra um pouco os dacs R2R porém com mais detalhes, mas não tão detalhado como o D90 ou outros dacs com chip Sabre.

O Junior me alertou sobre ele e parece ser uma boa opção de dac DS para quem busca um som mais quente e com detalhes mais suaves. Já a atualização D90SE deve deixa-lo bem diferente em relação ao D90 e principalmente do D70S.

[QUOTE username=Rinaldi Moreira userid=7347092 postid=1326986682]Na minha opinião o dac que considero o meio termo entre o D90 e um dac R2R seria o D70S. Essa última atualização conseguiram extrair toda a qualidade e caracteristica dos chips AKM que foram “perdidas” no D70 e D90, ando lendo alguns comentários e reviews positivos sobre sua sonoridade mais quente que lembra um pouco os dacs R2R porém com mais detalhes, mas não tão detalhado como o D90 ou outros dacs com chip Sabre.

O Junior me alertou sobre ele e parece ser uma boa opção de dac DS para quem busca um som mais quente e com detalhes mais suaves. Já a atualização D90SE deve deixa-lo bem diferente em relação ao D90 e principalmente do D70S. [/QUOTE]

Como escrevi anteriormente, nunca ouvi um R2R, mas se esta avaliação do vídeo está correta, ter um DAC com um som suave mas que perde em detalhes, não sei se compensa.

Ainda mais pelo preço que custa.