Rinaldi,
Estou expressando meu ponto de vista, somente isso.?
Porém não esqueça que moramos no Brasil!
Posso citar alguns integrados super bem dimencionados, que quando em operação no Brasil, começam os problemas. Como exemplo o Cambridge 851. Passou um por aqui?
Óbvio que hoje em dia, “N” equipos tem um tratamento diferenciado quanto sua proteção, inclusive o próprio 851. Entretanto o Brasil, não é para amadores. ??
Um dac DS tem como decodificador, um chip dac single ou dual, enquanto um dac R2R tem como decodificador, resistores e capacitores que operam em extrema precisão de sincronia.
Peguemos como exemplo a contínua alteração de tensão em “X” residência. O aparelho em questão será um 851 (pra não dizerem que tenho implicância com a tecnologia R2R, tenho minhas ressalvas?).
A imprecisão no knob do potenciômetro do volume, só aparece precocemente com o desgaste prematuro da peça, quando exposto a essa instabilidade de tensão. Então, o Brasil é ou não para amadores? Por isso sempre bato nessa tecla. Por onde começar? Tratando sua rede elétrica. Depois, o resto?
Imagine com um dac?
Com essa instabilidade de tensão (tanto um DS quanto um R2R hoje em dia trazem embarcado como já disse e vc mesmo colocou, uma ótima proteção), quem vc acha que vai para o saco mais rápido? Um chip dac, ou um micro resistor (muito mais sensível as instabilidades) ou até mesmo um capacitor daqueles?
Conheço dois colegas aqui do hobby que passaram por esse problema com seus dacs R2R. Hoje, esses dacs estão encostados e seus donos voltaram para dacs DS. Inclusive, um foi o que comprou o D90, que eu ouvi e não gostei.
A outra questão do pq eu nunca me interessei nessa tecnologia, e pelo fato de como já escrevi, vc não poder usar uma rede para transmissão do sinal, seja wi-fi, seja bluetooth. Sabemos que 90% dos colegas hoje em dia, utilizam muito desses dois excelentes recursos e conexões para inclusive ouvir música com qualidade.
Aí vc está na sua casa, vai dar uma reunião para amigos e quer jogar o sinal na rede, onde vc tem um dac R2R, sabe como se procede?
Simples! Não procede, essa tecnologia não permite?.
Mas é aquilo, cada um trilha o caminho que deseja no hobby.
Em nenhum momento digo que um dac R2R de topologia é ruim, assim como um DS. Apenas estou dizendo os motivos que não serve para o meu perfil.