Tem me aparecido uns pedidos inusitados ultimamente
Agora estou com um PUTA desafio referente a um sistema que nem vou ter acesso aos drivers pessoalmente
Isso me tira o sono
Conforme tratado com o cliente, ELE ASSIME O RISCO de o sistema não ficar linear dentro do que ele espera (picos e vales certamente vão acontecer), já que não se tem como aferir as curvas de resposta e impedância dos falantes na caixa
Dito isso, vou fazer o melhor trabalho dentro das possibilidades que tenho
Ao menos o fabricante dos transdutores é razoavelmente serio e fornece um datasheet completo, que me permite simular alguma coisa
Não me foi permitido citar marcas e modelos, nem postar imagens ou esquemas de caixas, mas ainda posso deixar algumas informações
Woofer
Fs 19Hz
Qms 5,69
Qes 0,35
Qts 0,33
BL 15,6Tm
Sd 526cm²
Vas 234L
Sens 89dB/2,83V/m
Mid
Fs 65Hz
Qms 5,24
Qes 0,82
Qts 0,71
BL 6,5Tm
Sd 154cm²
Vas 14L
Sens 89dB/2,83V/m
Tweeter
Fs 534Hz
Qms 7,3
Qes 0,5
Qts 0,47
BL 3,6
Sens 92dB/2,83V/m
A configuração da caixa é de espantar
2 woofers, 2 mids e 1 tweeter (W-M-T-M-W)
Compartimentos selados e não compartilhados
O segundo maior desafio é que a caixa está especificada para trabalhar com um amplificador de 500W em plena potência (não é reserva de potência, é potência aplica mesmo!), ou seja, o nosso belo tweeter com Fs 534Hz vai ter que receber um corte ± 10x acima disso e ainda ter um circuito de proteção
E por conta disso, a energia acústica total não tem como ter um decaimento linear, por conta de se ter um mid grande com obrigação de subir além do que deveria
Bom, vejamos o que vai sair!