Outro caixotão...

Tem me aparecido uns pedidos inusitados ultimamente

Agora estou com um PUTA desafio referente a um sistema que nem vou ter acesso aos drivers pessoalmente

Isso me tira o sono

Conforme tratado com o cliente, ELE ASSIME O RISCO de o sistema não ficar linear dentro do que ele espera (picos e vales certamente vão acontecer), já que não se tem como aferir as curvas de resposta e impedância dos falantes na caixa

Dito isso, vou fazer o melhor trabalho dentro das possibilidades que tenho

Ao menos o fabricante dos transdutores é razoavelmente serio e fornece um datasheet completo, que me permite simular alguma coisa

Não me foi permitido citar marcas e modelos, nem postar imagens ou esquemas de caixas, mas ainda posso deixar algumas informações

Woofer

Fs 19Hz

Qms 5,69

Qes 0,35

Qts 0,33

BL 15,6Tm

Sd 526cm²

Vas 234L

Sens 89dB/2,83V/m

Woofer ZMA.jpg 

Woofer FR.jpg 

Mid

Fs 65Hz

Qms 5,24

Qes 0,82

Qts 0,71

BL 6,5Tm

Sd 154cm²

Vas 14L

Sens 89dB/2,83V/m

Mid ZMA.jpg 

Mid FR.jpg 

Tweeter

Fs 534Hz

Qms 7,3

Qes 0,5

Qts 0,47

BL 3,6

Sens 92dB/2,83V/m

Tweeter ZMA.jpg 

Tweeter FR.jpg 

A configuração da caixa é de espantar

2 woofers, 2 mids e 1 tweeter (W-M-T-M-W)

Compartimentos selados e não compartilhados

O segundo maior desafio é que a caixa está especificada para trabalhar com um amplificador de 500W em plena potência (não é reserva de potência, é potência aplica mesmo!), ou seja, o nosso belo tweeter com Fs 534Hz vai ter que receber um corte ± 10x acima disso e ainda ter um circuito de proteção

E por conta disso, a energia acústica total não tem como ter um decaimento linear, por conta de se ter um mid grande com obrigação de subir além do que deveria

Bom, vejamos o que vai sair!

Boa tarde:

Arquivos FRD / ZMA dos driveres são disponíveis?

[QUOTE username=Daniel Fields userid=7349034 postid=1319417034]Boa tarde:

Arquivos FRD / ZMA dos driveres são disponíveis?[/QUOTE]

Sim estão nos datasheet

Dando uma atualiza

Primeira simulação, uma caixa mais flat, com o corte do tweeter dentro de uma região mais adequada (como se o uso do sistema fosse com uma potência mais “normal”)

Consegui uma resposta fora eixo bastante otimizada

Mas… tudo vai ter que ser remodelado pra caixa ter condições de lidar com toda potência que o cliente diz que vai receber

SPL.png 

DI.png 

OFF AXIS.png 

Por que ele quer aplicar 500w?

Aparentemente é um sistema que não vai ser usado somente dentro de casa, vai ter cachaça e festa envolvido com o uso das caixas.

Mmm…

Pobres caixas, tomaram que não caiam impiedosas mãos iluminatis

? ?

Pobres vizinhos… kkk

relatório do serviço

algumas coisas foram alteradas durante o andar da carruagem, pra fazer valer os 19Hz do woofer

dados dos falantes e valores dos componentes do divisor foram omitidos a pedido de quem solicitou o serviço

pg01.png 

pg02.png 

pg03.png 

pg04.png 

pg05.png 

pg06.png 

pg07.png 

pg08.png 

pg09.png 

pg10.png 

pg11.png

não gostei de apresentar ele assim aqui… reduziu o tamanho das imagens todas ?