Pergunta de iniciante sobre amplificadores, pré-amplificadores e integrados

[QUOTE username=manepipoca userid=7347462 postid=1321612428]

Essa é uma daquelas perguntas que não tem uma resposta definitiva. Vai de cada equipamento, eletrônica, “casamento” entre o pré e Power…

O que mais vejo é o pessoal pegar um pré melhor e um Power ok, depois fazer upgrade de Power.[/QUOTE]

Legal, Thiago… Acho que é por aí mesmo. Vai de cada equipamento… é que fico insistindo em encontrar soluções para melhorar o som do meu vintage por não querer me desfazer dele. hehe.

Abração

Oldair

Já que este tópico é para perguntas sobre amplificadores vamos lá.

Sabemos que o equipamento é um “sistema” por excelência, o resultado sonoro é resultado 

da "interação"entre os componentes e não a “soma” dos componentes, juntar "bons"componentes

não implica sempre em um bom resultado, já vi e ouvi isso muitas vezes, especialmente em

lojas onde os sistemas são montados com os produtos que a loja vende (obviamente).

Isso posto vem a(s) perrguntas(s):

1. SE através da sensitividade de uma caixa acústica sabemos que é possível obter, por exemplo,

90dB a um metro do alto-falante, com 1 Watt, porque os ampificadores precisam ter 110, 220,

660Watts de potência? Em outro tópico aqui do forum conversamos um pouco sobre isso mas

ainda não está claro para mim. Talvez eu não tenha entendido a medida da sensitividade pois

o que entendi é o que escrevi acima, com 1Watt vindo do amplificador eu posso produzir 90dB

de "pressão sonora"à 1 metro de distância do falante. Alguém poderia dizer que a cada metro

a coisa cai pela metade e a 3 metros de distância esses 90dB seriam bem menos (entendo que

é uma progressão logarítimica) MAS mesmo assim em tese, não seria necessário um amplificador

com mais de, digamos 30Watts de potência (que já usei e nao vi nem ouvi problema algum

com ele). Mais uma vez os técnicos de plantão diriam "ah mas tem os transientes que pode chegar

a picos bem maiores que um amplificador de 30 ou menos Watts pode acomodar". Em não tendo

essa potência reservada aos transientes imagino que aquilo que não é acomodado, passa a ser

distorção, correto? E se é assim, PORQUE existem e são utilizados amplificadores de até 2Watts

de potência com “bons” resultados? Lembro muito bem que no início dos anos 70 os amplificadores

não passavam do 30Watts.

1. Quando eu ouço o meu sistema, uso um amplificador de 60Watts, aparentemente a qualidade

do som melhora na medida em que aumento o volume. Porque isso acontece? Posso imaginar duas

coisas, ou o meu pré-amplificador não é adequado (ou é ruim mesmo) ou o fato do pré-amplificador

atenuar o sinal, isso "limita"de alguma forma a performance do amplificador. O que acontece?

[QUOTE username=Wandique userid=7347621 postid=1321719116]Já que este tópico é para perguntas sobre amplificadores vamos lá.

Sabemos que o equipamento é um “sistema” por excelência, o resultado sonoro é resultado 

da "interação"entre os componentes e não a “soma” dos componentes, juntar "bons"componentes

não implica sempre em um bom resultado, já vi e ouvi isso muitas vezes, especialmente em

lojas onde os sistemas são montados com os produtos que a loja vende (obviamente).

1. SE através da sensitividade de uma caixa acústica sabemos que é possível obter, por exemplo,

90dB a um metro do alto-falante, com 1 Watt, porque os ampificadores precisam ter 110, 220,

660Watts de potência? Em outro tópico aqui do forum conversamos um pouco sobre isso mas

ainda não está claro para mim. Talvez eu não tenha entendido a medida da sensitividade pois

o que entendi é o que escrevi acima, com 1Watt vindo do amplificador eu posso produzir 90dB

de "pressão sonora"à 1 metro de distância do falante. Alguém poderia dizer que a cada metro

a coisa cai pela metade e a 3 metros de distância esses 90dB seriam bem menos (entendo que

é uma progressão logarítimica) MAS mesmo assim em tese, não seria necessário um amplificador

com mais de, digamos 30Watts de potência (que já usei e nao vi nem ouvi problema algum

com ele). Mais uma vez os técnicos de plantão diriam "ah mas tem os transientes que pode chegar

a picos bem maiores que um amplificador de 30 ou menos Watts pode acomodar". Em não tendo

essa potência reservada aos transientes imagino que aquilo que não é acomodado, passa a ser

distorção, correto? E se é assim, PORQUE existem e são utilizados amplificadores de até 2Watts

de potência com “bons” resultados? Lembro muito bem que no início dos anos 70 os amplificadores

não passavam do 30Watts.

1. Quando eu ouço o meu sistema, uso um amplificador de 60Watts, aparentemente a qualidade

do som melhora na medida em que aumento o volume. Porque isso acontece? Posso imaginar duas

coisas, ou o meu pré-amplificador não é adequado (ou é ruim mesmo) ou o fato do pré-amplificador

atenuar o sinal, isso "limita"de alguma forma a performance do amplificador. O que acontece?[/QUOTE]

@Wandique

Acho que já respondi essas perguntas, mas vamos lá novamente:

Todo amplificador tem uma faixa ótima de potência de trabalho, faixa essa em que ele tem menos distorção, melhor resposta de frequência e melhor fidelidade (que nem sempre pode ser traduzida em números/medições). O mesmo se aplica às caixas acústicas. Cada uma tem uma faixa ótima de trabalho e isso normalmente é informado nas especificações técnicas (dos fabricantes sérios).

Com relação à sensibilidade das caixas, elas são uma medida feita em uma determinada frequência (e nem sempre corresponde à realidade!). Assim como a informação de impedância nominal, são medições ou informações técnicas que não espelham com fidelidade o desempenho das caixas. A impedância , por exemplo, varia ao longo de toda a faixa de frequência audível e há pontos em que a impedância atinge pontos críticos (resistência real baixa conjugada com reatância ou indutância alta) em que o amplificador é muito exigido e necessita de drenar uma alta quantidade de corrente para poder manter as caixas sobre controle a uma potência constante, mesmo que abaixo da sua máxima.  Uma analogia é um carro percorrendo um circuito. Qual carro consegue se manter em velocidade constante de 80km/h em um circuito com curvas de todos os tipos e subidas e descidas de todos os tipos? Um carro de 60HP de potência ou um de 300HP? Acrescente à isso, a variável do peso do carro, da suspensão/estabilidade do carro. Um carro de 60HP de potência, consegue manter um carro a 80km/h tranquilamente numa reta plana, mas e se tiver uma subida? e se tiver uma curva fechada?

Um amplificador de 2W/canal vai bem quando você usa uma caixa com altíssima sensibilidade 96dB/W/m ou mais. Funciona com uma caixa de 85dB/W/m? Funciona. Mas não é o ideal.

Há outros fatores que influenciam no casamento do amplificador com as caixas acústicas. Por exemplo, uma especificação dos amplificadores são as suas impedâncias de saída (fator de dumping = impedância da caixa/impedância de saída do amplificador). Isto é uma medida de controle do amplificador sobre a caixa, isto é, quanto maior o fator de dumping, menor a influência da variação de impedância da caixa sobre o desempenho do amplificador. A maioria dos amplificadores possuem realimentação negativa, isso significa que se ele usa muita realimentação, ele é bastante influenciado pela carga que ele enxerga, incluindo aí, inclusive, a capacitância dos cabos de caixas.

Resumindo, a potência máxima não é determinante da qualidade do amplificador, mas um amplificador capaz de fornecer muito mais potência do que uma caixa exige, ou que o ouvinte exige, provavelmente será capaz de trabalhar com folga com uma gama grande de caixas acústicas em potências médias/baixas. Nenhuma relação com a qualidade/fidelidade!

Edmar

Muito obrigado Edmar pela paciência ?

Nas críticas internacionais, diz-se que alguns amplificadores são “rápidos”. 

O que quer dizer isso?

Tópico muito interessante. Assinado!

Amigos, outras questões que me pairam como dúvidas sobre fontes e preamps:

1-Players mais completos como o Squeezeboz e o Raspberry com um Dac Hifiberry, ainda precisam de preamplificadores entre eles e o amplificador?

2-Estou usando meu PC como fonte, e penso em comprar um Dragonfly Red como DAC. Vi que o Red tem na sua saída 2.1V, ele então serviria como preamplificador e poderia ser conectado  diretamente no amplificador?

[QUOTE username=Wandique userid=7347621 postid=1321993803]Nas críticas internacionais, diz-se que alguns amplificadores são “rápidos”. 

O que quer dizer isso?[/QUOTE]

Queria aproveitar e estender a pergunta para outros termos que vejo nessas análises de equipamentos, como som “quente”, “musical”, “analítico”… O que querem dizer com isso? ?

[QUOTE username=shevek userid=7351252 postid=1322000231]

Queria aproveitar e estender a pergunta para outros termos que vejo nessas análises de equipamentos, como som “quente”, “musical”, “analítico”… O que querem dizer com isso? ?[/QUOTE]

Analítico:

Relacionado a frio. Mais preocupado em mostrar a gravação em todos os seus detalhes do que em proporcionar uma audição musical e cativante. Geralmente significa agudos proeminentes e médios e graves secos.

Quente:

Subjetivo! Minha visão parece ser a da maioria, mas sei de pessoas que interpretam da maneira oposta. Oposto de frio. Apresentação mais musical, com graves e médios doces e macios e agudos mais comedidos, sem qualquer agressividade.

Musical:

Também é subjetivo no que realmente representa, mas significa uma apresentação agradável, possivelmente em detrimento da fidelidade. Similar a eufônico.

[QUOTE username=Wandique userid=7347621 postid=1321993803]Nas críticas internacionais, diz-se que alguns amplificadores são “rápidos”. 

É difícil explicar isso em palavras, mas é como se você toca se YYZ (Rush) em um Rickenbacker e depois toca se num Steinberger. No Steinberger parece que a nota executada soa mais rápido, já no Rickenbacker ela soa densa, lenta.  Veja, não estou falando do andamento da música e sim da forma em que ela se apresenta aos seus ouvidos…

É muito comum ao Audiófilo observar essa diferença entre Integrados, principalmente em integrados com assinaturas “opostas”. 

1 curtida

Um amplificador é rápido quando ele tem capacidade de responder a uma variação alta de tensão. O termo técnico que define isso é o Slew Rate (rampa de subida) medida em V/µs (Volt por micro segundos).

Um Slew Rate alto significa que o amplificador tem uma resposta de frequência que atinge altas frequências, por exemplo, 100kHz, 200kHz…

Edmar

[QUOTE username=Wandique userid=7347621 postid=1321719116]Já que este tópico é para perguntas sobre amplificadores vamos lá.

não passavam do 30Watts.

atenuar o sinal, isso "limita"de alguma forma a performance do amplificador. O que acontece?[/QUOTE]

São boas perguntas, já muito bem respondidas pelos colegas.

Entretanto, pra começar diria que é bem complicado comparar potência de Vintages com potência dos aparelhos mais modernos, devido a desonestidade dos fabricantes.

Sobre as medidas de sensibilidade, diria que tem mais relação com SPL do que com potência do aplicador. Ou seja, a baixa sensibilidade importará em maior incremento de volume em relação a media e alta sensibilidade.

A potência do amplificador, embora muito desprezada em home áudio, tem mais a ver com o peso (rigidez) dos drivers e a força necessária para o melhor desempenho.

Por exemplo, um woofer projetado para suportar 200W continuos, dificilmente vai atingir seu melhor desempenho com amplificação de 50W independente da sensibilidade. Com volume baixo o som não sai direito e com volume alto não tem força para movimentar o cone adequadamente.

[QUOTE username=shevek userid=7351252 postid=1322000231]

Queria aproveitar e estender a pergunta para outros termos que vejo nessas análises de equipamentos, como som “quente”, “musical”, “analítico”… O que querem dizer com isso? ?[/QUOTE]

https://youtu.be/SoDQlHpAjDc

SE

“um woofer projetado para suportar 200W continuos, dificilmente vai atingir seu melhor desempenho com amplificação de 50W independente da sensibilidade. Com volume baixo o som não sai direito e com volume alto não tem força para movimentar o cone adequadamente.”"

ENTÃO

https://youtu.be/vaiEDYB5c9M

que interessante, acompanhando…

[QUOTE username=Wandique userid=7347621 postid=1322018428]SE

“um woofer projetado para suportar 200W continuos, dificilmente vai atingir seu melhor desempenho com amplificação de 50W independente da sensibilidade. Com volume baixo o som não sai direito e com volume alto não tem força para movimentar o cone adequadamente.”"

ENTÃO

https://www.youtube.com/watch?v=vaiEDYB5c9M [/QUOTE]

Não consigo entender o que está sendo dito nos videos.

De qualquer forma, me refiro a amplificadores classe AB, se envolver classe A contra classe AB, muda toda análise.

Eu não sabia que poderia haver um AB com 1Watt por canal, como eu não sou técnico me baseei no que vejo na internet

e não lembro de ter visto nenhum AB com pouca potência mas enfim, eu gostei muito dessa possibilidade e um sistema

desses não é tão caro assim, o DecWare está 990 dólares e um par de caixas (meia boca) com mais de 92dB de sensibilidade

encontramos no ML por uns R$ 10.000,00. É claro que isso não é para ser o primeiro sistema mas me parece uma boa

brincadeira …

[QUOTE username=Wandique userid=7347621 postid=1322031043]Eu não sabia que poderia haver um AB com 1Watt por canal, como eu não sou técnico me baseei no que vejo na internet

e não lembro de ter visto nenhum AB com pouca potência mas enfim, eu gostei muito dessa possibilidade e um sistema

desses não é tão caro assim, o DecWare está 990 dólares e um par de caixas (meia boca) com mais de 92dB de sensibilidade

encontramos no ML por uns R$ 10.000,00. É claro que isso não é para ser o primeiro sistema mas me parece uma boa

brincadeira …[/QUOTE]

@Wandique

Também não vejo sentido em um amplificador classe AB de 1W/ch. Só classe A, Single Ended, valvulado.

As caixas Klipsch são reconhecidas por terem alta sensibilidade. Por exemplo a RP-600M que são boas caixas de entrada, têm sensibilidade de 96dB/W/m e custam R$3.5k:

https://htclick.com.br/produto/caixa-bookshelf-klipsch-premiere-rp-600m-par/

Edmar

Pessoal, bom dia! Já vi uma lista de toca-discos de até 1500,00 reais que valeria a pena comprar. Existe uma lista de amplificadores ou receivers de até 2000,00 que vale a pena comprar? Novo ou usado, antigo ou atual.

Leandro,

As revistas de audio que você encontra na internet, todo começo de ano listam os “componentes do ano” anterior.

Isso é fácil de encontrar. Estou imaginando que, se você está procurando montar o seu primeiro sistema ou se já

está procurando fazer um upgrade. Em qualquer caso, nessa faixa de preço a qualidade não muda muito e, como

eles soam, varia muito pouco. É claro que isso não é regras mas, é o que eu tenho experimentado ao longo dos

anos: se você não tiver uma indicação de alguém que já comparou amplificadores, compre o mais caro. Sei que

haverá MUITOS dos nossos colegas aqui do fórum que não concordam com isso e, muitos deles, podem ter razão.

Mais uma vez, há os que experimentaram várias marcas nessa faixa de preço e podem dizer algo mais preciso.

Se não for algo urgente, espere que nossos colegas “mais experientes” faças as indicações ou, pesquise com

mais calma e paciência a internet. Outro problema é o câmbio atual. Comprei no mês passado um amplificador

que, com taxas e frete e impostos, me custou US$ 830,00. Pela qualidade foi uma pechincha mas, dois mil reais

hoje é uns 370 dólares. Dê uma olhado nos classificados do fórum, pode aparecer algo interessante.