a detalhar
Para aqueles que buscam um NAS/Media Center de baixo custo, como opção para tocar os AUDIOS HD, 4K e HDR, temos as seguintes opções no mercado, rodando vários S.O., mas os dois principais, mais amigáveis no uso: LIBREELEC/COREELEC
RASPEBERRY PI
Raspberry PI 4: Versões com 2, 4 e 8 Gigas de Ram, porém, sem rodar HDR por enquanto.
LINHA ODROID
Temos Odroid C2 (Soc s905x3) Odroid N2 (soc s922), ambos rodando o CoreElec. Existe também a Odroid H2+, que é mais um minipc, uma solução que está beirando um NAS propriamente dito que um Mediacenter.
https://www.hardkernel.com/shop/odroid-c4/
https://www.hardkernel.com/shop/odroid-n2-with-4gbyte-ram-2/
https://www.hardkernel.com/shop/odroid-h2plus/
Existem mais opções de placas SBC e SO, mas ao decorrer do tópico, citações e experiências de outros usuários e marcas devem ser compartilhadas.
Tenho um Pi 3b+ e acho muoto bom pra som (Moode). Mas o que acho chato nessas placas é não ter Netflix de forma confiável. Isso mudou nos últimos dias?
Abraços!
Assinado!
[QUOTE username=jjaguar userid=7347073 postid=1312658674]Tenho um Pi 3b+ e acho muoto bom pra som (Moode). Mas o que acho chato nessas placas é não ter Netflix de forma confiável. Isso mudou nos últimos dias?
Abraços![/QUOTE]
Defiina Netflix “confiavel”.
Na minha Odroid N2 e no X96 plus, roda Netflix/1080p/5.1. Claro alguns conteudo somente em SD, ou por que so tem em SD ou existe alguma proteção extra no filme. O Addon ainda permite adicionar filmes direto na biblioteca.
De quebra, sem ser algo direto com ao addon em questão, tem um skyn “netflixniana” para o Kodi.
Oi Nilton
Me refiro a questão de não ter suporte oficial ao app da Netflix para baixar, nem conseguir usar nos navegadores, precisando recorrer ao Kodi via addons. Há uns meses, tentei no Raspbian (Pi 3b+) e não deu muito certo. Atualmente esse mesmo Pi está com o Moode, e já faz um tempinho que não tento a Netflix nele.
Abraços!!!
Cara, simplesmente não consigo ver essas placas como mini-pc, mesmo rodando S.O. bem leve, acho que pra pc, somente processando acima de 2,2Ghz, e desde que venha com 4 Ram, menos que isso, não pra meu gosto pessoal, e olha que a Odroid N2, roda a 2,2Ghz e ainda assim, passa longe de me seduzi a instalar alguma versão do ubunto ou qualquer outro S.O.
Agora, como MediaCenter/NAS, nada a reclamar, porque praticamente tudo que um NAS faz, o CoreElec/LibreElec faz, com baixo consumo de energia. Nem me vejo usando elas, para uso em browser de internet, apesar delas em teoria serem para esse fim minipc, mas a otimização, é feita para mediacenter, comunidades como LibreElec e CoreElec, dão vida a elas.
Mas, o que sem cito, tudo é gosto pessoal, curva de aprendizado, e querer sair da zona de conforto, de verdade…eu não consigo desde de sempre, me ver usando um HTPC ou um NAS, mas ja outros…se vê muito satisfeitos com esses setups.
Sim, são preferências pessoais realmente. Eu por exemplo, sempre usei Htpc. Mas tbm tenho um raspberry que gosto bastante e, como eu disse acima, ultimamente dediquei apenas para áudio, inicialmente com o raspbian e agora com o Moode.
Mas uma hora pretendo a voltar a testar as funções de Media Center do Pi, daí a minha dúvida sobre como anda o uso dele nessa área.
Abraços!
O Khadas possui um DAC que parece ser bom, que pode ser instalado integrado a placa SBC ou standalone. Comprei uma para acoplar na minha placa, assim todo conteúdo que a SBC reproduzir, posso enviar para o DAC e encaminhar para o Integrado. Ainda posso colocar fontes externas por USB ou SPDIF
Montagem Standalone em uma case
Depoimentos sobre o DAC
Quando lembrei da Khadas, já tinha fechado o tempo de edição, mas que vale é que o tópico está indo…
[QUOTE username=NEO userid=7348107 postid=1312755967]O Khadas possui um DAC que parece ser bom
[/QUOTE]
Esse seu Khadas é o VIM3 Pro? Como é o comportamento do ventilador? É “suave”?
[QUOTE username=NEO userid=7348107 postid=1312755991]Depoimentos sobre o DAC
[/QUOTE]
Esse depoimento é um pouco frustrante na questão comparativa. Apesar dele dizer que gosta bastante do Tone Board e dizer que o outro equipamento bem mais caro não vale a pena, no final ele diz que quer comprar também o caro… pq ele gostou demais. Ah? 
a verdade, mesmo a cada 6 meses praticamente, esta vindo um soc novo.
Tenho a Odroid N2, soc s922x, Hexagore, e um box com soc s905x3, quadricore. Para assistir filmes, zanzar pelo CoreElec, praticamente Zero a diferença de performance, ou digamos que se o s922x for 100%, s905x3, esta algo entre 95~98%.
Agora, tenho biblioteca de quase 4 mil filmes, que percebo claramente, quando algo novo é adicionado, a atualização da biblioteca, é mais ágil na ON2, algo como cada 1% da busca, é 1s na ON2, no s905x3, cada 1% é algo entre 2,5s~, claro…nesse ponto, é um comparação sem sentido, pois um é Hexagore, e outro Quadricore.
O “arroz com feijão” que é tocar a mídia em si vai haver zero diferença, mas como vc disse a caixinha ter mais potencia ajuda em outras coisas.
Eu usava o Kodi num NUC Intel (um i3) e quando fui para um s912 notei diferença nestas atividades não diretamente relacionadas a tocar mídia, mas no final vc se acostuma.
Agora é pra sair o S908X (o plano era Q3 2020), que tem HDMI 2.1 e capacidade para 8K60 e 4K@120. Espero que seja pelo menos hexa para justificar um up, já que a minha TV não vai usar agora o 8K nem o 4K @120, hehe
[QUOTE username=niltoncrf userid=7348260 postid=1312760937]a verdade, mesmo a cada 6 meses praticamente, esta vindo um soc novo.
Tenho a Odroid N2, soc s922x, Hexagore, e um box com soc s905x3, quadricore. Para assistir filmes, zanzar pelo CoreElec, praticamente Zero a diferença de performance, ou digamos que se o s922x for 100%, s905x3, esta algo entre 95~98%.
Agora, tenho biblioteca de quase 4 mil filmes, que percebo claramente, quando algo novo é adicionado, a atualização da biblioteca, é mais ágil na ON2, algo como cada 1% da busca, é 1s na ON2, no s905x3, cada 1% é algo entre 2,5s~, claro…nesse ponto, é um comparação sem sentido, pois um é Hexagore, e outro Quadricore.[/QUOTE] Tu recomenda a troca do Odroid C2 pro N2? Ou a diferença não é significativa?
Se você não sente falta do HDR, acredito que dá pra ficar tranquilo com ela. Eu diaria, que na cadeia de socs, o S905/S905x/s905w, seriam eliminados quando surigr um novo soc.
s905>> s905x/s905w >s912> s905x2 >> s905x3 >>> s922x
Existem umas variçãções da linha s9**-H, que são os socs com cetificados da Dolby Digital, que em teoria tocariam os audios HD em boxes androids, mesmo que xing lings,
Então, a troca é algo particular, além de ser um brincadeira mais cara. Outra opção, e que acho que tem a venda no mercado (ON2, 4Ram, so em 10/2020) O Odroid C4, também é uma boa opção, com soc s905x3, 4Ram, HDR, em matéria de desempenho seria como citei em mensagem anterior.
Outro ponto positivo da ON2, se for tiver TOC por equipamento com temperatura alta, ou acima de 55ºC, a ON2, tem resfriamento muito bom. Gira entre 45°C em repouso a 60ºC quando usado, ou pouco mais que isso.
[QUOTE username=W49n3r userid=7348010 postid=1312757573]
Esse depoimento é um pouco frustrante na questão comparativa. Apesar dele dizer que gosta bastante do Tone Board e dizer que o outro equipamento bem mais caro não vale a pena, no final ele diz que quer comprar também o caro… pq ele gostou demais. Ah?
[/QUOTE]
Sim, a questão não é comparar diretamente, pois o mais caro é top de linha, muito mais caro, só está demonstrando que o DAC Khadas não faz feio, pode ser uma boa opção a um custo baixo. Tem este outro depoimento dele
Também tenho dois ODROID C2 e um Mecool KI Pro que são S905, não posso comparar com o N2 que não tenho, mas é similar ao Khadas, para apenas reproduzir mídias não tem diferença praticamente nenhuma, a não ser o HDR, como citou o @niltoncrf
![[Khadas-vim3-sbc-12nm-amlogic-a311d-soc-com-5-0-partes-superiores-npu-4-gb-32]](https://ae01.alicdn.com/kf/H7fc6db5c461e476c91fbf99e56388e47L/Khadas-vim3-sbc-12nm-amlogic-a311d-soc-com-5-0-partes-superiores-npu-4-gb-32.jpg)
![[Khadas-vim3-sbc-12nm-amlogic-a311d-soc-com-5-0-partes-superiores-npu-4-gb-32]](https://ae01.alicdn.com/kf/Haa03420631a341adb94333e185607578U/Khadas-vim3-sbc-12nm-amlogic-a311d-soc-com-5-0-partes-superiores-npu-4-gb-32.jpg)
![[maxresdefault]](https://i.ytimg.com/vi/adHgU4pxY1w/maxresdefault.jpg)

![[Khadas-Tone-Board-01]](https://iiwireviews.com/wp-content/uploads/2019/12/Khadas-Tone-Board-01.jpg)
![[aluminum-case-for-khadas-tone-board]](https://www.audiophonics.fr/33229-thickbox_default_2x/aluminum-case-for-khadas-tone-board.jpg)