Primeiro Toca Discos / Upgrade - Qual e Como Escolher? - Devo Entrar No Hobby?

boa tarde!

seria bom um tópico desse voltado ao digital

eu pelo menos não encontrei

preciso de ajuda ?

inicialmente meu plano era já entrar de cabeça no mundo dos analógicos mas depois de ler algumas páginas desse tópico no finado fórum acabei mudando de ideia

[QUOTE username=suiesfine userid=7487241 postid=1319579195]boa tarde!

preciso de ajuda ?

inicialmente meu plano era já entrar de cabeça no mundo dos analógicos mas depois de ler algumas páginas desse tópico no finado fórum acabei mudando de ideia[/QUOTE]

Boa noite.

Cria um tópico voltado para o digital.  Acho que vai ser legal . 

[QUOTE username=suiesfine userid=7487241 postid=1319579195]boa tarde!

preciso de ajuda ?

inicialmente meu plano era já entrar de cabeça no mundo dos analógicos mas depois de ler algumas páginas desse tópico no finado fórum acabei mudando de ideia[/QUOTE]

https://forum.htforumbrasil.com.br/post/compara%C3%A7%C3%A3o-entre-amazon-music-unlimited-tidal-hi-fi-e-foobar-asio-flac-11114728?pid=1319580150#post1319580150

Pessoal, tentei minha primeira experiência no “faça você mesmo” e não deu muito certo. ???

Substituí os pés do toca-discos e depois disso o strobo ficou desregulado, tendo pequenas variações pra frente e pra trás. Algumas vezes precisa de um leve toca pro prato começar a girar. O móvel está nivelado. Alguém já viu algo parecido?

[QUOTE username=Leandro Argentini  Leandro Argentini userid=7358855 postid=1319589346]Pessoal, tentei minha primeira experiência no “faça você mesmo” e não deu muito certo. ???

Substituí os pés do toca-discos e depois disso o strobo ficou desregulado, tendo pequenas variações pra frente e pra trás. Algumas vezes precisa de um leve toca pro prato começar a girar. O móvel está nivelado. Alguém já viu algo parecido?[/QUOTE]

voltou os pés antigos para verificar se o problema continua? pode ter sido coincidência também, quando mexeu nisso agravou outro problema.

[QUOTE username=manepipoca userid=7347462 postid=1319592869]

voltou os pés antigos para verificar se o problema continua? pode ter sido coincidência também, quando mexeu nisso agravou outro problema.

[/QUOTE]Já sim. Com os pés antigos o problema continua.

Eu falei (e escrevi) a mesma coisa por mais de 15 anos. A cada novo DAC eu achava o som muito melhor do que meu velho toca-discos com meus velhos (mas lavados) LPs. Até que ano passado comprei um TD Pro-ject essential II que veio com a cápsula OM5e e um pré de fono Schiit Mani. Comprei 3 discos novos e não fiz nenhum ajuste, mas fiquei supreso como toca muito “melhor” (pra mim) do que o meu DAC Chord QuteHD, que custou o dobro, com FLAC/CD/MQA. Pra mim o pior é o preço do vinil, pois comprando apenas uns 15 dicos bens gravados e prensados já paga um DAC muito bom.

Agora estou planejando trocar de agulha/cápsula, mas já considerando o trabalho todo como “diversão”, senão é melhor trocar todo o TD por um melhor mas já ajustado.

Há de se considerar que os “ajustes” só funcionam devidamente se aplicados a um toca-discos/braço/cápsula  SE e somente SE o equipamento 

não estiver avariado de alguma forma. Isso pode parecer obvio mas tenho lido muitos relatos neste e no forum antigo sobre tentativas de

ajuste em toca-discos que estavam avariados e o proprietário não se dava conta disso pois, sempre o primeiro toca-discos, não tinha

parâmetros para saber que o dispositivo estava avariado. Talvez este seja o ponto que o Victor está nos mostrando. Me parece que o toca-discos

do Leandro está com sérios problemas e, enquanto isso não for resolvido, não existe possibilidade de ter um bom resultado. Não tenho

muita certeza mas creio que existam alguns problemas que são muito complicados de resolver de modo que algumas vezes o melhor e fazer como

o Luciano fez, comprar um toca-discos novo.

Talvez isso possa ser um bom conselho, se é o primeiro toca-discos, que seja novo pois os vintage exigirão experiência e conhecimento

para serem consertados e ajustados.

[QUOTE username=acesarmm userid=7347208 postid=1319575716]

Me perdoe a intromissão, mas não é tranquilo não nem com a cápsula de fábrica. 

Dava sempre algum problema do meio dos discos em diante. 

Eu e muitos como o @Dilbert, o @DUARTE167 tivemos problemas inclusive com a cápsula de fábrica. E dá muito trabalho sim para ajustar. Eu quando vendi o meu, seguiu já todo ajustado para o novo dono funcionado bem com a cápsula original, com Ortofon e Nagaoka.

O modelo anterior, o RP1 tem o controle de anti skating.

[/QUOTE][QUOTE username=Willian Duarte Do Nascimento  DUARTE167 userid=7350941 postid=1319575892]Bom dia a todos, reforço as palavras do amigo @acesarmm, é um toca disco muito limitado, por muitas vezes pulava as trilhas dos disco…

Na época eu fiz um upgrade de cápsula, nagaoka mp-110, funcionava sim, mas vira e mexe começava a pular sulcos, foi então que retirei o pino magnético e ficou mais tranquilo. 

Mas recomendo o toca disco mais antigo da rega, o mod Rp1.[/QUOTE]Ahh! Achei que só existe um modelo da Rega Planar 1. Então existem dois, o RP1 e P1. O melhor é o RP1. Ainda encontro o RP1 novo a venda?

[QUOTE username=Wandique userid=7347621 postid=1319602861]Há de se considerar que os “ajustes” só funcionam devidamente se aplicados a um toca-discos/braço/cápsula  SE e somente SE o equipamento 

não estiver avariado de alguma forma. Isso pode parecer obvio mas tenho lido muitos relatos neste e no forum antigo sobre tentativas de

ajuste em toca-discos que estavam avariados e o proprietário não se dava conta disso pois, sempre o primeiro toca-discos, não tinha

parâmetros para saber que o dispositivo estava avariado. Talvez este seja o ponto que o Victor está nos mostrando. Me parece que o toca-discos

do Leandro está com sérios problemas e, enquanto isso não for resolvido, não existe possibilidade de ter um bom resultado. Não tenho

muita certeza mas creio que existam alguns problemas que são muito complicados de resolver de modo que algumas vezes o melhor e fazer como

o Luciano fez, comprar um toca-discos novo.

Talvez isso possa ser um bom conselho, se é o primeiro toca-discos, que seja novo pois os vintage exigirão experiência e conhecimento

para serem consertados e ajustados.[/QUOTE]O que estranhei foi que a rotação desregulou após a troca dos pés. Quando recebi o TD levei num técnico que revisou e um colega mais experiente viu e os dois aprovaram. Estava tudo funcionando bem, passou meses aqui tocando tranquilo. Tu viu o vídeo que eu enviei? Já viu algum problema parecido?

[QUOTE username=Leandro Argentini  Leandro Argentini userid=7358855 postid=1319603577]Ahh! Achei que só existe um modelo da Rega Planar 1. Então existem dois, o RP1 e P1. O melhor é o RP1. Ainda encontro o RP1 novo a venda?[/QUOTE]

O RP1 é anterior. Novo, acredito que não encontre mais, mas semi novo vc acha. Eu até já havia citado que o @Leite050167 irá vender o dele já com upgrade de cápsula magnética visto que está fazendo upgrade de TD. Manda uma mensagem para ele. 

[QUOTE username=acesarmm userid=7347208 postid=1319603885]

O RP1 é anterior. Novo, acredito que não encontre mais, mas semi novo vc acha. Eu até já havia citado que o @Leite050167

Leite050167

• Postagens800
  • Reputação 2,048
  • Membro desde24/08
  • mensagem
Leite050167
 irá vender o dele já com upgrade de cápsula magnética visto que está fazendo upgrade de TD. Manda uma mensagem para ele. [/QUOTE] Mensagem enviada. Muito obrigado pelos esclarecimentos. É vivendo e aprendendo sempre aqui no fórum.

[QUOTE username=Leandro Argentini  Leandro Argentini userid=7358855 postid=1319603922]Mensagem enviada. Muito obrigado pelos esclarecimentos. É vivendo e aprendendo sempre aqui no fórum.[/QUOTE]

Com certeza todos aqui sempre estão aprendendo alguma coisa e trocando informações. Abs 

escutando, vc consegue perceber alguma variação?

um problema pode ser a rede elétrica também (é difícil, mas…), tenta testar na casa de um amigo.

outro teste é usar o aplicativo pra verificar rotação, se bater os 33.3 rpm pode até desencanar do strobo, o DD1 vira e mexe perdia a referência, falei com outros donos de DD1 e acontecia o mesmo, mas medindo a rotação estava ok.

mas se continuar oscilando assim, deve ser o regulador de frequência, aí só um técnico mesmo para verificar e consertar.

sobre o Rega, antigamente vinha grafado como RP1, depois de um tempo, renovaram a linha e virou P1, mas todos chamam igual Rega Planar 1 / RP1 / P1 / Planar 1, importante é saber a data de fabricação.

@Leandro Argentini 

Tiveram muitos: Planar, P1, RP1, Planar 1, sem falar nas séries comemorativas tipo Queen, Record Store Day, Raise Money, London etc.

Voce já tentou ver se o eixo precisa de lubrificação?

Edmar

[QUOTE username=manepipoca userid=7347462 postid=1319604877]

escutando, vc consegue perceber alguma variação?

um problema pode ser a rede elétrica também (é difícil, mas…), tenta testar na casa de um amigo.

outro teste é usar o aplicativo pra verificar rotação, se bater os 33.3 rpm pode até desencanar do strobo, o DD1 vira e mexe perdia a referência, falei com outros donos de DD1 e acontecia o mesmo, mas medindo a rotação estava ok.

mas se continuar oscilando assim, deve ser o regulador de frequência, aí só um técnico mesmo para verificar e consertar.

sobre o Rega, antigamente vinha grafado como RP1, depois de um tempo, renovaram a linha e virou P1, mas todos chamam igual Rega Planar 1 / RP1 / P1 / Planar 1, importante é saber a data de fabricação.

[/QUOTE]Testei no app e bateu o 33,3/33,34 o tempo todo que deixei, mas com o strobo voltando um pouco.

Quanto ao som tá me parecendo um pouco diferente, talvez seja só impressão minha. Não sei. ?

Depois vou testar em outro lugar, pra sanar todas as hipóteses.

Muito obrigado pelas dicas dos ajustes e dos Rega também. A RP1 parece bem mais fácil de ajustar.

[QUOTE username=edmararj userid=7347348 postid=1319604969]

@Leandro Argentini 

Tiveram muitos: Planar, P1, RP1, Planar 1, sem falar nas séries comemorativas tipo Queen, Record Store Day, Raise Money, London etc.

Voce já tentou ver se o eixo precisa de lubrificação?

Edmar[/QUOTE]Ah! Massa. Com as dicas de vocês deu pra ter bastante ideia sobre a Rega. 

Quanto ao eixo, não sei como olhar a lubrificação. ?

HIFIClub é nosso anunciante, acesse a area deles:

https://forum.htforumbrasil.com.br/hificlub-%C3%81udio-e-v%C3%8Ddeo-high-end-823525

Opa, Leandro.

Creio que o problema da rotação nada tenha a haver com a troca dos pés, possivelmente foi nada mais que uma infeliz coincidência.

É um aparelho antigo e, como tal, sujeito a apresentar problemas em componentes já “cansados”, por mais que tenha sido recentemente revisado por técnico competente. O mesmo técnico, inclusive, talvez saiba resolver o problema e deixar a rotação estabilizada.

Se quiser partir para um TD mais novo, considere esse Rega Queen do colega forista Leite, que foi relatado há alguns posts. Mande uma MP pra ele. Além de ser do modelo que possui a regulagem de antiskating, ainda está com uma Ortofon 2m Red, que é um baita upgrade em relação à cápsula original.

Abraços, amigo.

[QUOTE username=ricsantos userid=7347016 postid=1319608241]

Opa, Leandro.

Creio que o problema da rotação nada tenha a haver com a troca dos pés, possivelmente foi nada mais que uma infeliz coincidência.

É um aparelho antigo e, como tal, sujeito a apresentar problemas em componentes já “cansados”, por mais que tenha sido recentemente revisado por técnico competente. O mesmo técnico, inclusive, talvez saiba resolver o problema e deixar a rotação estabilizada.

Se quiser partir para um TD mais novo, considere esse Rega Queen do colega forista Leite, que foi relatado há alguns posts. Mande uma MP pra ele. Além de ser do modelo que possui a regulagem de antiskating, ainda está com uma Ortofon 2m Red, que é um baita upgrade em relação à cápsula original.

Abraços, amigo.[/QUOTE]Massa! Amanhã já levo o meu velhinho pra assistência. ???

Pelo alto preço dos novos, optei por um antigo mesmo. Não sabia se essa minha aventura analógica daria liga.

Falei com o Leite, a intenção dele é vender no fim de outubro. Aguardarei novidades dele até lá.

Comecei a considerar a opção de importar também. Mesmo se for taxado, alguns ainda ficam mais em conta. Ainda tenho muito o que estudar sobre importação, mas já é uma ideia.