Projeto de caixa 3 vias.....a lonnnngo prazo.

Olá amigos…

Cada vez eu me convenço mais de que quem tem a idéia de construir uma caixa acústica adquire uma doença crônica. Você desenvolve o projeto…de início até meio que de todo jeito…mas aí depois de um tempo, vem a vontade de fazer um upgrade ou desenvolver um novo projeto mais audacioso envolvendo materiais de melhor qualidade, um formato inovador da caixa, etc.

Estou pensando em fazer uma caixa 3 vias com um woofer de 15 polegadas para ter “aqueles graves”, mas isso sem pressa…é coisa para um futuro meio distante. Inclusive tentei baixar um desses programas de cálculo mas não sei o porquê que na hora da instalação o antivirus diz que há um arquivo malicioso escondido e não dá seguimento ao processo. Se por acaso alguém tiver conhecimento de um link confiável e puder indicá-lo eu agradeço.

Mais uma coisa…sei que tem uma continha que a gente faz com alguns parâmetros TS para verificar se o falante é indicado para caixa bass reflex ou selada…alguém poderia me passar a fórmula por favor? Eu sabia onde encontrá-la no forum anterior. Mas como ele foi pro espaço… 

Aqui nesse link tem um script, entrando com a fs e o Qes  te fala se é melhor dutada ou selada… 

http://autosom.net/artigos.asp

Consegui instalar o winsd e agora é quebrar a cabeça pra chegar a uma boa solução técnica. Para infelicidade de todos nós, a grande dificuldade é encontrar as especificações dos altofalantes. Em busca no mercado livre além de muitos modelos não apresentarem nada, há casos que considero pior. Pois te mostram especificações TS que não correspondem a realidade…alguém chutou uns valores lá só pra encher linguiça e quando você lança esses valores no software, não funciona legal.

Mas para felicidade geral da nação nesse 7 de setembro, consegui dois modelos da JBL com especificações de fábrica, sendo que um modelo é indicado para caixa selada e o outro para dutada. Minha preferência é pela dutada porque nunca constui uma caixa nesse sistema. Ademais os woofers não descem tanto e o sistema bass reflex me parece que da uma “ajuda” nessa questão. 

Mas vamos pra frente.

Com certeza muitos fabricantes não oferecem dados verídicos dos seus falantes… Eu gosto dos falantes JBL… tive a oportunidade de levantar os parâmetros T/S  de um sub JBL com o soft Limp (Arta) e o resultado ficou muito próximo dos dados do fabricante… 

Estou pensando em usar um caminho um pouco … diferente…para a construção do gabinete dessa caixa. Não possuo grandes conhecimentos em marcenaria mas estou buscando soluções técnicas e caminhos para fugir do tradicional formato tetraedrico. Talvez aqueles gabinetes com a traseira arredondada ou ainda algo mais radical…não sei. 

As idéias vão demorar um pouco para amadurecerem (por isso o lonnngo prazo). Mas definitivamente vai ser fora do padrão. 

Acompanhando…

Acompanhando por aqui também!! Tenho alguns pares de caixas DIY com componentes Selenium e Novik dos anos 80, um par de 10" e outro de 15"!!

Pessoal, recentemente adquiri um par de caixas JBL ES-30 para meu TD, elas são boas para esse fim? 

Estava usando um par de caixas CCE de um antigo aparelho 3em1.

Ouvindo as duas o som das CCE me agrada mais pelos agudos mais estridentes, nas JBL sinto um pouco de falta dos aguados, será q é normal até me acostumar com elas? 

Tem um amigo vendendo um par de Master 56 seria uma boa opção? 

[QUOTE username=ranilson userid=7351555 postid=1312828935]Olá amigos…

Cada vez eu me convenço mais de que quem tem a idéia de construir uma caixa acústica adquire uma doença crônica. Você desenvolve o projeto…de início até meio que de todo jeito…mas aí depois de um tempo, vem a vontade de fazer um upgrade ou desenvolver um novo projeto mais audacioso envolvendo materiais de melhor qualidade, um formato inovador da caixa, etc.

Estou pensando em fazer uma caixa 3 vias com um woofer de 15 polegadas para ter “aqueles graves”, mas isso sem pressa…é coisa para um futuro meio distante. Inclusive tentei baixar um desses programas de cálculo mas não sei o porquê que na hora da instalação o antivirus diz que há um arquivo malicioso escondido e não dá seguimento ao processo. Se por acaso alguém tiver conhecimento de um link confiável e puder indicá-lo eu agradeço.

Mais uma coisa…sei que tem uma continha que a gente faz com alguns parâmetros TS para verificar se o falante é indicado para caixa bass reflex ou selada…alguém poderia me passar a fórmula por favor? Eu sabia onde encontrá-la no forum anterior. Mas como ele foi pro espaço… [/QUOTE]

Amigo, penso em fazer algo parecido para minha garagem… Como anda seu projeto?

Olá…por enquanto o projeto ainda está em desenvolvimento dentro da minha cabeça. Eu pensava inicialmente utilizar um woofer de 15 mas vasculhando mo mercado livre encontrei um modelo da JBL de 12 polegadas que imagino vai satisfazer as minhas necessidades.

Como o projeto é de 3 vias pretendo usar para os médios um fullrange da NAR de 4 ou 5 polegadas e mais um tweeter que ainda não decidi. Estou namorando uns modelos ribon xing-ling.

Já com relação ao gabinete estou tentando fugir do modelo tradicional quadradão e pensandondo colocar umas curvas nele. No momento penso em contruir “fatias” em compensado, que serão empilhadas.

O danado do crossover eu não sei se faço ou se compro pronto. Fazer é trabalhoso e as bobinas nunca ficam “bonitinhas”, além do que não disponho de equipamento para medição e confirmação dos seus valores calculados. 

A coisa ainda está em gestação e deve demorar um pouco até nascer porque inclusive eu tenho outro projeto na frente…disponho de alguns falantes em casa e pretendo montar primeiro 1 par de caixas QWTP 3 vias para um sonzinho vintage.

Pretendo algo bem parecido… Estou para montar um amplificador de aproximadamente 300wrmsn… por canal…

Senhores…

Alguém conhece algum programa para levantar os parâmetros TS de falantes e que seja 100% free?

Caso positivo, por favor me passa o link.

Desde já agradeço.

[QUOTE username=ranilson userid=7351555 postid=1312828935]

Mais uma coisa…sei que tem uma continha que a gente faz com alguns parâmetros TS para verificar se o falante é indicado para caixa bass reflex ou selada…alguém poderia me passar a fórmula por favor? Eu sabia onde encontrá-la no forum anterior. Mas como ele foi pro espaço… [/QUOTE]

EBP=Fs/Qes

Abaixo de 50, selada

Acima de 75, dutada

No meio, tem q avaliar melhor o contexto

[QUOTE username=ranilson userid=7351555 postid=1317561598]Senhores…

Alguém conhece algum programa para levantar os parâmetros TS de falantes e que seja 100% free?

Caso positivo, por favor me passa o link.

Desde já agradeço.[/QUOTE]

Pra mim o REW é o melhor deles

Tendo o equipamento necessário, ele faz todo tipo de medição

Oi pessoal…tudo bem?

Passeando pela internet encontrei um site só de calculadoras com um monte de bugingangas (ainda não deu pra vê direito).

Mas o que eu estava procurando (tinha visto num vídeo do youtube) era uma calculadora para o cálculo de cortes na madeira para poder dobrá-la e com isso, no meu caso específico, poder utilizar no meu projeto de caixa acústica algumas paredes curvas.

página inicial :  https://www.blocklayer.com/

dobradura da madeira:  https://www.blocklayer.com/kerf-spacingeng.aspx

Estou fazendo umas aqui tb, tentando seguir os parametros e tal, mas as vezes não consigo ou não sei rsrsrsr…

Sub 1.jpg  Sub 2.jpg  Sub 3.jpg  Sub 4.jpg 

Aqui tem um sub que fiz, agora estou fazendo duas torres, tá meio parado, mas logo logo quero continuar.

Rapaz…ficou lindão. Parabéns.

Esse acabamento é o que? foleado laminado, adesivo?

É um adesivo de vinil, muito bacana, segue o link

https://www.savor.com.br/produtos/1065-madeira-preta-sg53.html

Tem umas coisinhas que só atrapalham os nossos projetos. Estava vendo uns vídeos no youtube e num canal chamado soundblab era mostrado a construção de um pequeno subwoofer. O que me surpreendeu foi o altofalante utilizado…um pequeno de 4 polegadas e cujas especificações apontava um frequência de ressonância de apenas 33 Hz (-3dB).

Enquanto isso, o woofer que pretendo utilizar, com 12 polegadas só desce até os 40 Hz e olhe lá.

A diferença de qualidade dos equipamentos é constangedora.

Um detalhe…alguém aí sabe as regras de utilização daqueles altofalantes passivos (sem bobina)? pode ser utilizado em caixa bass reflex? Me parece que eles fazem com que a resposta de graves melhore um pouco…é verdade?

Bom dia, o radiador passivo tem a mesma função do duto de sintonia; da mesma forma que o duto, ele tem uma frequência de ressonância própria, e sintoniza conforme o volume da caixa, alterando a resposta do grave.

Ele tem a vantagem nata de “não soprar”, também não gerando “ganhos” decorrentes da Fs do duto, que é fora da região do grave.

Além do que, para caixas de poucos litros, uma sintonia em frequencias da ordem de 60 hertz ou menos pediria um duto muitas vezes incompatível, pelo tamanho requerido.

Particularmente testei um radiador passivo de 3", e este numa caixa de 4 litros, vi que sintonizou em 55 hz; agora simule um duto em 55 hz para uma caixa de 4 litros…

Quanto à sua dúvida: colocar radiador passivo numa caixa dutada.

Sem entrar no mérito de ser certo ou errado. Do ponto de vista físico, sua caixa estaria com 2 sintonias diferentes, a do duto e do radiador, resultando numa “sintonia média”.