Apesar do objetivo seja ouvir música, estamos discutindo ajustes de equipamento.
E se é para falar de música, música não tem “truques”, os “truques” (como você diz)
são manipulações da gravação, que, em alguns casos, contem música.
Apesar do objetivo seja ouvir música, estamos discutindo ajustes de equipamento.
E se é para falar de música, música não tem “truques”, os “truques” (como você diz)
são manipulações da gravação, que, em alguns casos, contem música.
[QUOTE username=Wandique userid=7347621 postid=1312864324]
são manipulações da gravação, que, em alguns casos, contem música.[/QUOTE]
São só truquinhos né. mas quando o truquinho se torna protagonista … tem alguma coisa que não funciona bem …
Você está falando de gambiarra, não de ajustes no equipamento.
O tópico é sobre ajuste de anti-skating …
Jefferson,
Encontrei um guia de ajustes na “Stero Review” de Julho de 1974, desta maneira pode-se estar livre
dos modernismos que você não gosta, neste artigo você encontrará como ajustar o anti-skating e
outros ajustes imprescindíveis para o seu toca-disco …
O artigo começa na página 52 : https://worldradiohistory.com/Archive-All-Audio/Archive-HiFI-Stereo/70s/HiFi-Stereo-Review-1974-07.pdf
Aparentemente a preocupação de ajustes não é algo tão moderno assim.
Segue um Power Point com a explicação da causa do skating nos braços pivotados (não tangenciais):
Edmar
Everything You Know About Skating Is Wrong!
Everything You Know About Skating Is Wrong!
Michael Fremer | Aug 11, 2020
Bem, esse é um título indutor de cliques com certeza, mas, ao contrário da maioria, provavelmente é verdade, especialmente se você acreditar na minha palavra.
Sim, o skating começa com atrito no sulco do disco e é causada por uma "força vetorial", mas o skating não é o resultado do ângulo de deslocamento do seu braço (offset angle), seja no headshell ou produzido por um braço em forma de "S".
Isso foi o que meu falecido mentor Wally Malewicz me ensinou, e isso está incorreto, conforme comprovado por um esforço colaborativo entre o "braço direito" de Wally J.R. Boisclair e o filho de Wally e engenheiro mecânico Andrzej. Gosto da analogia do esqui aquático, sobre a qual você pode ler aqui (https://www.wallyanalog.com/skatingantiskating). Mas antes de ir direto ao ponto, é importante lembrar por que, em primeiro lugar, os braços articulados têm "offset angle" e "overhang" (sei que muitos leitores do AnalogPlanet sabem de tudo isso, mas espero que este post atraia muitos outros que não saibam disso). Ambos estão relacionados à minimização de LTE (“erro de rastreamento lateral”). No caso do “overhang”, significa literalmente o número de milímetros em que a ponta da agulha “passa” o spindle do prato quando você coloca o braço diretamente sobre o spindle. O comprimento real do braço é a distância do pivô ao spindle. O “overhand” é a distância do spindle à ponta da agulha. O comprimento efetivo do braço é a distância do eixo ao spindle mais o overhang. Por exemplo, a geometria mais antiga do RB250 da Rega é: 222mm do pivô para o spindle, o overhang de 15mm e 237mm "comprimento efetivo".
Estes vídeos são de permissão de uso da WAM Engineering Ltd .: Neste primeiro vídeo você verá, usando um disco em branco, (apenas para fins de demonstração não use um disco em branco para definir o anti-skating!), Skating em um típico Braço em forma de “S” e cápsula com agulha esférica, cuja importância será discutida em um vídeo posterior. Aqui, há um offset angle:
Neste segundo vídeo, a cápsula foi torcida no headshell para eliminar o offset angle de 0 grau e a força de skating é para todos os efeitos idêntica à que é vista no primeiro vídeo. Contrariando o "offset angle cria skating".
No terceiro vídeo, o offset angle é negativo, ou seja, além do offst angle de 0 graus. O braço ainda patina (skate). Claro, isso é com uma agulha esférica, que tenho certeza de que agora você entende por que usar uma agulha esférica foi fundamental para esta parte da demonstração. Não importa que parte da agulha “ve” a superfície do registro, a área de contato permanece a mesma.
A área de contato de uma agulha micro-ridge montada corretamente ou outra ponta de perfil “severa” será paralela ao raio do registro e produzirá pouca resistência à força de skating que se move na mesma direção. Torcer a cápsula para mudar o offset angle como nos vídeos anteriores colocaria a superfície de contato da caneta em um ângulo em relação ao raio e, assim, produziria mais resistência à força de skating, o que alteraria a velocidade e, assim, adicionaria combustível ao fogo "offset angle produz skating"!
No 4º vídeo, o Sr. Boisclair demonstra claramente porque o overhang produz o skating, usando uma montagem de braço especial que permite que o braço seja movido para frente para trás para eliminar o overhang. Ele então repete o teste do disco e skating de braço até ... observe!
No 5º vídeo, novamente com overhang removido, a agulha é abaixada em direção ao final do disco e a força de skating se inverte, fazendo com que a agulha se mova para longe do spindle e volte ao ponto de perfeição de tangência.
No 6º e último vídeo, o Sr. Boisclair define tangência para aqueles de vocês que são matemáticos (o que inclui eu!). Em seguida, ele retorna o braço à distância correta entre o pivô e o spindle, o que novamente produz o overhang especificado. O braço então patina (skate) em direção ao centro do disco e ele mostra como fazendo isso oscila a linha tangente, que está então em um ângulo significativo com a linha formada entre a agulha e o pivô causando uma força lateral, que é a nossa força de skating como a comparação com o esquiador aquático na foto no início desta história!
Conclusões
O skating é real. Não compensar não faz sentido. A geometria do braço de comprimento aumentado resulta em um offset angle inferior, mas isso não diminui o skating em qualquer quantidade significativa e, portanto, não está entre as vantagens de um braço mais longo. Criar um braço com offset angle zero não elimina o skating. Criar um braço sem overhang elimina o skating no ponto de tangência, conforme demonstrado no vídeo, mas apenas nesse ponto e, de fato, além desse ponto, o braço produz seu próprio "anti-skating", pois deseja retornar ao ponto de tangência!
Braços articulados tangenciais, como os braços Thales da HiFiction, tem força de skating, e é por isso que os braços Thales incorporam compensação anti-skating.
Vale a pena ler a discussão sobre a melhor forma de definir o anti-skating, na qual os leitores e o Sr. Boisclair acompanham a cobertura do Wallyskater V2.1 (https://www.analogplanet.com/content/wam-engineerings-new-improved-wallyskater-v21). Também demonstra que AnalogPlanet tem os melhores e mais construtivos leitores e leitores experientes.
Finalmente, aqui está a apresentação em PowerPoint sobre skating do Sr. Boisclair (https://www.analogplanet.com/images/082020SKATE.pptx).
Muito bem Edmar, continuo não sabendo qual é uma maneira prática e efetiva de ajustar o braço do meu td no qual
o anti-skating é magnético … ?
Eu acerto o VTF e isso altera o anti-skating, eu mexo no anti-skating e perco o ajuste de VTF feito anteriormente,
às vezes penso que o braço está com defeito …
[QUOTE username=Wandique userid=7347621 postid=1317571252]Muito bem Edmar, continuo não sabendo qual é uma maneira prática e efetiva de ajustar o braço do meu td no qual
o anti-skating é magnético … ?
Eu acerto o VTF e isso altera o anti-skating, eu mexo no anti-skating e perco o ajuste de VTF feito anteriormente,
às vezes penso que o braço está com defeito …[/QUOTE]
Você já consultou o fabricante?
Edmar
[QUOTE username=edmararj userid=7347348 postid=1317571767]
Você já consultou o fabricante?
Edmar
[/QUOTE]Já. Eles me madaram procurar o representante deles aqui em Brasil, que é a Som Maior.
Escrevi várias vezes para eles mas eles não se dignaram a responder. Eles são vendedores,
não são técnicos e a assistência técnica que eles dão é baseada em consertos pré programados,
tipo receita de bolo. Eles não dão assistência no uso e ajuste dos equipamentos.
Mas eu vou ajustando na medida que os problemas aparecem, como estou em férias, estou me
dedicando com mais afinco ao problema. É algo empírico, ajustou um pouco para ver como fica,
se melhora ou piora pois é perceptível na medida que o braço “prende” no final dos discos se a
coisa está mal ajustada. Já verifiquei o over-hang para ter certeza que a cápsula está alinhada.
Vamos remando …
Muito obrigado pela atenção!
[QUOTE username=Wandique userid=7347621 postid=1317571967]
Já. Eles me madaram procurar o representante deles aqui em Brasil, que é a Som Maior.
Escrevi várias vezes para eles mas eles não se dignaram a responder. Eles são vendedores,
não são técnicos e a assistência técnica que eles dão é baseada em consertos pré programados,
tipo receita de bolo. Eles não dão assistência no uso e ajuste dos equipamentos.
Mas eu vou ajustando na medida que os problemas aparecem, como estou em férias, estou me
dedicando com mais afinco ao problema. É algo empírico, ajustou um pouco para ver como fica,
se melhora ou piora pois é perceptível na medida que o braço “prende” no final dos discos se a
coisa está mal ajustada. Já verifiquei o over-hang para ter certeza que a cápsula está alinhada.
Vamos remando …
Muito obrigado pela atenção![/QUOTE]
Experimente mandar um e-mail para o fabricante dizendo o que você disse acima e copia a Som Maior.
Edmar
Edmar,
Boa ideia! Muito obrigado!
Enquanto esperava resposta da Clearaudio continuei a mexer no anti-skating e consegui chegar a um resultado aceitável.
Como o botão de anti-skating não tem nenhuma indicação da força aplicada e, ele dá muitas voltas, tanto no sentido
horário como no anti-horários, acabei achando um ponto onde o braço ficou equilibrado, sem puxar nem para dentro
nem para fora. Mas isso foi na experimentação somente. Como o curso do botão de anti-skating é bem grande, eu girava
uma volta toda para um sentido e observava, durante a execição de um disco para onde ele estava puxando. Como a
coisa estava BEM desajustada, o braço chagava a travar, não indo ora pra frente, ora para trás. Quando descobri onde
estava o ponto mais ou menos de equilibrio, fui fazendo ajuste fino, combinado com a ajuste de VTF até que o braço
ficou equilibrado em termos de anti-skating e VTF. Mas foi muito cansativo chegar ao ajuste (espero que) final.
Até onde sei ninguém aqui no forum tem o braço Verify. Mas fica aí a minha experiência e se alguém tiver o mesmo
problema, estou à disposição para ajudar no que for possível.
[QUOTE username=Wandique userid=7347621 postid=1319418975]Enquanto esperava resposta da Clearaudio continuei a mexer no anti-skating e consegui chegar a um resultado aceitável.
Como o botão de anti-skating não tem nenhuma indicação da força aplicada e, ele dá muitas voltas, tanto no sentido
horário como no anti-horários, acabei achando um ponto onde o braço ficou equilibrado, sem puxar nem para dentro
nem para fora. Mas isso foi na experimentação somente. Como o curso do botão de anti-skating é bem grande, eu girava
uma volta toda para um sentido e observava, durante a execição de um disco para onde ele estava puxando. Como a
coisa estava BEM desajustada, o braço chagava a travar, não indo ora pra frente, ora para trás. Quando descobri onde
estava o ponto mais ou menos de equilibrio, fui fazendo ajuste fino, combinado com a ajuste de VTF até que o braço
ficou equilibrado em termos de anti-skating e VTF. Mas foi muito cansativo chegar ao ajuste (espero que) final.
Até onde sei ninguém aqui no forum tem o braço Verify. Mas fica aí a minha experiência e se alguém tiver o mesmo
problema, estou à disposição para ajudar no que for possível. [/QUOTE]
Fico feliz que conseguiu fazer a regulagem do VTF e Anti-Skating.
Edmar
Edmar,
Como esses ajustes são dependentes um do outro, me parece que é o anti-skating que dita o “comportamento” do VTF
pois cheguei a um equilibrio entre eles de maneira que assim que o anti-skating ficou bom, o VTF se estabilizou pois
anteriormente o anti-skating fazia o VTF variar de maneira que o braço ia ficando mais leve na medida que chegava
ao final do disco … O que me admira é que o manual do td é de muito pouca ajuda para resolver esse ajuste, ele só
diz que num sentido o anti-skating aumenta e no outro sentido diminui …
Mas ainda bem que agora a coisa funcionou.
Wandique, esse link não está mais online. Você tem essa edição da revista já baixada no seu HD? Poderia mandar pra [email protected] , se tiver?
[QUOTE username=Wandique userid=7347621 postid=1314544176]Jefferson,
Encontrei um guia de ajustes na “Stero Review” de Julho de 1974, desta maneira pode-se estar livre
dos modernismos que você não gosta, neste artigo você encontrará como ajustar o anti-skating e
outros ajustes imprescindíveis para o seu toca-disco …
O artigo começa na página 52 : https://worldradiohistory.com/Archive-All-Audio/Archive-HiFI-Stereo/70s/HiFi-Stereo-Review-1974-07.pdf
Aparentemente a preocupação de ajustes não é algo tão moderno assim.[/QUOTE]
[QUOTE username=lucasribeiro2 userid=7347093 postid=1322104317]Wandique, esse link não está mais online. Você tem essa edição da revista já baixada no seu HD? Poderia mandar pra [email protected] , se tiver?
[/QUOTE]
Começa na página 52:
Lucas,
Conseguiu acessar o link? Considere ler a “Stereo Review” rotineiramente pois o que atualmente se encontra na rede não é peixe …