Roon Labs

Topico dedicado ao player Roon.

Aproveitando para informar sobre a última atualização, Roon 1.7 (Build 610).

Como usar QBUZ com ROON no Brasil?

Também gostaria de saber. Já uso Tidal há muito tempo e tenho interesse em testar o Qobuz.

Tem que fazer uma conta no Qobuz. E, para isso, precisa de uma conexão via VPN e de um endereço americano ou europeu

Valeu Jvvita! vou ver se acho um step by step.

Conseguiu?

Prezados, estou pretendendo usar o roon com Tidal via LUMIN T2, mas estou em dúvida quanto ao core.

tenho um iPad Pro 2020, ele não funciona como core, correto?

Me indicaram o Tablet da Samsung Tab A como o core mais em conta, alguém tem mais alguma sugestão?

como é para usar com Tidal no LUMIN T2, a ideia é investir em core o menos possível…

Começo dizendo de que também sou um usuário (e fã) do Roon. Ainda bem que assinei antes do aumento do dolar. Pois não é barato, mas acho que valeu sim a pena. 

A seguir algumas coisas que mais atraem nele (para quem ainda não conhece ou nunca usou, pois quem o já fez sabe bem disto), é primeiro sua flexibilidade de integrar na mesma excelente interface os arquivos de musica locais em meus servidores de música, com os do streaming, tornando quase que transparente aonde estão, e dando a opção de escolher qual quer ouvir, o que inclusive facilita comprar a qualidade entre os serviços, que sinceramente hoje é pequena (para meu nivel de exigência, meus limitados ouvidos, e por fim os meus equipamentos).

A segunda coisa que gosto é as informações que ele mostra sobre o album, o artista, a musica, e todos detalhes para que saiba mais a respeito. Tudo com hyperlink, que permite que vá navegando como em um browser, e sabendo mais ou ouvindo outras musicas ou grupos relacionados no texto, e até inclusive outro recurso interessante, e ele mostra as versões da mesma musica, então pode ouvi-las também de uma forma bem simples e prática.

Aliás sua configuração do servidor (necessário ter um que centraliza o trabalho, para que possa acessar remoto através do app no seu celular ou ipad da vida), é bem simples e prática. Não exige muitos conhecimentos, pois ele faz tudo para você, desde procurar seus arquivos de músicas pela sua rede, até procurar pelos equipamentos conectados nesta sua mesma rede, que são Roon Ready, e permitem que reproduzam suas músicas (aqui tenho vários desde o DragonFly, Chromecast, SqueezeBox, CXN, DirectStream, Devialet, MiniDSP, etc) ou mostrem na tela as informações (incluindo as letras da maioria) (ChromeCast). Depois dele “escaniar” tudo isto, esta pronto a sua disposição. Salvou uma nova musica ele vai e le e deixa disponivel. Salvou uma nova playlist no Tidal ou Qobuz, esta lá pronta.  Criou uma Playlist local dentro de seu servidor de musicas ele também lê e disponibiliza. Bem prático.

Outra coisa que gosto é que pode colocar para tocar usando o mesmo front end musicas diferentes e ambientes diferentes tudo de forma fácil pelo App.

Por fim sua integração com as ferramentas de streaming (Tidal e Qobuz) por enquanto. Falando nisto queria aproveitar a oportunidade e falar abaixo do Qobuz que comentaram acima…

Desde que passei a usar o Roon não quero outra forma de ouvir música, até por que já faz um bom tempo que deixei o analógico, no caminho do Digital, em especial com o crescimento e melhoria dos serviços de streaming, que estão bem integrados ao Roon (apesar de sentir falta da integração com o Spotify, e de minhas listas que tenho nele, e que tenho que converter para o Tidal através do Soundiiz (https://soundiiz.com/), o que dá mais trabalho e obriga a ter o custo deste excelente serviço de migração entre plataformas de streaming).

Antes de comprar e usar o Roon, eu já era usuários do Spotify (primeiro que assinei, na época com mais variedade de opções de músicas, o que hoje não é mais verdade) e do Tidal (em busca de mais qualidade)

Mas não era do Qobuz. E como este tinha integração nativa com o Roon, resolvi experimentar o Qobuz.

image0 (10).jpeg 

Primeira etapa como o @jvvita comentou é ter uma conta. E você pode experimentar uma gratuita por um mês. Mas primeiro precisa superar a limitação do serviço não esta disponível no Brasil ainda. Para isto tem duas soluções.

Primeira delas é que se acessar o site deles para assinar pelo browser, vão detectar seu IP e ver que é do Brasil, e dar uma msg que não esta disponível para assinar. Mas seu usar um app de VPN, conectando a um servidor em um destes paises (França por exemplo de onde é o serviço originalmente), e usar uma nova aba no browser vai superar este problema. No meu caso uso o Nord VPN. Veja abaixo ele conectado em um servidor e IP na França.

O próximo desafio é como depois do período gratuito pagar, pois não estava conseguindo usar meu cartão de crédito emitido no Brasil, e ai o que fiz foi usar uma conta de Paypall de fora para superar este segundo problema. Pronto assinado e integrado no Roon.

image2 (3).jpeg 

Mas queria também dar meu depoimento sobre o Qobuz em si. Depois de usa-lo no Roon, percebi de que para meu uso e das musicas e estilo que gosto, não há tanta diferença para o Tidal (músicas e qualidade). Acho hoje que só o Tidal me satisfaz na maioria dos casos. Não devo renovar o serviço quando vencer. Porém queria dizer de que me chamou atenção que acredito ser ai sim um bom diferencial, é sua biblioteca de músicas classicas melhor e mais variada. Para quem é fã acho que sim neste caso vale sim a pena assinar. 

Por fim abaixo a tela do Roon ao ouvir o album Kind of Blue do Miles Davis através do Qobuz  com resolução FLAC 96Khz em 24bits usando o protocolo nativo RAAT do Roon para conectar no DAC DirectStream através da entrada I2S usando a interface Matrix XSpdif2. Interessante que na tela ele coloca os icones do que esta tocando, mas também aonde mais ele esta disponivel (Tidal e/ou local).

image1 (3).jpeg 

Por fim para terminar não dá para não dizer de que esta música acima: So What” do Miles Davis é sensacional

https://tidal.com/browse/track/2178486

Excelente post. E uso Tidal e qobuz juntos há já uns 3 amos. Realmente, difícil ouvir diferença. Concordo que a principal diferença é o catálogoe o qobuz me parece mais completo em jazz e clássica, especialmente quando você sai do mainstream. 

Sobre o Spotify, eles decidiram ser uma plataforma fechada. Eles não autorizam a ninguém acesso ao stream. E o Roon funciona via conexão API aos servidores. Ou seja, a questão aqui está com Spotify, e não Roon. É o mesmo que amazonHd.

[QUOTE username=Fernando PB userid=7347330 postid=1319626752]Prezados, estou pretendendo usar o roon com Tidal via LUMIN T2, mas estou em dúvida quanto ao core.

tenho um iPad Pro 2020, ele não funciona como core, correto?

Me indicaram o Tablet da Samsung Tab A como o core mais em conta, alguém tem mais alguma sugestão?

como é para usar com Tidal no LUMIN T2, a ideia é investir em core o menos possível…[/QUOTE]

Para usar o Roon precisa de 3 partes distintas, cada uma fazendo um papel próprio.

Vai precisar primeiro de um computador (pode ser: windows, Mac ou Linux, e um sistema operacional próprio baseado no Linux chamado Rock) para ser o seu servidor (core), que vai controlar tudo. O coração de seu sistema. Náo precisa ser um super computador, em especial se não tiver uma biblioteca grande de arquivos de musica local. Pode ser um micro usado que não tem mais uso. Mas precisa estar conectado online na mesma rede. Aqui uso um Intel NUC I7 (nem precisa de tanto se tiver outro ai disponível para usar). Para os mais puristas usam ele com exclusividade apenas para esta função. Mas também não precisa. Pode começar rodando no micro que já tem, e faz suas demais tarefas.

Depois de ter o computador no ar com o soft do servidor Roon instalado, pode acessa-lo através de uma interface (app que baixa na Apple ou Google Store) em seu celular ou Ipad (vai usar este seu Pro 2020), etc, por onde vai comandar tudo com os seus dedos de forma prática.

E por fim vai precisar a terceira parte é dos equipamentos que vão tocar a musica que selecionou pelo app e que passam por este servidor. Podem ser os mais variados, e ai vai entrar seu Lumin T2.

No link abaixo tem uma lista não oficial de que equipamentos estão prontos para conversar diretamente com o Roon:

https://www.roonready.com/

Ao instalar o servidor do Roon em um micro conectado na sua rede (todos precisam estar na mesma rede), a primeira coisa que ele faz é varrer sua rede, atrás tanto de arquivos de musica digital (no meu caso FLAC e DSD), e de equipamentos que sejam Roon Ready. Não precisa se preocupar que ele vai achar sozinho todos, e deixa-los prontos para serem usados e selecionados no APP. Bem prático.

Depois só entrar no App do Roon e selecionar a musica (Local ou de um serviço de streaming), escolher aonde vai tocar, e dar o Play. O resto o Roon faz sozinho.  

Pode parecer complexo, mas na prática fazer tudo isto é facil e relativamente rápido. Não exige muitos conhecimentos.

[QUOTE username=Risco userid=7347318 postid=1319627585]

Para usar o Roon precisa de 3 partes distintas, cada uma fazendo um papel próprio.

Vai precisar primeiro de um computador (pode ser: windows, Mac ou Linux, e um sistema operacional próprio baseado no Linux chamado Rock) para ser o seu servidor (core), que vai controlar tudo. O coração de seu sistema. Náo precisa ser um super computador, em especial se não tiver uma biblioteca grande de arquivos de musica local. Pode ser um micro usado que não tem mais uso. Mas precisa estar conectado online na mesma rede. Aqui uso um Intel NUC I7 (nem precisa de tanto se tiver outro ai disponível para usar). Para os mais puristas usam ele com exclusividade apenas para esta função. Mas também não precisa. Pode começar rodando no micro que já tem, e faz suas demais tarefas.

Depois de ter o computador no ar com o soft do servidor Roon instalado, pode acessa-lo através de uma interface (app que baixa na Apple ou Google Store) em seu celular ou Ipad (vai usar este seu Pro 2020), etc, por onde vai comandar tudo com os seus dedos de forma prática.

E por fim vai precisar a terceira parte é dos equipamentos que vão tocar a musica que selecionou pelo app e que passam por este servidor. Podem ser os mais variados, e ai vai entrar seu Lumin T2.

No link abaixo tem uma lista não oficial de que equipamentos estão prontos para conversar diretamente com o Roon:

https://www.roonready.com/

Ao instalar o servidor do Roon em um micro conectado na sua rede (todos precisam estar na mesma rede), a primeira coisa que ele faz é varrer sua rede, atrás tanto de arquivos de musica digital (no meu caso FLAC e DSD), e de equipamentos que sejam Roon Ready. Não precisa se preocupar que ele vai achar sozinho todos, e deixa-los prontos para serem usados e selecionados no APP. Bem prático.

Depois só entrar no App do Roon e selecionar a musica (Local ou de um serviço de streaming), escolher aonde vai tocar, e dar o Play. O resto o Roon faz sozinho.  

Pode parecer complexo, mas na prática fazer tudo isto é facil e relativamente rápido. Não exige muitos conhecimentos.[/QUOTE]

Muito obrigado pela resposta e me ajudar, amigo!

entao, tem tablets, como por exemplo o Samsung Galaxy Tab A que faz o papel de core e controlador, vi ontem inclusive.

Como já tenho o iPad Pro não queria ter que comprar outro produto para o core, aí que foi minha pergunta.

mas, acho que o ipad não funciona como core e a opção mais barata realmente é o Galaxy Tab A.

@Fernando PB Acho que esta misturando (o que é por sinal comum pois não explicam isto tão claramente) as funções de servidor (Core - Roon Server) e de interface app (Roon Remote).

Segue abaixo para deixar mais claro uma imagem do site deles, na área de download que mostra para cada funcão (Server e Remote) para qual sistemas operacionais estão disponiveis, e verá que para Android esta apenas o Remote.

image0 (11).jpeg 

Outro detalhe importante que dificulta o uso do servidor em um tablet é que ele (core) precisa estar rodando o tempo quase que todo. Aqui em casa fica ligado 24hs. Assim quando abre o App para selecionar e ouvir uma música, ele esta lá prontinho para receber e executar seus comandos. 

tentando ajudar tb. Não existe nenhum tablet, de nenhuma marca, que sirva de core. Tem que ser um micro (pode ser um micro mais velho) ou um nas.

o que muita gente faz é comprar um Intel nuc (um modelo i3 é suficiente) e instalar o Roon os. Importante apenas usar ssd.

Se precisar de mais ajuda, escreve aqui

Black friday 

https://land.roonlabs.com/black-friday-one-dollar?utm_source=referral_darko&utm_medium=banner_ad&utm_campaign=roon_onedollarblackfriday&utm_content=banner_758_1

Para quem quer experimentar taí uma bela oportunidade. 

Nem todos conhecem ainda o Roon (não sabem o que estão perdendo).

Para quem não sabe como funciona, trata-se de uma solução de software, que usa a arquitetura “cliente-servidor”, em que você comanda o player através de um dispositivo móvel (Iphone ou Ipad da vida, mas também roda em PC ou Mac), mas precisa de um servidor em sua rede, que eles chamam de “core”, aonde toda digamos inteligência e força bruta do processamento é realizada.

Para isto vai precisar de um hardware dedicado (mas não necessariamente), que pode rodar em vários sistemas operacionais (Windows 10 no meu caso, mas muita gente roda em MacOS). Mas eles tem um sistema operacional próprio baseado no Linux otimizado para música, que eles chamam de: Rock.

Quantos de vocês rodam seu Roon Core no Rock?

Esta semana o John Darko fez um vídeo mostrando como montar um server barato e pequeno usando um NUK e instalando o Rock. Vejam o vídeo abaixo para os curiosos…

https://youtu.be/ZVm_tCoxqyg

Já fizeram seu upgrade para a nova versão 1.8?

E o que acharam dela? Acharam que houve realmente grandes melhorias? Quais mais gostaram?

Vejam no vídeo abaixo a análise do Hans da 1.8?

https://youtu.be/Qe61rmLKc1E

Fiz o up, mas não estou gostando…

Acho que vou voltar pra anterior…

Estranhei também nos primeiros dias, certamente pelo costume de navegar pela versão anterior por muito tempo, mas com o passar dos dias estou me acostumando com o novo visual, que talvez seja a maior novidade.

Infelizmente ficou devendo uma melhoria que espero bastante que é o acesso externo Fora da sua rede wifi ao Roon. 

Por outro lado o recurso de inteligência artificial que sugere músicas com seu gosto pessoal esta cada vez melhor, sempre com boas sugestões, que muitas vezes quando acaba sua playlist nem percebe que as novas músicas que estão tocando foram escolhidas pelo Roon.