Sugestão caixas torre para espaços pequenos

Prezados, estou pensando em migrar para torres, porém meu espaço é de 10m2. Tem algum tratamento acústico, e só. A pergunta é, existe algum modelo de torre q toque bem em espaços pequenos? Qual a configuração ideal? Um woofer de 8, dois de 6.5, 3 de 5.5? O objetivo é ganhar mais peso nos graves, mas não necessariamente extensão.

Problema maior que vejo nas torres, é a necessidade de afastamento considerável da parede de fundo. Provavelmente caixas com duto traseiro não serão a melhor opção. Como tem a questão de tratamento acústico, o melhor seria se vc tivesse a opção de testar algumas marcas/modelos antes de comprar. Na sua cidade não tem uma loja onde possa combinar isso? Ideal é sempre escutar no ambiente onde vc vai utilizar. As vezes escutamos em um lugar e quando levamos para casa, toca bem diferente.

2 curtidas

Difícil escutar. Todas as minhas caixas eu comprei no escuro, até hoje. Por isso queria saber se existem torres que se adaptam melhor em ambientes pequenos. Tipo, dutada na frente e com dois ou três woofers de 5.5, pro grave não ficar gordo.

1 curtida

Kilglas,

Poderia sugerir Monitor Audio Silver 200, Bronze 200, que possuem woofers de 5,5" e gabinetes com pouca profundidade.
Todavia, diante das condições sugiro as KEF Q550, são seladas, além de também possuírem woofers de 5,5". Quiçá até as Q750.

Fuja da linha R da KEF e das Dynaudio, que embora possuam modelos com woofers pequenos, são caixas bem generosas nos graves, além de possuírem dutos traseiros e maior profundidade no gabinete.

2 curtidas

Sugestões interessantes Red. :slight_smile:

Como funciona a questão dos woofers na pressão sonora? 2 x 5.5 Pol = um de 8 Pol?

Não lembro exatamente, me ensinaram isso no antigo Fórum mas esqueci como se faz. Existe fórmula para calcular a área dos cones, soma-se os dois menores e ver se equivalem à mesma área do maior.

Mas isso em relação ao deslocamento de ar, volume sonoro, pois o woofer maior certamente alcançará frequências mais baixas. Claro, em tese, porque vai depender muito dos projetos das caixas.

2 curtidas

Eu acho que tem muitas variáveis nessa questão…por se tratar de um espaço pequeno, com tratamento acústico, não sabemos como ficará a disposição das caixas em relação a sala, qual eletrônica vai usar…ideal seria testar mesmo

2 curtidas

:contanto q não fique pior do q o set atual, já considero um avanço… :grin:

Esse é o risco sinceramente. Gastar no escuro. Qual cidade vc mora?

São Paulo, Mooca

1 curtida

A equivalência se dá via área de cone. A relação que vc postou está aproximadamente correta. 2x5,7" equivale a área de 1x8".
Mas são muitas variáveis envolvidas aí. É possível encontrar dois alto falantes de mesmo diâmetro e comportamentos muito diferentes. Portanto, fazer a equivalência de áreas não ajuda muito.

Vou sugerir algo um pouco diferente do que você perguntou: pense em um par de books mais um subwoofer. É muito difícil conseguir uma torre que consiga o grave de um subwoofer, seja em extensão seja em pressão sonora e além disso, me parece mais simples trabalhar assim do que com duas caixas grandes como torres.

1 curtida

É uma possibilidade. Mas acho igualmente complicado fazer o sub desaparecer no ambiente, sem sobrepor algumas frequências. Além disso, não quero deixar os graves artificiais, digo, sempre tive a impressão que o sub reforça os graves em músicas que supostamente não foram feitas para ter essa quantidade de grave, deu pra entender? Kkk

1 curtida

Cara, entendo sim.
Mas é simples regular um subwoofer. Se v tiver um receiver com sistema tipo Audissey, mais fácil ainda.

Qual a distância da posição de audição da parede de fundo? E qual sua caixa atual?

Distância de centímetros. Uns 20. Minhas books atuais são um par de Focal Chorus 806v.

1 curtida

Nesse espaço,eu colocaria um sub e boas.

1 curtida

Estou contigo nessa, também penso assim.

1 curtida

Tenho as MA silver 200 são bem pequenas mas tocam muito, os graves chegam a impressionar. Acho que valeria um teste.

2 curtidas