Abri esse tópico para discutirmos sobre WiiM Ultra.
Vejo algumas semelhanças estéticas com o Eversolo DMP - A6 e custando bem menos ($325,00 contra $850,00). Ambos usam o mesmo DAC ESS ES9038 Q2M, más não consegui informações se é um para cada canal como no DMP - A6. Tem entrada Pré de Phono, o que é uma mão na roda para quem quer ter um sistema de streamer com fontes analógicas.
Caros,
Nos últimos dias enquanto desfrutava momentos na Disney com as crianças e sofria os altos preços do dólar, decidi explorar o Wiim Ultra.
Sou proprietário de alguns DACs renomados, como o PS Audio Directstream Sr., T+A DAC 200 e OPPO 205, que utilizo em três sistemas diferentes. Aqui estão minhas primeiras impressões sobre o Wiim Ultra.
Configuração:
Em uma configuração com Marantz PM Ki Ruby e Sonus Faber Olympica I, utilizei uma fonte de energia dedicada, tomadas Oyade e Furutech, além de cabos de energia Shunyata Alpha e interconexão Kimber híbridos RCA. Conectei meu servidor via Roon e realizei testes com Qobuz, usando tanto a saída analógica com os cabos originais do Wiim quanto a saída digital USB com cabos AudioQuest.
Primeiras Impressões:
Ao testar a saída analógica com os cabos originais, a comparação com o PS Audio DSD Sr. superou minhas expectativas, que eram modestas. O plano inicial era conectar o streamer à TV do quarto via HDMI ARC, emparelhando-o com um par de KEF LS50 Meta recém-adquiridos. Embora tenha percebido um som levemente comprimido em relação ao DSD, a experiência de audição foi surpreendentemente satisfatória e proporcionou uma sonoridade de alta fidelidade.
É claro que o DAC interno do Wiim é inferior ao do PS Audio em diversos aspectos, mas o preço também reflete isso. Com um custo de 330 dólares, em contraste com 18 a 20 vezes mais do DSD Sr. (novo), a qualidade sonora é impressionante para a faixa de preço.
Comparações Diretas:
Seguindo em frente, comparei o streamer do Ultra com o DAC do DSD via USB versus o Bridge do PS Audio. A correspondência de volume foi um desafio, já que a resposta de frequência é claramente diferente e o ganho do Bridge é maior.
Neste teste, preferi o som pelo Bridge, que apresentou um palco sonoro, detalhes, refinamento e organicidade muito superiores. O Ultra soou mais fino e artificial, com posicionamento das vozes um pouco errático e menos definido além de um palco muito mais “flat”. Isso me levou a questionar a viabilidade do Wiim em um sistema de alta qualidade.
Explorando Funcionalidades:
Decidi testar o “Room Correction” do Wiim. Após anos de tentativas frustradas com filtros paramétricos usando REW em minha sala principal, minha expectativa era modesta.
A primeira impressão, sem ajustes adicionais, foi positiva. O aplicativo é intuitivo e eficaz. A curva padrão criada emulou a curva da B&W de maneira impressionante, resultando em uma audição das Sonus Faber com muito mais definição e menos congestão.
A sonoridade com o filtro paramétrico melhorou significativamente, aproximando-se do DSD Sr. Ao experimentar a curva da Harman, percebi uma melhoria ainda maior. Limitei o filtro a 40Hz-500Hz e, apesar de menos aerado, o som ficou mais natural.
Ao alternar entre três filtros criados e consultar minha esposa, notei que as diferenças eram sutis e ela não conseguiu opinar. Para mim, a curva da Harman foi claramente a vencedora, especialmente sendo fã das Revel F208 e das Salon2.
Mudança de Cabos:
Por último, decidi trocar os cabos originais do Wiim pelos RCA Kimber KS, e as diferenças se reduziram consideravelmente. O PS Audio com os IC originais do Wiim apresentou uma compressão significativa, enquanto a dinâmica do Wiim melhorou notavelmente com os Kimber KS. Embora eu prefira meus cabos Kubala Emotion e Elation, os Kimber híbridos têm uma dinâmica impressionante.
Finalmente, conectei um par de Van Den Hul no Wiim Ultra com “Room Correction” ativada e comparei com o PS Audio DSD Sr. e o Bridge, explorando diversos gêneros musicais. Ajustei o filtro em torno de 40Hz, reduzindo de +9dB para +5dB, mantendo os demais criados pelo app até 500Hz.
O resultado em uma rápida comparação AxBxA favoreceu claramente o DSD Sr. Contudo, é impressionante o que o Wiim Ultra entrega por 330 dólares. Embora não se compare com DACs de alto nível, me deixou curioso sobre o potencial de modelos como o Eversolo e outros Chi-Fi.
Neste preço vale a pena. Especialmente para quem precisa ou se beneficia de “Room correction”…