Clube do receiver 2ch HK (todos)

Tomei a iniciativa de fundar o Clube dos receivers estéreos da HK para debates, informações e troca de ideias.

Abçs.

Cecelo01

Olá @cecelo01 já possui um 3490, gostava bastante, ele tocava um par de JBL Es 90 e dava conta do recado. 

Quando eu tinha o HK 3600 para Multicanal, quase adquiri um 3490 para usar como power nas frontais!!

[QUOTE username=Fábio Elói de Sousa userid=7348199 postid=1312644468]Olá @cecelo01 já possui um 3490, gostava bastante, ele tocava um par de JBL Es 90 e dava conta do recado. [/QUOTE] 

Pois é meu amigo, enquanto não subo para o 990 (ano que vem), fiz algumas alterações nessa raridade que foi comprado zero bala para o meu espaço descompromissado da minha sala. Troca das bases, instalei um cooler que tinha aqui sobrando na sua lateral. Verdade que o 3490 mantém uma temperatura bem estável e agora opera mais refrigerado ainda. E a melhor e mais palpável mudança, a troca dos jumpers RCAs de latão por jumpers RCA de alta qualidade. Essa sim, deu uma bom up no desempenho dele. 

20200712.jpg     20200753.jpg 

20200810.jpg  20200812.jpg 

20200736.jpg 

1 curtida

HK 3490, A pedra no sapato dos integrados de entrada e até medianos

HK 3490 Vs Cambridge 851A

Preparem-se para surpresas ðŸ‘

Faz pouco tempo, foi oferecido para teste e posteriormente havendo interesse meu, para compra, um integrado da marca Cambridge, modelo 851 A.
O objetivo seria para substituir o HK 3490 no sistema da minha sala (já estou testando e ouvindo alguns integrados objetivando a troca para o ano que vem).

851a110.jpg 

20200750.jpg 

20200752.jpg 

20200751.jpg 

Projetando um up para a minha sala em 2021 a nível de fonte de força e caixa (vou continuar na mesma marca, Dynaudio), já estou começando nesse ano a pesquisar marcas/modelos de fonte de força, uma vez que o modelo da caixa já está decidido, será a Dynaudio Evoke 20.

Equipamentos utilizados > CD/SACD Denon 1940CI (transporte) para o dac DX3 Pro Ldac+fonte P50 (própria para o DX3) / Audio HD 24X192kHz via rede, cds de referência para o DX3 e shows via player de BD)

Com relação a fonte de força, vale informar que o HK 3490 não deixa a desejar no quesito corrente e até mesmo em refinamento enquanto receiver estéreo. Para essa eletrônica, a fonte de força terá que operar em 4 ohms com boa capacidade de corrente. Caixas como Dynaudio operam em média de 84 a 87 de sensibilidade em 4 ohms, apesar de uma curva de impedância estável até certo ponto, elas exigem boa dose de corrente.

Cabe informar que já tenho em mente alguns integrados com alguns pré requisitos. Dentre eles, controle de tonalidades, alta corrente, operar em 4 ohms e sistema By pass. Por ter gostado muito da sinergia entre HK e Dynaudio, o integrado da HK 990, sai na frente, porém não me furto o direito de ouvir e testar outros integrados. E foi assim que aconteceu com o Cambridge 851A, oferecido a minha pessoa para testes e comparativos frente ao HK 3490 e caso eu gostasse exerceria a compra desse integrado por um preço bem interessante.

Ambos são fontes de força de alta corrente. A favor do 3490 pesa o fato de operar com muita estabilidade em 4 ohms, ter controles de tonalidades, ser bem refrigerado e consequentemente apresentando uma temperatura bem estável e ter conexões digitais (óptica e coaxial) equipado com um dac próprio, contendo um par de chips dac da AKM. Contra, o fato de ser um receiver estéreo (apesar de sua conexão “CD IN” que é onde está conectado o dac, ter uma placa audio em separado e ser a única conexão que não é comutada com a placa de vídeo) e não ter uma conexão de tomada IEC. A favor do 851A, o fato de ser um integrado e que em tese teria que apresentar um grau de refinamento melhor que o 3490 e ter controles de  tonalidades. Contra, esquentar acima da média nessa faixa de integrado, não ter um dac próprio, ou seja, não ter conexões digitais, não especificar claramente que tb pode operar em 4 ohms (no seu chassi só informa que opera em 8 ohms, tive que entrar em contato com o setor de suporte da Cambridge para resolver essa dúvida. O suporte informou que sim, ele opera em 4 ohms). E para terminar, o principal. O famigerado problema de operação do knob do potenciômetro do volume (com tempo, o knob apresenta instabilidades durante seu funcionamento, fica meio que patinando), vício de projeto.

Para uma correta disputa, foram instalados no mesmo ambiente e com o decibelímetro configurado em 85 DBs de pressão. Para esse nível de pressão, o 3490 bateu em -16 em uma escala paramétrica decrescente de -70 a +10 e o 851A bateu em -22 em uma escala paramétrica decrescente de -99 a 0. Portanto, se ambos continuassem a progredir ignorando o fato das caixas ficarem danificadas devido a alta pressão, no final do percussor do knob do potenciômetro, o 3490 apresentaria maior pressão sonora, o que não se traduz em melhor qualidade e desempenho no audio emitido e sim e somente em força.

Para os ritmos que eu gosto (Acid Jazz, Jazz, Soul, Modern Soul, Vocal Smooth, RnB, RB e Urban Soul) considerei o 3490 mais musical, mais quente, com um palco holográfico mais expansivo (para a minha surpresa). Antes de ouvir os dois, considerava uma vitória do 851A, o que não se traduziu em realidade e sim em surpresa. A primeira de muitas  Very Happy .

Quesito corrente

3490: Declarados 150 WRMS em 4 ohms. Na bancada, 167 WRMS com ambos os canais acionados (vale informar que o 3490 no seu estágio de amplificação é munido com transistores Sanken Very Happy&nbsp?.
851A: Declarados 200 WRMS em 4 ohms. NA bancada, não consta tal informação.

Logicamente que outras informações de specs e outros fatores pesam para decidir realmente que tem maior capacidade de corrente, e nesse quesito o 3490 apresentou specs mais próximos da realidade e coerentes. Tanto é verdade que na hora das audições, essa capacidade “teórica” de corrente do 3490, se traduziu em realidade. Válido tb informar que ambos apresentaram uma ótima capacidade de corrente para esse modelo de caixa da Dynaudio, DM 2/7 (86DBs em 4 ohms). Aqui a vitória foi para o 3490, apresentando um maior controle sobre os drives das caixas e entregando um nível de pressão no ambiente maior, com mais volume e estabilidade além de uma temperatura térmica mais estável.

Frequências (baixas, médias e altas)

Por ter apresentado um maior controle sobre as caixas nas baixas, o 3490 acabou por entregar um grave mais rápido, seco, com mais pegada e punch, bem correto. Cabe ressaltar que os graves entregues pelo 851A tb foram bons, entretanto aqui, a vitória foi para o 3490. Nas médias considero que ouve um empate, com bom detalhamento e pra frente, que aliás é característica das Dyn. Nas altas, apesar dos knobs de controle de tonalidades do 3490 serem mais expansivos, sutilmente os agudos apresentados pelo 851A foram um pouco mais extensos. Nesse quesito (frequências), em um resumo geral, a vitória foi para o 3490, pois quando ambos foram exigidos ao máximo, foi observado um melhor controle e domínio no 3490 que inclusive esquentou bem menos. No 851A, foi notado que em algumas passagens em altos volumes, o integrado perdia fôlego, dava uma espécie de patinada. Cabe ressaltar que no 851A utilizei um cabo de força meu dedicado da Audioquest e que mesmo assim não pesou muito no confronto final.

No quesito beleza, considero que ambos são bonitos com um desenho moderno, leve vantagem para o 851A.

Contagem final

. Corrente > 3490
. Dac embutido >3490
. Baixas frequências > 3490
. Médias      “”          > empate
. Altas         “”          > 851A
. Desempenho geral em operação > 3490
. Melhor formação de palco > 3490
. Temperatura > 3490
. Implementação de tomada IEC > 851A
. Beleza > levemente a favor do 851A
. A+B > ambos
. Controle remoto > ambos
. Ergonomia do CR > 851A
. Controle de tonalidades > ambos

Placar final > HK3490 - 6 pontos / Cambridge 851A - 4 pontos.
<br style="margin: 0px; padding: 0px; color: #242424; font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 13px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400; letter-spacing: normal; orphans: 2; text-align: start; text-indent: 0px; text-transform: none; white-space: normal; widows: 2; word-spacing: 0px; -webkit-text-stroke-width: 0px; background-color: #ffffff; text-decoration-style: initia

Entrando no Grupo

Harman Kardon  AVR 3600

[QUOTE username=Elcio Fábio Marano  Elcio Fábio Marano userid=7347959 postid=1312653821]Entrando no Grupo

Harman Kardon  AVR 3600[/QUOTE]

Esse sim foi um dos últimos Receivers com Potência “De Verdade” já lançado!

[QUOTE username=luizhumberto5 userid=7347546 postid=1312655315]

Esse sim foi um dos últimos Receivers com Potência “De Verdade” já lançado![/QUOTE]

Verdade, Luiz Humberto.

Olá à todos! 

Vida longa ao HT AUDIO! 

Foi no finado HTF que encontrei o caminho para um casamento que considero muito agradável, entre o HK-3490 + Polk Tsx-440t. A dupla vai para 4 anos tocando com muita qualidade.

Bruno,

Experimenta trocar os jumpers RCAs de latão como fiz, por jumpers cabeados dedicados. O 3490 cresce muito em desempenho.

Ultimamente, com a alta nos preços dos integrados de entrada, os Hk3490 se tornaram uma boa opção para som Stéreo com pouco investimento. Tem aparecido alguns na faixa dos 1500-2000 reais, e eu provavelmente comprarei um…

Minha única desconfiança é se esses receivers já com um bom tempo de estrada não tendem a começar com os defeitos …

De qq forma, provavelmente vou adqurir um, usado.

Abrsços!!!

Olá, amigos.
Comprei um Hk3490, e estou impressionado com a qualidade do som desse receiver, e também com a beleza dele.

Estpu usando o receiver, com um par de Cambridge Sx50, mas surgiu uma dúvida: eu poderia utimizar o Hk3490 com minhas Q Acoustics 3020i? Elas são de 6Ohm e o Hk marca em sua traseira 8Ohm, daí fiquei receoso de ligar as minhas caixas e dar algum problema.

Olhei o manual e não consta orientações sobre os tipos de impedância das caixas que são aceitas.

A quem puder ajudar eu agradeço…

[QUOTE username=jjaguar userid=7347073 postid=1321991845]Ultimamente, com a alta nos preços dos integrados de entrada, os Hk3490 se tornaram uma boa opção para som Stéreo com pouco investimento. Tem aparecido alguns na faixa dos 1500-2000 reais, e eu provavelmente comprarei um…

Minha única desconfiança é se esses receivers já com um bom tempo de estrada não tendem a começar com os defeitos …

De qq forma, provavelmente vou adqurir um, usado.

Abrsços!!![/QUOTE]

Integrado de entrada? ðŸ˜ðŸ˜

Ele bateu o integrado Cambridge 851. Tá bom pra vc?😁

Postei minha analíse com fotos, aqui e lá no audiopt.net.

Vc com muita dificuldade ainda acha zero bala e pq? Na época de sua importação, muitas lojas tentaram burlar o fisco e com isso vários deles acabaram apreendidos e sofrendo judicialização que demorou anos na justiça. Com isso, vários lotes foram a leilão da RF. Eu mesmo, comprei o meu de um lojista no Paraná onde foi arrematado de leilão. Zero bala.

[QUOTE username=jjaguar userid=7347073 postid=1322095448]Olá, amigos.
Comprei um Hk3490, e estou impressionado com a qualidade do som desse receiver, e também com a beleza dele.

Estpu usando o receiver, com um par de Cambridge Sx50, mas surgiu uma dúvida: eu poderia utimizar o Hk3490 com minhas Q Acoustics 3020i? Elas são de 6Ohm e o Hk marca em sua traseira 8Ohm, daí fiquei receoso de ligar as minhas caixas e dar algum problema.

Olhei o manual e não consta orientações sobre os tipos de impedância das caixas que são aceitas.

A quem puder ajudar eu agradeço…[/QUOTE]

No audiopt.net👍

[QUOTE username=CECELO userid=7600351 postid=1322111996]

No audiopt.net👍[/QUOTE]

Blza @CECELO

Agradecido por toda a ajuda dada.

Abraços!

[QUOTE username=jjaguar userid=7347073 postid=1322119585]

Blza @CECELO

Agradecido por toda a ajuda dada.

Abraços![/QUOTE]

Bom dia amigo?

E obrigado pelo reconhecimento. Tanto aqui, quanto no audiopt.net, sinta-se a vontade para tirar suas dúvidas. Estou aqui para ajudar. Abçs e um bom ano.

Eu sou um dos felizes dono do HK3470 e tenho muitas alegrias ao descrevê-lo. Ele alimenta minhas torres Pure Acoustics Proxima e há uma sinergia excelente, o som é muito macio, nítido e agradável. O sucesso do HK3470 talvez esteja na simplicidade do projeto de amplificação classe AB, nada é inventado, acrescido, enfim, uma boa engenharia de projeto. O transformador de alimentação é grande e é bem considerável, no que cerne ao tamanho e peso. Algo bem bacana nesse modelo particular é as duas entradas digitais sendo uma spidf e outra coaxial e são bem interessantes para quem não quer investir muito num Dac. Experimentei recentemente através do Chromecast Audio e a belezinha reproduziu muito bem até 96khz/ 24bits - Chromecast Audio e Hi-Cast (Android). 

Acredito que o sucesso desse receiver, além da simplicidade do projeto, está nas saídas  através dos transístores da Samken, que dá um som aveludado e envolvente. Utilizo D10s/ M1Dac, toca-disco RPII (quase não utilizo) e me divirto muito.

Há o problema referente a estabilidade de tensão e que ocasionais oscilações leva a queima do circuito standy-by. A culpa não é da HK, mas sim da péssima energia fornecida no Brasil. Utilizo um regular da SMS, muito simples, mas que protege bem o menino. 

[QUOTE username=ed sanches userid=7349394 postid=1322187664]Eu sou um dos felizes dono do HK3470 e tenho muitas alegrias ao descrevê-lo. Ele alimenta minhas torres Pure Acoustics Proxima e há uma sinergia excelente, o som é muito macio, nítido e agradável. O sucesso do HK3470 talvez esteja na simplicidade do projeto de amplificação classe AB, nada é inventado, acrescido, enfim, uma boa engenharia de projeto. O transformador de alimentação é grande e é bem considerável, no que cerne ao tamanho e peso. Algo bem bacana nesse modelo particular é as duas entradas digitais sendo uma spidf e outra coaxial e são bem interessantes para quem não quer investir muito num Dac. Experimentei recentemente através do Chromecast Audio e a belezinha reproduziu muito bem até 96khz/ 24bits - Chromecast Audio e Hi-Cast (Android). 

Acredito que o sucesso desse receiver, além da simplicidade do projeto, está nas saídas  através dos transístores da Samken, que dá um som aveludado e envolvente. Utilizo D10s/ M1Dac, toca-disco RPII (quase não utilizo) e me divirto muito.

Há o problema referente a estabilidade de tensão e que ocasionais oscilações leva a queima do circuito standy-by. A culpa não é da HK, mas sim da péssima energia fornecida no Brasil. Utilizo um regular da SMS, muito simples, mas que protege bem o menino. [/QUOTE]

Realmente amigo. Esses receivers Hk são um ponto fora da curva, inda mais pelo preço no mercado de usados. Adquiri recentemente um Hk3490 e estou cada dia mais encantado pelo aparelho. A assinatura musical é muito natural e também calorosa.

Boas audições.

Vale a leitura dessa análise/teste de bancada do HK3490.

https://www.audioholics.com/av-receiver-reviews/hk-3490

O analista fica impressionado com o desempenho do 3490.

VENDEDOR NO MERCADO LIVRE TENTANDO PASSAR UM HK 990 COM DEFEITO.

SEU NICK É EDDIE-811.

Detalhe: CONSEGUI apurar que foi dado um jeitinho no aparelho. Porém, NÃO TEM CONSERTO. A peça, só tem nos Estados Unidos. Tanto é que a garantia que o vendedor está oferecendo é a garantia da oficina, somente 3 meses. Conheço um dos donos da oficina que atestou que o aparelho tem vida curta.

Estava pedindo 4.900, mas fazia por 4.500 reais. Quando apertei, ele correu e aumentou o valor para 7.900. Justamente pra ver se eu saia da cola dele. Mas não saí.

CUIDADO!! NÃO TEM CONSERTO!!

TÁ CONDENADO!! APARELHO COM VIDA CURTA.