Clube do Tidal

Uso TIDAL através do Lumin D1 e acho espetacular !

Uso o Tidal no PsAudio DirectStream DAC. Comparo com CD (transporte espetado no mesmo DAC). Não vejo diferença. Agora quando as musicas são em MQA, aí o tidal ganha.

Usuário desde 2017 por aqui, recentemente fiz o módulo família Hi-Fi com alguns parentes e amigos, todos estão super satisfeitos com ele. 

Uso principalmente pelo app do PC, em algumas ocasiões pelo app HEOS para tocar direto do meu receiver Denon.

[QUOTE username=JucierMozzy userid=7347520 postid=1317557520]

Caso tenha se referido ao quesito qualidade de som, então seria objetivamente ao contrário: “… e ainda menos em CD”. Vinil é limitado inclusive na implementação das frequências para ser fabricado. [/QUOTE]

Talvez o MQA seja assim mas não é o que percebo …

Talvez na minha idade a percepção nos extremos das frequências esteja mais curta …

[QUOTE username=PaMuJu userid=7362227 postid=1318505947]

Talvez o MQA seja assim mas não é o que percebo …

Talvez na minha idade a percepção nos extremos das frequências esteja mais curta …[/QUOTE]

No caso, eu me referia apenas à vinil e CD. Objetivamente, o vinil é inferior. Subjetivamente, há N fatores que faz o vinil ser preferido (mas isso vai de gosto).

Sim, tecnicamente em termos de mídia, o vinil é ‘‘inferior’’ na capacidade de armazenamento, como demonstrado em vários artigos e vídeos por aí.

Só que isso por si só não explica o maior potencial em qualidade de reprodução da fonte analógica em relação à fonte digital. Digo potencial porque um sistema digital bem montado pode facilmente superar um analógico mal montado. Quando ambos são bem montados o analógico leva vantagem em muitos aspectos.

Ë m verdade que o resultado da reprodução digital está bem mais próximo do analógico do que ano atrás. Seguindo nessa toada é possível que alcance ou ate mesmo ultrapasse a reprodução analógica.

Falo isso com certa isenção porque ‘‘não’’ sou amante do vinil. Usei a reprodução analógica desde minha infância, mas fiquei feliz quando apareceu o CD e mais feliz ainda quando veio a possibilidade de reprodução e armazenamento via arquivos digitais.

Então, no momento só posso concluir que: ou a mídia digital tem maior capacidade, mas tem menor qualidade de armazenamento; ou os meios digitais de reprodução é que são inferiores aos meios analógicos de reprodução.

[QUOTE username=Redcruz userid=7351093 postid=1319466074]Sim, tecnicamente em termos de mídia, o vinil é ‘‘inferior’’ na capacidade de armazenamento, como demonstrado em vários artigos e vídeos por aí.

Só que isso por si só não explica o maior potencial em qualidade de reprodução da fonte analógica em relação à fonte digital. Digo potencial porque um sistema digital bem montado pode facilmente superar um analógico mal montado. Quando ambos são bem montados o analógico leva vantagem em muitos aspectos.

Ë m verdade que o resultado da reprodução digital está bem mais próximo do analógico do que ano atrás. Seguindo nessa toada é possível que alcance ou ate mesmo ultrapasse a reprodução analógica.

Falo isso com certa isenção porque ‘‘não’’ sou amante do vinil. Usei a reprodução analógica desde minha infância, mas fiquei feliz quando apareceu o CD e mais feliz ainda quando veio a possibilidade de reprodução e armazenamento via arquivos digitais.

Então, no momento só posso concluir que: ou a mídia digital tem maior capacidade, mas tem menor qualidade de armazenamento; ou os meios digitais de reprodução é que são inferiores aos meios analógicos de reprodução.[/QUOTE]

Não é apenas na capacidade armazenamento que ele é superior. A mídia, em si, entrega maior qualidade na reprodução (considerada a masterização).

Entenda o áudio digital:

https://www.youtube.com/watch?v=x3wv66rM9Bw

Vinil: A verdade sobre o formato:

https://www.youtube.com/watch?v=dSelgNpVIA0

Música em VINIL é Melhor?:

https://www.youtube.com/watch?v=iJh5NZAkvFQ

Conheço a matéria, já assisti alguns vídeos, não estes indicados, mas outros que tratam do mesmo assunto. Só neles o articulista trata da mídia em si, e nessa questão não há como discordar. Me referia  não somente a mídia em si, mas ao conjunto (mídia e meio de reprodução) analógico e digital. De maneiras que a superioridade técnica da mídia digital não necessariamente se confirma no resultado final, na prática o conjunto analógico bem montado consegue mostrar mais do que o digital também bem montado. Ambos com boas mídias, é claro.

Para quem não tem facilidade de ouvir um bom sistema analógico, recomendo ir a um evento na Sunrise Lab, em SP, quando voltar a acontecer. Ou então marcar uma visita com eles.

[QUOTE username=Redcruz userid=7351093 postid=1319480140]

Conheço a matéria, já assisti alguns vídeos, não estes indicados, mas outros que tratam do mesmo assunto. Só neles o articulista trata da mídia em si, e nessa questão não há como discordar. Me referia  não somente a mídia em si, mas ao conjunto (mídia e meio de reprodução) analógico e digital. De maneiras que a superioridade técnica da mídia digital não necessariamente se confirma no resultado final, na prática o conjunto analógico bem montado consegue mostrar mais do que o digital também bem montado. Ambos com boas mídias, é claro.

Para quem não tem facilidade de ouvir um bom sistema analógico, recomendo ir a um evento na Sunrise Lab, em SP, quando voltar a acontecer. Ou então marcar uma visita com eles.[/QUOTE]

Infelizmente, não tenho como experimentar. Mas, se considerar as limitações do vinil não vejo como isso que você afirmou pode se comprovar na prática. O próprio Leonardo Drummond (Mind The Headphone) já afirmou ter ouvido num sistema analógico da casa dos 300 mil e não percebeu essa superioridade do vinil.

Sendo assim, realmente não tenho como provar o contrário. Duvido que alguém consiga.

Bom dia amigos. Eu uso o Tidal Hi-Fi/Masters faz tempo. Desde o tempo do excelente Logitech Squeezebox Touch até meu DAC/Streamer atual PS Audio DirectStream Senior que decodifica MQA até 24/192 e passa tudo para 2xDSD. Prefiro usar via Roon no PC pois diminui a latência da internet. Fica igual a qualidade do vinil sem o trabalho de preparo do vinil para ouvir. Pelo menos aqui no meu sistema que é quase Hi End. 

[QUOTE username=Carlos Camardella userid=7351566 postid=1312838396]Uso o Tidal em FLAC mesmo, o streamer é um Raspberry PI 3 com adição da daughterboard HiFi Berry Digi Plus Pro pra mandar a saída em S/PDIF pro DAC (Electro ECD-1).  Outro dia testei aqui um DAC algumas vezes mais caro que o meu e que decodifica MQA (a pedido do dono, não vou dizer o modelo).  Ambos preferimos  em FLAC do que em MQA… (nesse baita DAC). Ficamos muito cabreiros com esse MQA, fui dar uma pesquisada e tem vários artigos criticando. Enfim, como o meu DAC não decodifica MQA mesmo, nem vou me preocupar com isso.

Uso Volumio no Raspberry e deixo o volume sem gerenciamento (já que sai em digital do RPI-3, pois nesse caso não se processa nada - só decodifica e vai).

Acho bom pacas - perde quase nada pras versões das mesmas músicas em CD, quando a gravação é boa. 

E é impressionantemente brutal a diferença para MP3 (Tidal manda em 320kbps).

[/QUOTE]

O único meio que vi o MQA ter alguma diferença foi no celular usando o USB Audio e um dragonfly, em comparação com FLAC.

No rasp + dac (mesmo dragonfly) + integrado, o flac soou melhor.

Estou pra comprar um HAT pro meu rasp, mas estou empurrando com a barriga, ainda usando o USB…

Olá AMIGOS.

Sobre DAC MQA.

Uso tidal hifi, mas não tenho um DAC MQA, gostaria de usar, porém, com a melhor das melhores opções de custo/benefício (R$), o que encontro mais em conta seria um dragonfly, mas isso seria usando via cabo. Gostaria mesmo de um STREAMER DAC MQA para ficar com a liberdade do cabo, claro que isso muda muito a questão de valores, o que encontrei mais em conta neste quesito seria um bluesound node2 usadinho.

Oque vcs acham? Dicas?

Pô, TIDAL está acabando com as versões HIFI do acervo e substituindo gradativamente pelas versões MASTER. Minhas playlists estão cheias de versões MASTERs sem que tivesse optado por elas.

Eu que sempre optei pelas versões (músicas, álbuns) HIFI, agora estou tendo que ouvir as versões MASTERs. Algumas músicas ainda se acha em ambas as versões, outras já não se encontra mais.

TIDAL to add ‘millions’ of Master Quality (MQA) Tracks

Press release:

November 12, 2020 (New York, NY) – Today, global music and entertainment streaming platform, TIDAL, added millions of tracks in MQA from Warner Music Group to its Masters catalogue. TIDAL, in partnership with MQA (Master Quality Authenticated), provides guaranteed delivery of the original sound recording with TIDAL Masters. Now music fans can listen to an expanded Masters catalogue, featuring iconic albums from artists such as The Notorious B.I.G., Missy Elliott, LCD Soundsystem, Madonna and more.

MQA, led by Bob Stuart, who this year became the first audio engineer to receive the Prince Philip Award from the Royal Academy of Engineering, has pioneered an entirely new way of coding digital audio based on key insights into how humans hear. Key to the technology is MQA’s built-in authentication to confirm that the listener is getting the exact sound created in the studio. Additionally, MQA addresses the issue that when analogue sound is turned into digital, the process introduces time-smearing artefacts that blur sounds unnaturally. MQA solves these problems, and then the MQA decoder in the TIDAL app ensures the conversion back to analogue preserves the music’s pristine clarity.

Bob Stuart, MQA Founder, explained, “By paying great attention to the nature of sound and the way we hear, MQA opens a clear window and delivers all the detail and nuance of the original song. The music industry’s catalogue contains millions of significant performances from the early days of CD where, sometimes, the recording was created in 44.1kHz 16bit and where no alternative existed. We are delighted that Warner Music Group is bringing this content to TIDAL.”

“TIDAL Masters offer the best sound available. As consumers’ expectations of high-quality experiences increase, TIDAL’s audio innovation sets the bar for music listening,” said Lior Tibon, TIDAL COO. “Not only can members hear music exactly as their favourite artists recorded it, but with recent platform enhancements, the experience is as seamless as ever."

In response to listeners’ requests to make it easier to listen to and discover more Masters tracks, TIDAL has added ‘Master Edition’ Artist Radio and Track Radio. TIDAL members can listen to radio stations in the best quality available containing Masters only songs, uninterrupted. In conjunction, TIDAL is adding the Master Edition of My New Arrivals, a personalized playlist of new music in full master quality audio, based on their listening habits, for members. Using less bandwidth, MQA technology packages and delivers master quality audio to music fans making MQA files accessible to listeners on-the-go, with any headphones.

To further support a harmonious listening experience, TIDAL recently launched the “Connect” feature, which allows users to stream music from its HiFi tier directly to connected devices, including: Bluesound, Cambridge Audio, DALI, KEF, iFi audio, Lyngdorf, Monitor, NAD, and Naim Audio. Through TIDAL Connect, the platform’s unparalleled lossless audio quality can now be seamlessly experienced on members’ favourite devices at the touch of a button. For more information on how to connect, visit TIDAL.com/Connect

TIDAL offers the largest MQA catalogue outside of China. In addition, TIDAL offers music lovers unlimited access to its extensive catalogue of over 70 million tracks across all genres; thousands of expertly curated playlists by TIDAL’s seasoned editorial team; and endless artist radio stations.

Se é melhor ou não não sei ao certo. E também acho que vamos entrar no gosto e preferências pessoais, assim como em uma discussão sem fim, como aquelas que existem se cabo faz ou não diferença, e não vai levar a lugar algum…

Deixe que cada um escolha suas fontes e pronto. Gosta de vinil, vai lá e levanta a bunda da cadeira e coloca o disco para rodar e tocar. Gosta de digital, vai lá e aperta o botão do app. Importante é no final das contas ouvir música e ter prazer com isto. Esquece o que o outro gosta, e foca no que você gosta e pronto!

1 curtida

Vou compartilhar minha experiência pessoal, e preferência dos últimos anos, em que fui migrando do analógico para o digital, acompanhando as mudanças e novas tendências, deixando de lado os LPs, e K7s, passando primeiro para o CD, depois teve minha fase dos MDs, quando apareceu o digital e o computador virou parte desta Arquitetura do áudio do o surgimento do MP3 e FLAC, que entraram na minha vida.

Então surgiram os primeiros serviços de streaming, e logo percebi que era o que buscava, que era a praticidade e a flexibilidade, de poder escolher o que ouve vir, e poder trocar rapidamente e também conhecer coisas novas e experimentar. As Playlist foram um destes diferenciais que gostei mais, ouvido as publicas e criando as minhas.

Comecei com o Spotify e logo gostei da interface da grande variedade da base de músicas ao alcance do meu dedo. Mas fui curioso e testei outras opções, e outra que gostei foi o Tidal, já o Qobuz não me atraiu tanto (talvez por não ouviu vir normalmente o Clássico aonde acho que está o diferencial deles). Um caminho sem volta no meu caso.

Não posso deixar de não comentar sobre outra importante peça que entrou na minha rotina, de foi o App Roon, que faz o papel de trazer ainda mais praticidade e qualidade na hora de ouvir música, seja por reunir os arquivos locais com a biblioteca do Tidal, seja por que conecta facilmente aos meus equipamentos com seus protocolos Raat ou airplay davida, e por fim fica ainda mais fácil e gostoso navegar e conhecer coisas novas, pulando de páginas. Sem falar na inteligência artificial que usam para entender seu gosto e assim fazer suas playlists dinâmicas muito acertivas e legais.

Um caminho sem volta para o digital. Vinil ficou algo mais saudosista no meu caso. Lembranças de um tempo mais romântico.

Boa tarde, colegas!

Sou assinante do Spotify e do Tidal. Gosto muito do Spotify pela facilidade no uso, possibilitando controlar o aplicativo no computador pelo celular, e pela ótima ótima capacidade que o programa tem de sugerir novas música, de acordo com o perfil do usuário. Gosto muito do Tidal também, principalmente por conta da qualidade do áudio em MQA, nitidamente superior ao Spotify em algumas gravações, mas confesso que a dificuldade em controlá-lo de maneira remota é, com certeza para mim, um grande deficiência desse aplicativo. Já busquei várias alternativas para superar essa deficiência do Tidal, mas ainda não encontrei nenhuma alternativa barata ou gratuita que se aproximasse do que o Spotify oferece nesse quesito. 

@Risco, lendo sua mensagem, achei interessante a proposta desse aplicativo Roon mencionado por você.

Porém, achei bem caros o valor da assinatura mensal ($99,00 dólares) e vitalícia ($699,00 dólares?). É isso mesmo? Abço

[QUOTE username=Marcello.Machado userid=7349210 postid=1321579977]Boa tarde, colegas!

Sou assinante do Spotify e do Tidal. Gosto muito do Spotify pela facilidade no uso, possibilitando controlar o aplicativo no computador pelo celular, e pela ótima ótima capacidade que o programa tem de sugerir novas música, de acordo com o perfil do usuário. Gosto muito do Tidal também, principalmente por conta da qualidade do áudio em MQA, nitidamente superior ao Spotify em algumas gravações, mas confesso que a dificuldade em controlá-lo de maneira remota é, com certeza para mim, um grande deficiência desse aplicativo. Já busquei várias alternativas para superar essa deficiência do Tidal, mas ainda não encontrei nenhuma alternativa barata ou gratuita que se aproximasse do que o Spotify oferece nesse quesito. 

@Risco, lendo sua mensagem, achei interessante a proposta desse aplicativo Roon mencionado por você.

Porém, achei bem caros o valor da assinatura mensal ($99,00 dólares) e vitalícia ($699,00 dólares?). É isso mesmo? Abço[/QUOTE]

Não sei como é seu sistema, mas você pode controlar o Tidal remotamente pelo Bubble UPnP (android) ou mconnect (iOS).

Aqui eu uso um raspberry pi, então uso o Bubble UPnP para tocar o Tidal, ou pra tocar no Marantz no meu sistema multicanal, quando não tinha o HEOS com Tidal, agora o HEOS tem Tidal direto, mas ainda prefiro tocar pelo Bubble pois gosto mais da interface.

[QUOTE username=manepipoca userid=7347462 postid=1321582220]

Não sei como é seu sistema, mas você pode controlar o Tidal remotamente pelo Bubble UPnP (android) ou mconnect (iOS).

Aqui eu uso um raspberry pi, então uso o Bubble UPnP para tocar o Tidal, ou pra tocar no Marantz no meu sistema multicanal, quando não tinha o HEOS com Tidal, agora o HEOS tem Tidal direto, mas ainda prefiro tocar pelo Bubble pois gosto mais da interface.

[/QUOTE]

Obrigado, Thiago. Valeu pela dica. Vou pesquisar sobre esse Bubble UPnP. Abço.