Clube do Tidal

[QUOTE username=Marcello.Machado userid=7349210 postid=1321579977]Boa tarde, colegas!

Sou assinante do Spotify e do Tidal. Gosto muito do Spotify pela facilidade no uso, possibilitando controlar o aplicativo no computador pelo celular, e pela ótima ótima capacidade que o programa tem de sugerir novas música, de acordo com o perfil do usuário. Gosto muito do Tidal também, principalmente por conta da qualidade do áudio em MQA, nitidamente superior ao Spotify em algumas gravações, mas confesso que a dificuldade em controlá-lo de maneira remota é, com certeza para mim, um grande deficiência desse aplicativo. Já busquei várias alternativas para superar essa deficiência do Tidal, mas ainda não encontrei nenhuma alternativa barata ou gratuita que se aproximasse do que o Spotify oferece nesse quesito. 

@Risco, lendo sua mensagem, achei interessante a proposta desse aplicativo Roon mencionado por você.

Porém, achei bem caros o valor da assinatura mensal ($99,00 dólares) e vitalícia ($699,00 dólares?). É isso mesmo? Abço[/QUOTE]

Obs - Apenas uma correção é assinatura anual e não mensal.

Começo dizendo de que uso muito do Roon, e gosto bastante dele. É o meu player do dia a dia. Sou um fã de carterinha. E tem motivos para tal. Resolveu várias das limitações que tinha no meu caso. Trouxe mais praticidade e poderio para a ponta dos meus dedos.

Também preciso concordar de que ele não é barato para um soft, ainda mais com o dólar nas alturas como esta. E que sim existem outras opções similares (na minha opinião não tão boas), que podem substituir de certa forma (mas não com todos recursos) como o Audivarna (https://community.roonlabs.com/t/roon-vs-audirvana-3-5/69957), que custa bem menos, e talvez atenda sua necessidade perfeitamente. Vale a pena conhecer e testar. Aliás ambos são pagos mas pode baixar o demo de 30 dias e ver qual gosta mais e o que vale mais a pena no seu caso e necessidades. Lembrei agora do Plexserver também com outra opção.

Acho que quando vai misturar sua biblioteca de músicas locais (MP#, FLAC, DSD, etc) com as online dos serviços de Streaming, é aonde eles começam a mostrar mais seu valor. Se for apenas usar o streaming, que fique com o App de cada um deles, que esta no preço e não precisa pagar a mais.

Lembrando de que eles vão precisar de um micro servidor para rodar e fazer o seu trabalho. Pode ser qualquer um até um velho. Mas precisa estar ligado na sua rede, aonde estão o som e musicas. Aqui roda em um Intel NUK I7 com SSD e mais um HD externo de qualidade com 6TB de música ligado via USB-C. Outro detalhe importante que precisa entender é que só rodam localmente dentro de sua rede. Não consegue acesso remoto direto por eles quando estiver fora na internet. Acho esta uma das poucas limitações importante que eles ainda não tem, apesar dos usuários pedirem isto no forum da comunidade de usuários do Roon.

Sobre o valor, certa vez li um comentário neste forum, que faz sentido, pois gasta 2/5 mil dólares em um DAC, 5/10 mil em um integrado, Mais tanto em cabos, mas não quer gastar 600 (quando comprei há quase 2 anos além do dólar mais baixo, o valor dele também era menor). Talvez por que vivemos em um mundo do soft de graça e nos acostumamos a não valoriza-los tanto como o hardware. Os bons app de música todos são pagos. Quer o melhor terá que desembolsar algo. Pode ser uns 100 até uns 700.

Outro argumento que já vi, e que concordo também. é que este investimento que vai fazer, depende muito do seu uso, ou seja, se vai usar todos os dias, por algumas horas, e assim seu uso será intenso, acho que sim vale a pena, mas se é um usuário eventual, que usa pouco tempo, de vez em quanto, então sinceramente acho que não vale a pena não. 

Por fim se desejar baixar e testar, deixo aqui um link de uma promoção especial em que pode baixar o app, instalar e usar não apenas pelo 30 dias normais, mas sim por mais 30, totalizando 60 dias gratuitos em:

https://roonlabs.com/r/lqomfcSixU696CqwVySY8A

Eu acho caro um software por 600usd ainda mais qdo se compra um Bluesound Node 2i por 549!

Nao usei os softwares pra opinar, mas com o App do BluOS do Bluesound consigo ter acesso a todos os serviços de streaming junto das minhas músicas em FLAC, tudo em rede.

Está acontecendo algo estranho no TIDAL!!!

Mando tocar uma música em qualidade HIFI e o player está executando como MASTER. Observem na foto o nome da música que está sendo executada, na cor verde, embaixo a barra de progressão do player na cor amarela e o símbolo “Master” ao lado:

IMG_20201115_163010.jpg 

Sinceramente,

Não estou gostando muito desse lance do TIDAL transformar todos os arquivos em MASTER!! Algumas músicas estão ficando com volume mais baixo.

Vou esperar mais um pouco e ver, se não ficar do meu agrado vou cancelar e migrar para outro serviço de streaming. Ou fazer uso do Deezer que tenho de graça uma assinatura Premium. Talvez este tenha melhorado um pouco a qualidade, que era bem ruim até pouco mais de 1 ano.

[QUOTE username=Redcruz userid=7351093 postid=1321661672]Sinceramente,

Não estou gostando muito desse lance do TIDAL transformar todos os arquivos em MASTER!! Algumas músicas estão ficando com volume mais baixo.

Vou esperar mais um pouco e ver, se não ficar do meu agrado vou cancelar e migrar para outro serviço de streaming. Ou fazer uso do Deezer que tenho de graça uma assinatura Premium. Talvez este tenha melhorado um pouco a qualidade, que era bem ruim até pouco mais de 1 ano.[/QUOTE]

Talvez as versões Master estejam substituindo as Remaster, que tocam bem alto por sinal.

As originais dos anos 70 e 80 são bem mais baixas que as dos anos 90 e 00, incluindo as faixas remasterizadas.

[QUOTE username=guinepal userid=7347200 postid=1321662919]

Talvez as versões Master estejam substituindo as Remaster, que tocam bem alto por sinal.

As originais dos anos 70 e 80 são bem mais baixas que as dos anos 90 e 00, incluindo as faixas remasterizadas.[/QUOTE]

O problema é que algumas músicas que já eram baixas estão ficando ainda mais baixas na versão MASTER.

As versões rermasterizadas já tinham substituído suas correspondentes originas. De primeira eles mantinhas as duas, depois sumiram com as originais. O que para algumas gravações era bom e para outras não.

Estão repetindo o procedimento, até pouco tempo mantinham tanto as versões HIFI quanto as MASTER. Agora estão passando a régua nas versões HIFI ao mesmo tempo em que disponibilizam as versões MASTER.

Minha preferência sempre foi pela versões HIFI, contudo, não vai ter jeito porque daqui a pouco o acervo todo será MASTER.

Alguém usando a playlist Dolby Atmos do Tidal? O que estão achando?

Sou tradicionalista. Música, pra mim, tem que ser ouvida em estéreo. Já passei pelo Dolby Atmos do Tital e também pelo 360, que pretende ser um áudio mais imersivo. Entretanto, acho artificial. Fico com o velho e bom estéreo, com canais bem divididos. Coisa de idoso…Risos.

Dureza mesmo é ouvir música tendo a Sky como fonte de.áudio (ou transporte)!!!

Chega a beirar “tortura” se o sujeito ouvir por muito tempo, o que seria meu caso. ?

No momento é o único meio reprodução possível desde que meu PC morreu. Mas só ouço em caráter emergencial, quando abstinência musical está alta. ?

[QUOTE username=Redcruz userid=7351093 postid=1322143369]Dureza mesmo é ouvir música tendo a Sky como fonte de.áudio (ou transporte)!!!

Chega a beirar “tortura” se o sujeito ouvir por muito tempo, o que seria meu caso. ?

No momento é o único meio reprodução possível desde que meu PC morreu. Mas só ouço em caráter emergencial, quando abstinência musical está alta. ?[/QUOTE]

A sua tv não aceita apps como Tidal ou Spotfy?

[QUOTE username=Celiors userid=7348193 postid=1322191600]

A sua tv não aceita apps como Tidal ou Spotfy?[/QUOTE]

Não aceita, é modelo anterior às TVs Smart.

Esta semana resolvi o problema com meu PC (principal fonte de áudio) e agora tudo voltou ao normal. ?

Pessoal o Tidal fez mudanças  recentemente , agora você escolhe o artista , vai para rádio dele , e tem a opção de qualidade master ou hi-fi , no master escutei vários artistas e notei que a qualidade caiu , parece sem brilho ou falta de altas frequências…

alguém percebeu isso?  abraços 

[QUOTE username=Igor P.S. userid=7545215 postid=1322252435]Pessoal o Tidal fez mudanças  recentemente , agora você escolhe o artista , vai para rádio dele , e tem a opção de qualidade master ou hi-fi , no master escutei vários artistas e notei que a qualidade caiu , parece sem brilho ou falta de altas frequências…

alguém percebeu isso?  abraços 

[/QUOTE]

Já!!! Eu e mais alguns colegas.

Lembro de no antigo Forum (acho que aqui também) ter comentado sobre as versões HIFI serem melhores que as MASTER, que estas estariam capando a dinâmica das músicas em relação à HIFI.

Acho até que mencionei que estava dando preferência às versões HIFI, só que agora o TIDAL está excluindo as versões HIFI que possuem o mesmo exemplar em MASTER. De maneiras que daqui a algum tempo só vai ter versão MASTER.

Red obrigado pela resposta, já configurei pelo hi-fi , mesmo assim fica a desejar , será que a compatibilidade entre os aparelho e plataforma.?  vou fazer um teste coma amazon

abraço e obrigado

[QUOTE username=Igor P.S. userid=7545215 postid=1322260166]Red obrigado pela resposta, já configurei pelo hi-fi , mesmo assim fica a desejar , será que a compatibilidade entre os aparelho e plataforma.?  vou fazer um teste coma amazon

abraço e obrigado[/QUOTE]

Igor,

Não falava da configuração do player, falava do arquivo em si, depois que vira MASTER o “estrago” já está feito, não adianta colocar o player em HIFI.

Outra coisa é desabilitar a normalização de volume, que vem habilitada por padrão e que também contribui sobremaneira para achatamento dinâmica.

[QUOTE username=Redcruz userid=7351093 postid=1322260267]

Igor,

Outra coisa é desabilitar a normalização de volume, que vem habilitada por padrão e que também contribui sobremaneira para achatamento dinâmica.[/QUOTE]

Sim, esta normalização de volume achata tanto no Tidal quanto no Spotify, tem que desabilitar.

obrigado amigos …só para desencargo de consciência testei o amazon e o spotfy , o resultado é o mesmo , tidal com melhor qualidade  !

abracos , Igor

[QUOTE username=Igor P.S. userid=7545215 postid=1322283638]obrigado amigos …só para desencargo de consciência testei o amazon e o spotfy , o resultado é o mesmo , tidal com melhor qualidade  !

abracos , Igor[/QUOTE]

Há tempos atrás eu fiz esse teste, cheguei postar aqui no forum. Entre os 3 citados, o Tidal é superior.

https://forum.htforumbrasil.com.br/post/compara%C3%A7%C3%A3o-entre-amazon-music-unlimited-tidal-hi-fi-e-foobar-asio-flac-11114728?pid=1319642763

Também estou achando os albuns master velados principalmente nas altas frequencias, pq será que estão fazendo isso? 

Tenho uma teoria sobre o motivo (ou os motivos);

Em primeiro lugar porque MQA e o arquivo da moda. Em segundo porque o TIDAL não quer manter todo seu acervo em duas versões (HIFI e MASTER), para reduzir espaço de armazenamento. E por aí vai.

O problema é que apelidaram o MQA de “alta definição” e parece que o mercado aceitou. Só que é um formato de compressão com perdas (chamado carinhosamente de MP3 de luxo). E se tem perdas, o resultado final vai mostrar essas perdas, ainda que sejam poucas.