Clube KEF

A fonte tem suma importância em um bom set. E como o seu DAC tem assinatura mais quente, então deve ter deixado as coisas menos frias/analíticas por aí.

O legal é vc ir testando outras assinaturas. De repetente vc está achando que o som está quente e depois que ouve outro equipamento já pode achar que está neutro ou mais frio. E tem que ir vendo como vc prefere o som. Eu dei as dicas das Pioneer FS52 porque não são caras. E pode colocar no lugar das suas KEF R300. É bom para vc conhecer outro tipo de som. Depois de alguns meses com elas no seu set principal vc troca e volta com as R300. Se não gostar usa elas no set secundário ou vende elas. Eu já fiz isso com vários equipamentos. Desde 2010 quando entrei nesse mundo do estéreo(antes era mais ligado em MC com Receiver 5.1 e sem Integrado)e quando a cotação do dólar era bem mais tranquilo.

A dica que eu dei do integrado Marantz Model 30 é uma boa. Vai ter um som bem mais quente que o Cambridge 851A. Para mi vai ficar melhor com as KEF do que o 851A. Mas isso vai de gosto. Se vc prefere um som mais neutro possível aí pode preferir o Cambridge. Até porque se não me engano vc já teve um Marantz PM-8004 com as KEF R300 e preferiu o Cambridge. Correto?

Eu tentaria as Evoke 10 + um bom Sub. Não iria de Evoke 20. Depois vou ver se acho um vídeo e posto lá no clube da Dynaudio que vai dar para vc ver que as Evoke 20 são mais abafadas. No avsforum muita gente já disse isso. Muitos que fizeram audição das Evoke 10, 20 e 30 não gostaram das 20. Todos preferiram as Evoke 10 e 30.

Zemieck,

Pelo que comentou sobre os médios e pelo que conheço das R300, seria capaz de apostar que suas caixas estão posicionadas próximas da parede traseira. Ganharia ou perderia a aposta?? ?

[QUOTE username=2pacshakur userid=7347757 postid=1326745942]

Com base no seu comentário vou descrever. Todos os equipamentos da eletro tem uma sonoridade muito específica que deixa tudo muito gostoso de se ouvir. São excelentes. Mas isso remete ao casamento do sistema. No meu caso o meu sv238mk tem uma sonoridade bem semelhante porém com bastante pegada nas baixas que as vezes faz falta em algumas linhas da vincent. Por isso que digo que casamento sempre é mais importante. Acho que você está com bom sistema, não precisa entrar na loucura pra fazer upgrade e pode ouvir outras caixas. Recentemente um usuário aqui fez um sidegrade das R300 para as Gold 200 e ficou feliz da vida. Então sim é importante ouvir outras sonoridades. Se puder, ouça as dyn antigas. Acho que você vai gostar. [/QUOTE]

As Dynaudio antigas como as Focus 110 que conheço bem não conseguem chegar nas Evoke 10. Nem as Focus 160 conseguem.

A Dynaudio acertou a mão com essas Evoke 10 e Evoke 30. Para mim são as melhores opções da linha. Mas ainda prefiro as Evoke 10 + um bom Sub selado.

A região do mid range é bem mais aberto, limpo, claro, vivo que as caixas antigas delas. E tem comparação até com as 40s onde o pessoal também acha as 10 e 30 superiores as 40s nesse quesito. Apesar do pessoal dizer que as 40s são mais refinadas.

Se vc pegar uma Evoke 10, 30 e depois for ouvir uma Focus 110, 160 vai parecer que vc está com um tampão nos ouvidos. Hehe!!

Ou se vc sair dessas e for para as Evoke 10/30 vai parecer que tirou um véu das caixas.

As Evoke 20 eu não cito porque quem ouviu e fez comparação disseram que não gostaram. Tem o som mais abafado que as 10 e 30.

E vejam,

Desde que ouvi as R300 digo que, para quem seja considera fria, o usuário teria que se esforçar muito parra conseguir isso.

Considero naturalmente fria a linha Gold da MA (não sei a 5G). O que pode ser amenizado ou revertido com eletrônica adequada e/ou ajustes certos.

Sim Batman, já tive um PM 8004, gostava bastante dele, mas acabei gostando um pouco mais do Cambridge, pois me pareceu ter um som mais refinado que o Marantz.

Vou verificar esse Marantz Model 30 que você indicou. Estou de olho também no Sunrise V8. Parece ter as características que gosto além de não ter que se preocupar com a questão da voltagem.

O Red postou um vídeo comparativo com algumas books. É complicado avaliar por vídeo mas deu para perceber que a Evoke 20 é meio abafada mesmo, mas eu só concluiria isso definitivamente se tivesse a oportunidade de ouvir ao vivo.

[QUOTE username=Redcruz userid=7351093 postid=1326746345]

Zemieck,

Pelo que comentou sobre os médios e pelo que conheço das R300, seria capaz de apostar que suas caixas estão posicionadas próximas da parede traseira. Ganharia ou perderia a aposta?? Ã°Å¸ËœÆ’[/QUOTE]

Ganhou rsrs. Eu coloquei elas distantes da parede o máximo que pude, mas a sala é pequena, e ainda é stereo junto com multicanal, fico sem muito espaço para manobra, então elas acabam ficando próximas à parede, não tem jeito.

Eu imagino sobre o que você está falando. Certa vez trouxe as caixas bem para frente, em uma posição impossível de ficarem, só para testar, e até a patroa veio comentar que o som estava muito “doce” ali naquela posição.

[QUOTE username=Redcruz userid=7351093 postid=1326746394]E vejam,

Desde que ouvi as R300 digo que, para quem seja considera fria, o usuário teria que se esforçar muito parra conseguir isso.

Considero naturalmente fria a linha Gold da MA (não sei a 5G). O que pode ser amenizado ou revertido com eletrônica adequada e/ou ajustes certos.[/QUOTE]

Concordo plenamente que as R300 não tem nada de fria. Elas são caixas do neutro para warm dependendo do que você compara. Existem caixas mais abertas nos agudos, porém o equilíbrio tonal delas é muito bom. Eu fiz upgrade pras R700 simplesmente por querer uma torre na minha sala e por quw algumas das opções que tentei deram errado nas negociações, uma delas apenas por o usuário não querer mandar pra sp de Natal, mas se um dia puder vou lá e busco elas. No mais concordo quw seja importante ouvir outras assinaturas, e as dynaudio das linhas de entradas costumam ser apagadas mesmo. Por isso que a linha R tem um ótimo cxb e eh difícil fazer up delas. Não digo que são as melhores caixas dk mundo, mas em uma faixa de valor elas se sobressaem pela entrega. 

[QUOTE username=zemieck userid=7347557 postid=1326747024]

Ganhou rsrs. Eu coloquei elas distantes da parede o máximo que pude, mas a sala é pequena, e ainda é stereo junto com multicanal, fico sem muito espaço para manobra, então elas acabam ficando próximas à parede, não tem jeito.[/QUOTE]

Como diria Chapolin: ‘‘suspeitei desde o princípio’’. ?

Quando próximas da parede traseira a região mediana tende a ser projetada para frente, o palco idem. Algumas caixas são mais tolerantes com a parede, a R300 não, sobretudo porque, se não estou enganado, o drive de médio não fica num compartimento selado, tem saída pelo duto traseiro.

Lembro de um colega nosso que tinhas as R300 em pedestal, daí podia manter certa distância da parede traseira. Quando mudou de sala não pôde usar os pedestais, teve que colocar as caixas no rack, consequentemente próximas da parede. A região mediana foi fortemente projetada para frente.

[QUOTE username=Redcruz userid=7351093 postid=1326724977]

Neste vídeo tem um comparativo entre algumas books, dentre elas estão a KEF R3 (substituta da R300) e a Evoke 20.

O momento exato quando inicia cada caixa está abaixo nos comentários do vídeo, a KEF é a segunda e a Evoke é a última. Pelo menos dá para ter  uma noção.

https://www.youtube.com/watch?v=e23TRiw-F9E [/QUOTE]

Achei as Dali Rubicon com som mais quente de todas. As B&W as com mais agudos. O que não me agrada nadinha de nada para ouvir gravações que não sejam muito boas. Vai ficar pouco musicais. As KEF(assim como todas que já ouvi)são as mais neutras(e se comparado com as Dali podem parecer mais analíticas/frias). As Evoke as com som mais abafado, morto e apagado. Mas devem perdoar muito bem gravações não muito boas. A assinatura achei que fica bem no meio entre as Dali Rubicon e as KEF. Mais para o lado das Dali. As Souns Faber Sonetto 2 foram as que mais me agradaram. Tem a assinatura morna(não tão quente como as Dali)e com mais dinâmica que as Dynaudio.

Faltou o Italiano dono do canal ter incluído as MA Gold 100 5G que o pessoal fala que tem assinatura mais quente parecido com as SF Sonetto. Mas essas só chegaram para ele depois que o teste já tinha sido realizado.

O meu Top 5 ficaria o seguinte:

1º SF Sonetto 

2º Dali Rubicon

3º Dynaudio Evoke

4º KEF R

5º B&W

OBS: Se fossem as Evoke 10 eu colocaria elas em segundo lugar. Principalmente se for usar um Sub junto. 

No mais está aí o resumo do dono do canal que ouviu todas elas pessoalmente/ao vivo.

Now It’s my turn! ;-) These are my preferences:

1. SF Sonetto 2: with these speakers I can feel the “soul” we are looking for. Concrete, dynamic, full-bodied, in a word: exciting. Even with low quality material

2. Dynaudio Evoke 20: they may seem muffled and closed-in at first listen. But in reality they have a quite sophisticated tonal balance. Insightful and “old school” at the same time. I love them. Not the last word in dynamic. Fantastic for prolongued listening

3. And 4. A TIE. Dali Rubicon 2 and KEF R3: they are quite different and very talented yet. Dalis are easy listening speakers, immediately captivating. They give to music an extra-life and a pleasant clarity. KEFs are rigorous, no special effects but an involving musicality and weight. And (as someone of you noted) the widest soundstage of all

5. B&W 705 S2: the good and bad of B&W is this: they absolutely shine with excellent recordings but they are totally unforgiving of poor recordings. If music is hard and edgy, they become in a while overly hard and edgy. Listening could turn into fatigue., unless you are a “wild” open-sounding lover. Ciao a tutti :wink:

No mais elas são todas concorrentes. Isso também vale para as torres.

KEF R5 VS Dynaudio Evoke 30 VS Dali Rubicon 6 VS Sonus Faber Soneto 3 VS B&W 703S2.

Também achei que as Dynaudio Evoke 10 são muuito mais fáceis de empurrarem que as KEF R300. E o mesmo parece acontecer com as KEF RX. Pois já vi comparação entre as Evoke 10, 30, as Contour 20 e KEF R3 e R5. E as KEFS foram as mais difíceis de serem empurradas. O mesmo vale para as KEF LS50 Meta.

É preciso considerar que a Evoke está parecendo abafada naquele sistema e naquela condição do vídeo.

Ao que parece foi a mesma condição para todas, Isso é bom apenas para termos ideia do timbre de umas em relação às outras. Também sugere que o ajuste do sistema para uma caixas não deverá ser o mesmo para as outras.

A Evoke não vai tocar abafada necessariamente em todos os sistemas. Pode-se dizer, por exemplo, que um sistema acertado para uma Evoke não deverá tocar bem uma B&W, ou vice-versa.

[QUOTE username=Redcruz userid=7351093 postid=1326747183]

Como diria Chapolin: ‘‘suspeitei desde o princípio’’. ðŸ˜ƒ

Quando próximas da parede traseira a região mediana tende a ser projetada para frente, o palco idem. Algumas caixas são mais tolerantes com a parede, a R300 não, sobretudo porque, se não estou enganado, o drive de médio não fica num compartimento selado, tem saída pelo duto traseiro.

Lembro de um colega nosso que tinhas as R300 em pedestal, daí podia manter certa distância da parede traseira. Quando mudou de sala não pôde usar os pedestais, teve que colocar as caixas no rack, consequentemente próximas da parede. A região mediana foi fortemente projetada para frente.[/QUOTE]

Essas caixas definitivamente não foram feitas para ficaram muito próximas de paredes, pelo menos na maioria das salas, imagino. Não só os médios, os graves ficam enormemente prejudicados. Você chega a pensar que a caixa é boomy e o grave extremamente lento. Eu utilizei assim um tempo por questão de espaço, mas foi chegá-las um pouco à frente e não saíram mais de lá, mesmo com todos os protestos da esposa. Com esse pequeno ajuste, passei a ter graves e médios controlados e saborosos.

Mesmo assim, conforme falei, quando subo o volume um pouco a mais o médio pode chicotear seu tímpano rsrs, mas isso tem influência da sala também.

[QUOTE username=zemieck userid=7347557 postid=1326747844]

Essas caixas definitivamente não foram feitas para ficaram muito próximas de paredes, pelo menos na maioria das salas, imagino. Não só os médios, os graves ficam enormemente prejudicados. Você chega a pensar que a caixa é boomy e o grave extremamente lento. Eu utilizei assim um tempo por questão de espaço, mas foi chegá-las um pouco à frente e não saíram mais de lá, mesmo com todos os protestos da esposa. Com esse pequeno ajuste, passei a ter graves e médios controlados e saborosos.

Mesmo assim, conforme falei, quando subo o volume um pouco a mais o médio pode chicotear seu tímpano rsrs, mas isso tem influência da sala também.[/QUOTE]

Aqui no momento estou usando as r700 a maks ou menos 112cm da parede de trás e 68cm das paredes laterais. Minha sala é um pouco grande cerca de 7x4

[QUOTE username=2pacshakur userid=7347757 postid=1326751112]

Aqui no momento estou usando as r700 a maks ou menos 112cm da parede de trás e 68cm das paredes laterais. Minha sala é um pouco grande cerca de 7x4[/QUOTE]

Excelente! Deve ter um resultado muito bom. Aqui, o máximo de distância que consigo da parede traseira é 35-37cm 🙄, mas podia ser pior.

[QUOTE username=zemieck userid=7347557 postid=1326751923]

Excelente! Deve ter um resultado muito bom. Aqui, o máximo de distância que consigo da parede traseira é 35-37cm 🙄, mas podia ser pior.[/QUOTE]

Acredito que se você pegar as 25 anos elas também não vão render tão bem assim tão próximas das paredes. Pode tentar tapar os dutos das r300 mas quando fiz isso senti os agudos un pouco ríspido e duros. 

[QUOTE username=zemieck userid=7347557 postid=1326751923]

Excelente! Deve ter um resultado muito bom. Aqui, o máximo de distância que consigo da parede traseira é 35-37cm 🙄, mas podia ser pior.[/QUOTE]

Existem caixas que podem se adaptar melhor a esse distanciamento, caixas com sonoridade mais magra. Mudança para Evoke 20 pode não trazer nenhum benefício nesse aspecto, talvez possa até trazer um cenário de piora.

[QUOTE username=Redcruz userid=7351093 postid=1326752368]

Existem caixas que podem se adaptar melhor a esse distanciamento, caixas com sonoridade mais magra. Mudança para Evoke 20 pode não trazer nenhum benefício nesse aspecto, talvez possa até trazer um cenário de piora.[/QUOTE]

Para ele as Evoke 10 + Sub seria perfeito. As Evoke 10 vc pode deixar bem próximo das paredes. Igual as Pioneer FS52. Muito boa essas caixas para quem não pode deixar a mais de 30cm das paredes de fundo e laterais.

Mas ainda recomendo ele providenciar um par das FS52 para ele ter mais experiência e conhecer mais um tipo de assinatura. 

Eu tenho vontade de ouvir as novas Unifi Reference. Tem uns Reviews muito positivos delas. Mas agora custam mil dólares. As Uni FI 1.0 e 2.0 custavam no máximo U$600 dólares. 

Eu gosto de mais do projetista Andrew Jhones. Aliás ele já trabalhou na KEF.

Olha aí alguns Reviews dessas caixas que acabaram de sair do forno. Lançamento fresquinho. 

https://www.youtube.com/watch?v=sdlHaksg9tY

https://www.youtube.com/watch?v=24ijgKemSPM

https://www.youtube.com/watch?v=PqdoBxp1naI

Respondendo aos colegas 2pacshakur e Red, quando as caixas ficavam mais próximas da parede ainda, cheguei a utilizar a espuma, mas não gostei, acho que as frequências perderam qualidade, inclusive o grave.

Na situação atual, eu posso dizer que estou bastante satisfeito com o resultado. A questão dos médios que citei só ocorre em volume que não é meu normal de audição. O up não seria para “corrigir” algo, mas para ter algo diferente, uma mudança, mas pensando bem, nessa salinha, mais que a R300 é jogar dinheiro e expectativa fora. Teria que fazer up de sala. Inclusive estava quase certo de mudar de casa esse ano, mas em função do mundo ter virado de cabeça para baixo, tive que repensar o planejamento.

No final das contas, posso ouvir música no meu sistema atual ainda por muitos anos e continuarei satisfeito.

Muito bom esse canal. Ele está fazendo mais um grupo de testes. No final desse mês deve vir com a conclusão sobre esse teste onde tivemos 10 caixas de até 1.200 Libras testadas.

Aí vai os vídeos onde tem as KSF LS50.

https://www.youtube.com/watch?v=csnpWfmDmAo

https://www.youtube.com/watch?v=tW-Mgk3vck4

https://www.youtube.com/watch?v=8pIUAbu4ioY&t=6s

https://www.youtube.com/watch?v=cXrd7eVSC1Y

Boa tarde a todos!

Tenho um par de KEF Q300 adquirido no antigo HTF.

Nas primeiras audições, não gostei do resultado delas com um Cambridge 840A v2. Som velado, com médios apagados. Em alguns CDs a voz dos cantores sumia de tal forma que eu achava que tinha algum defeito no set (inclusive me precipitei em comentários negativos sobre as caixas). Trocando para o sistema B de caixas, onde tinha conectado um par de Gradiente Master 100, a voz aparecia novamente. Depois de ouvir as Q300 ligadas ao velho Gradiente M246, sem mudar mais nada no sistema, vendi o Cambridge.

Cheguei à conclusão de que meus ouvidos gostam mesmo é de eletrônica antiga e Investi em pré+power ADCOM, um power SAE de 50W/canal e, mais recentemente uma PA 400 Cygnus, todos originais de fábrica e, me impressionei com a qualidade do som da SAE nas caixas KEF, casamento que me fez ouvir novamente vários CDs esquecidos na prateleira e redescobri-los. Me impressionou também o detalhamento de médios e agudos da PA400 nas KEF, mas o grave deixou a desejar.

Pra ouvir rock e blues prefiro as Master 100, prq o médio das guitarras pula pra fora delas com muito mais força do que nas KEF e, se chegarem a incomodar (e as vezes incomodam de tão fortes, em volumes mais altos), tenho a opção de atenuar na própria caixa. Mas pra música clássica, progressivo etc as Q300 mostram muito mais.

Depois de muita experimentação e trocas disso e daquilo, hoje gosto mesmo é de ouvir as duas tocando juntas. Se completam de uma forma agradável aqui no meu espaço (gosto da pressão sonora e médios das Master 100 junto com o detalhamento e a precisão das Q300). O problema a resolver agora é a proximidade da parede do fundo. Como os colegas relataram sobre a R300, sinto o mesmo aqui com o grave das KEF crescendo demais com som mais alto e causando reverberação, mesmo com sua saída de ar sendo na frente da caixa. Hj não consigo deixá-las a mais de 23,0cm da parede.

Próximo projeto é experimentar um integrado Sansui de pelo menos 40 anos com as KEF. Se tudo correr nos conformes, até o fim do ano comento a experiência por aqui.