[QUOTE username=Wilton userid=7347005 postid=1325308498]
Pois é…
A maior parte das minhas caixas foram torres, mesmo em ambiente menor do que o atual.
A experiência com as R300 está sendo muito mais positiva do que com as as Silver 8, que são torres de 3 vias, com dois woofers…
As Silver são excelentes caixas. Mais alinhadas com meu gosto, do que as Klipsch que as antecederam.
Mas a R trouxe uma clareza, resolução e formação de palco que nunca tive no sistema.
Mas no final das contas, indo contra as “regras sagradas”, torres PODEM ser caixas mais fáceis de utilizar.
Principalmente se sua sala for de uso misto e cheia de outros artefatos.
Pode parecer contraditório, mas numa sala irregular como a minha, tirar tudo de qualquer caixa não é tarefa fácil.
Ainda mais de books, que são fisicamente limitadas.
Logo, uma caixa que entregue “mais de tudo” pode ser a solução.
Projetos…[/QUOTE]
Agradeço as palavras e contribuições de todos.
Muitos pontos levantados, não sei se conseguirei abordar todos, mas vamos lá.
Como sempre enfatizei, o Musical Fidelity trouxe ganhos em todos os aspectos. E com a assinatura dele, concordo sim @Wilton, que as características/defeitos das gravações ficam mais muito evidentes.
Também concordo que as mudanças no posicionamento trazem sonoridades diferentes. Tentei algumas, mas no novo ambiente, para mim, no meu gosto, preciso de um grave a mais.
O ambiente aqui é grande, desigual e sem tratamento. A minha ideia nessa “aventura” é, justamente, neste último ponto levantado pelo @Wilton: as torres que comentei, acredito que elas podem entregar esse “mais de tudo” comentado. Quando utilizei a marca, usava um pré sem controles tonais e as caixas me ofereciam o punch a que me refiro. Tudo bem que eram da série 7, mas acredito, pelas minhas experiências com B&W, que a assinatura da marca, por ser bem diferente das KEF, possa me oferecer aquilo que procuro.
Ademais, não quero gastar dinheiro com esse teste. A série 7, como o @2pacshakur disse, são ótimas caixas, mas para mim tem 2 defeitos: estão muito caras e possuem um defeito crítico de ressecamento da borracha do tweeter que a B&W não produz mais. Confesso que esses defeitos, quando ocorrem em minhas caixas, incomodam demais. Prefiro não correr o risco.
Acho que vou conseguir experimentar as B&W que comentei daqui uns dias. Se der certo, dou retorno.
Bom domingo a todos.