Dicas de Compras no AliExpress

[QUOTE username=guinepal userid=7347200 postid=1319651687]

Sofre sim, a receita age como quiser, se eles suspeitam que apesar de ser PF é para fins comerciais, taxam mesmo.[/QUOTE]

Exato. Tem décadas a receita não respeita envios de pessoa física para PF abaixo de 50 dólares. Podem arbitrar o que quiserem…

Pura loteria e para reclamar é um tormento - compre contanto em pagar o dobro ou não receber.

Boa noite!

Voltando

Formei parceria com a Aoshida (https://www.aliexpress.com/store/1140113?spm=a2g0s.9042311.0.0.61aab90aUfFclk) e a Hifi College Store (https://www.aliexpress.com/store/1264787?spm=a2g0s.9042311.0.0.2742b90akt2Kk9). Na Aoshida, antes de fechar a compra, chama o vendedor nos contatos e fala que é amigo do cecelo01, de cara ganha 10% de desconto. Na Hifi, ainda estou vendo como vou proceder. Abçs.

Más nada disso evita a RF taxar e ainda tem ausência total de garantia.

Na minha experiência como comprador da AliE, um dos principais determinantes para você ter que pagar ou não taxa de importação é a forma como o vendedor envia. Não falo do tipo de frete em si (apesar que DHL e EMS sempre vão implicar em taxa, e ICMS também até), mas mais especificamente se ele se descreve como uma pessoa física e coloca uma descrição “discreta” e valor minimamente condizente com o peso e valor aparente do pacote.

Ex: Uma embalagem podre e zoada, com descrição e valores declarados razoáveis vai passar sem taxa. Um pacote grande, bem embalado, pesado, dizendo que o valor é exatamente US$ 50… praticamente pede para ser taxado. E os marcados como “gift” ou “comercial sample” então? É muito amadorismo. Se o vendedor tem bom senso e o mínimo de experiência com envios para o Brasil o produto tem boas chances de passar.

De minha parte, tento diminuir a incerteza dando preferência a produtos que tem reviews de brazucas relatando experiência positiva. É quase um certificado de competência de envio e tem funcionado bem pra mim.

Ah é… isso é sempre bom ter em mente. Ao comprar na China vc está meio que desistindo de garantia. Não porque ela não exista de fato, mas pela dificuldade e custo de enviar de volta o produto com problema. Felizmente é raro de acontecer, mas achar que não acontece é se iludir.

1 curtida

[QUOTE username=Fabiano G. Souza  fgsouza userid=7348060 postid=1319656096]

Exato. Tem décadas a receita não respeita envios de pessoa física para PF abaixo de 50 dólares. Podem arbitrar o que quiserem…[/QUOTE]

Não é bem assim. Caso a encomenda em si tenha alguma denúncia, cheiro forte de tóxico ou seu cpf esteja na lista amarela dentre outras suspeitas, ou seja, algo que de motivos para o fiscal desconfiar, aí sim ele é soberano na aduana para arbitrar o valor e mesmo assim depois de pesquisar o preço médio em sites de vendas, para depois taxar em 60% sobre o valor arbitrado.

Boa noite! Eu criei esse tópico. Leia o meu primeiro post, lá explico tudo. Óbvio que vc sofre o risco de ser taxado, entretanto, tomando as devidas precauções por eu relatadas, fica muito difícil de acontecer. Compro no Ali há anos, inclusive produtos caros como vários dacs que já comprei, e nunca fui taxado. Com relação a ausência de garantia, o grande problema desde que vc compre de bons vendedores é o fato de fazer a mercadoria retornar. Mas está no jogo do risco. Ou vc arrisca e tem acesso a vários equipamentos excelentes e modernos, ou fica na idade da pedra. Estou me referindo ao nosso hobby. Infelizmente não tem outra solução. Sempre ressaltando que a relação custo benefício compensa e muito.?

Repetindo:

Dicas sobre o aliexpress para compras via Brasil sem ser taxado pela receita ou pagar o tarifamento postal

Link: https://pt.aliexpress.com/

Comprar no ali é uma ótima opção de compra, entretanto devemos tomar alguns cuidados.

.
O interessante é que antes de efetuar a compra vc entre em contato com o vendedor para saber todas as informações pertinentes ao produto. Se o vendedor pode colocar o valor da mercadoria entre 10,00 U$ e 49,00 U$ (O decreto que está valendo é o atual que limita em 49,99 U$ o valor pra vc não ser taxado pela receita, o decreto-lei 1.804 de 1980 NÃO ESTÁ VALENDO, CUIDADO!). A multa de 100% ACABOU, agora a taxação se dá em 60% sobre o valor declarado na embalagem da mercadoria.
. Pedir ao vendedor que não especifique marca/modelo do produto na embalagem, apenas um nome genérico. Exemplo, ao invés de colocar Watch Invicta, colocar somente watch. 
. O interessante é que antes de efetuar a compra, vc direcione a compra para o seu carrinho de compras.
. Na opção moeda, marque a opção em U$ (dolar americano) já que o cartão requerido tem que ser internacional. Em Real costuma dar um “bug” e o tempo acaba expirando. CONSERTADO, pode deixar em reais.
. LOCAL DE ENVIO > CHINA
. Marque ENVIAR para o BRASIL
. Marque a tradução em língua portuguesa
.Importante informar o CPF
. Tipos de frete, aqui uma das etapas mais importante para não se pagar a tarifa postal de R$15,00 reais. NUNCA marque a opção de frete “China Post Registered Air Mail” essa empresa mantém convênio com os correios do Brasil e recebe a inicial do código em “R”. Por esse tipo de frete, toda vez será cobrado o valor da tarifa postal que é de R$15,00 reais e ainda por cima o tempo de entrega é mais alongado do que o normal.
. As melhores opções de fretamento postal são o “AliExpress Standard Shipping”, “ePacket”, “EMS” e “Cingapura Post”. Estes, recebem a inicial do código postal em “L” e a tarifa postal NÃO será COBRADA.
. Com relação a tributação do imposto de importação, o decreto que 
NÃO está valendo é o que está descrito logo abaixo:

“Decreto-Lei 1.804, 3 de setembro de 1980. O Decreto-Lei prevê a isenção de imposto para remessas internacionais de até US$ 100 (cem dólares americanos), ou o equivalente em outras moedas, desde que o destinatário seja pessoa física”.

A caracterização de pessoa física, se dá na hora em que vc informa o seu CPF no pagamento via cartão internacional de crédito.

Com relação as compras, é muito importante que vc leia as AVALIAÇÕES, de preferência aquelas com fotos postadas e com no mínimo 4.5 estrelas de avaliação positiva.

Tomando esses cuidados, suas encomendas vão chegar com o tempo médio variando de 30 a 40 dias.

DICA: No campo “CONTATO VENDEDOR” vc poderá combinar com o VENDEDOR um valor (arbitrado) abaixo dos 49,99 U$ para efeitos de taxação/tributação. Entretanto nesses casos, evite contratar os serviços postais das empresas como UPS, DHL, FEDEX, dentre outras. Essas empresas costumam informar os valores exatos para efeito de tributação acima dos 49,99 U$. O interessante é manter os serviços do 
“AliExpress Standard Shipping”, “ePacket”, “EMS” e “Cingapura Post”, pois esses não informam

Bons vendedores que já comprei e não tive problemas, inclusive com valores variando entre R$1.000,00 e R$2.500,00 reais e que não fui taxado e nem paguei tarifamento postal.

. HIFI amplifier spare parts center Store
. Aoshida-HIFI Audio Store > atendimento on line, comprei o SMSL M500. O Junior tb comprou com eles.
. HIFI College Store > Comprei com eles o Topping DX3 Pro Ldac V.2 + a fonte P50
. Shop4884192 Store
.  Xangsane audio cable Store
.  NiceHCK Audio Store
. SA Audio Store
. Shenzhenaudio Store
. Defean Official Store > Pads de qualidade
. POYATU Official Store >    “”             “”"

[QUOTE username=CECELO userid=7600351 postid=1322095365]Ou vc arrisca e tem acesso a vários equipamentos excelentes e modernos, ou fica na idade da pedra.

[/QUOTE]

Ou pior… acaba comprando usado (as vezes bastante usado) de alguém aqui no Brasil pagando mais caro do que um novo, heh.

Eu sempre conto que vou ser taxado, mas até hoje nada. Das compras que eu consegui consultar no portal de importações no Correios foram 13. Uma delas eu precisei pagar a taxa de entrega de 15 reais. Tirando isso nada foi taxado ainda. Cheguei a comprar caixas maiores, como do SHP9500 e um Takstar Pro 82 (sem a maleta) que eram mais ou menos do mesmo tamanho. Agora peguei um Hifiman He400se e até amanhã vou saber se vou ser taxado.

Compras no exterior são sempre uma loteria. Em 2019, arrematei um par de caixas Definitive  Technology no eBay e elas chegaram em duas semanas, sem taxação. Meses depois, comprei cabos tellurium para meu set, e eles sumiram, foram extraviados já no Brasil. Agora, quando quero comprar algo, economizo até ter o dinheiro e compro na Amazon. Frete pela DHL e imposto pago no ato. Fiz isso com alguns cabos e, agora, com um Dac iFi. Compro menos, controlo os gastos e tenho segurança de receber o produto.

[QUOTE username=CECELO userid=7600351 postid=1322095312]

Não é bem assim. Caso a encomenda em si tenha alguma denúncia, cheiro forte de tóxico ou seu cpf esteja na lista amarela dentre outras suspeitas, ou seja, algo que de motivos para o fiscal desconfiar, aí sim ele é soberano na aduana para arbitrar o valor e mesmo assim depois de pesquisar o preço médio em sites de vendas, para depois taxar em 60% sobre o valor arbitrado.[/QUOTE]

Sempre é soberano. Não precisa de cheiro, lista amarela, ou qualquer suspeita.   Compro no exterior tem décadas.  O fiscal pode até pesquisar preço mas ele pode arbitrar o que ele decidir.

Sempre tem casos de envios de pessoa física (americana, por exemplo) para pessoa física (Brasil) abaixo de 50 dóalres, declarado usado e o fiscal taxa quando quiser.  Basta ele “suspeitar” que não é uma

envio real entre pessoas físicas, não precisa de prova alguma.

Veja bem, estou falando do que é feito na prática, não do que a lei pemite. Estamos no Brasil.

[QUOTE username=Fabiano G. Souza  fgsouza userid=7348060 postid=1322098909]

Sempre é soberano. Não precisa de cheiro, lista amarela, ou qualquer suspeita.   Compro no exterior tem décadas.  O fiscal pode até pesquisar preço mas ele pode arbitrar o que ele decidir.

Sempre tem casos de envios de pessoa física (americana, por exemplo) para pessoa física (Brasil) abaixo de 50 dóalres, declarado usado e o fiscal taxa quando quiser.  Basta ele “suspeitar” que não é uma

envio real entre pessoas físicas, não precisa de prova alguma.

Veja bem, estou falando do que é feito na prática, não do que a lei pemite. Estamos no Brasil.[/QUOTE]

Em uma das minhas atividades (funcionário público) trabalhamos em conjunto. Abçs.

Tranquilo @CECELO. Estou falando das minhas experiências e observações como “importador”, não tenho informação direta interna.

[QUOTE username=Fabiano G. Souza  fgsouza userid=7348060 postid=1322101005]Tranquilo @CECELO. Estou falando das minhas experiências e observações como “importador”, não tenho informação direta interna.[/QUOTE] 

Sem problemas meu amigo👍

Tb não posso entrar em detalhes. Só posso dizer que na atual gestão, o foco é nas drogas, armas e importadores grandes de um estado da união.

Um dos piores métodos de envio é o Seller’s shipping method que muitas vezes está na descrição que o envio será por AliExpress Standard Shipping, mas quando é enviado vem um código SY da Sypost e que é um método mais barato e que não tem rastreio quando chega no Brasil, nem antes é rastreável pelo próprio site AliExpress.

E portanto sendo ou não drogas, vai abrir, vai olhar e se o declarado não combinar com o achado, vai taxar…

Só passa a ser rastreado quando entra no Brasil.

E mais… tem um detalhe que não vejo ninguém comentando: Se o declarado não combinar com o encontrado, você, além de ter que pagar o imposto ainda é passível de pagar multa de 100% sobre a diferença do valor declarado e o valor arbitrado. Sim, isso existe e acontece. Não aconteceu comigo mas um conhecido meu.

Se escolher não receber o pacote por conta do imposto+multa, o seu pacote é passível de “perdimento” e neste caso obviamente o vendedor não vai te reembolsar.

Bom dia pessoal,.

Sou assíduo comprador do Aliexpress e de uns dois anos para cá, nada abaixo de US$ 100,00 foi taxado!

Portanto, se sua compra está abaixo desse valor, fique sossegado pois vai chegar na porta de sua casa sem nenhum custo extra.

O tempo de entrega também reduziu muito, não sendo raros ficar um pouco menos de 2 semanas e o normal até 1 mês.