Música erudita

Prezados,

Espero poder discutir e mostrar os períodos, estilos, formas e interpretações, mostrar novos e antigos compositores e intérpretes. Sintam-se à vontade para perguntar como e onde começar, se você tem curiosidade …

Meu cérebro aprecia as composições do período Barroco, em especial quando o cravo atua, causa-me uma enormidade de estímulos cerebrais, assim como os músculos precisam de exercício, meu cérebro precisa de música erudita, livros e xadrez.

Fábio,

Me parece que o período barroco ten muito mais apreciadores que se possa imaginar.

Creio que até o final do século 19 existe um certo consenso mas eu aprendi a gostar

da música do século 20, para mim é algo muito estimulante e prazeroso. Você já

experimentou? O que você ouviu e gostou e o que não gostou?

Ontem aconteceu um encontro “live” onde foram apresentadas músicas para “testar” um sistema de audio e, num dado momento discutimos alguma coisa sobre música erudita. Alguns testemunhos mostraram a dificuldade do pessoal em escolher e até ter paciência par ouvir música erudita. O André me perguntou se havia um roteiro de aprendizado para a apreciação de música erudita. Aproveitando este tópico, podemos conversar sobre isso e as experiências do pessoal com a música erudita, dita “clássica”.

Sabe-se que a peça mais vendida e, suponho mais ouvida, é “As quatro estações” de Vivaldi. Essa peça seria um bom começo pois é uma música alegre, simples de perceber sua “construção” e “curta”. Existem centenas de gravações e vocês podem as encontrar, gratuitamente, no Youtube. É claro que a qualidade de som varia mas o que espero trata aqui é estabelecer um método de apreciação da música erudita. 

Mas voltando à Quatro Estações, é sempre uma boa prática saber algo do compositor e das condições da época em que ele viveu pois, historicamente, a música é classificada em períodos. E, como o Vivaldo viveu entre 1878 e 1741, ele se enquadro no período barroco. Sabemos que a produção musical dele fou extensa, tendo produzido mais de 500 concertos para vários tipos de instrumentos bem como óperas e música sacra (ele era padre). Se você gostou das Quatro Estações vale a pena explorar um pouco mais da sua obra, podemos passar anos ouvindo só Vivaldi.

Se você quiser se situar histericamente, o portal de música erudita da WIKIPEDIA é uma ótima referencia:

https://en.wikipedia.org/wiki/Portal:Classical_music

Uma sugestão é ouvir pelo menos um compositor de cada período para ir, aos pouco, entendendo como aconteceu a evolução da música.

Posso sugerir:

Periodo medieval:

peças de canto gregoriano (  https://youtu.be/kK5AohCMX0U )

e peças “profanas” (  https://youtu.be/NNFcEGPr-5k )

Neste período, devido ao obscurantismo reinante, não havia a prática de escrever música que não fosse música sacra

e não lembro de que os compositores fossem sequer nominados. 

Periodo renascentista:

pecas instrumentais de compositores anônimos:  https://youtu.be/2gO1v2GPMFk

Palestrina (Giovan Perluigi da Palestrina) :  https://youtu.be/VBEwP95zNGk

Periodo barroco:

Além de Vivaldi eu citaria:

Claudio Monteverdi

Arcangelo Corelli

Henry Purcell

Alessandro Scarlatti

George Frederich Haendel

e, é claro, aquele que estabeleceu a música com oestamos “acostumados”, o grande Johan Sebastian BACH

Periodo clássico

Mozart é o compositor classico por excelencia seguido de Haydn.

Beethoven é a transição do periodo classico para o periodo romântico ( Beethoven é inprescindível, ao lado de Bach)

Periodo romântico

Chopin

Meldelssohn

Beethoven 

Tchaikovsky

Wagner (que foi quem fez a transição do romantismo para a música do século 20)

Rachmaninoff

Música do século 20

Mahler

Stravinsky

Ravel

Schoenberg

Webern

Alban Berg

Debussy

Bártok

Shostakovsky

Villa-Lobos

Ligeti

Varése

John Cage

Messiaen

Philip Glass

Música contemporânea

John Adams

Philip Glass

Steve Reich

Eliot Carter

Arvo Part

Procurem no Youtube pelo nome dos compositores, tem música para digerir por anos.

Seria legal se vocês colocassem suas impressões e experiencias com esses e outros compositores

tidos como “eruditos”. Lembrem que música erudita é algo que é preciso prestar atenção, são peças

densas e que exigem a sua atenção, muitas vezes é preciso ouvir a obra diversas vezes para entender

o que o compositor quer dizer. A partir do século 20, existem muitas peças que são extremamente

dissonantes pois foi a periodo em que se questionou o que era música. Mais uma vez procurem o

contexto hostórico de cada compositor e sua produção.

Boas audições!!!

@Wandique  excelente !  Eu sou novato na erudita, inclusive comprei um livro o “Livro da Musica Classica” da Globo, traduçã da DK para entender os períodos.

Vamos ver se o pessoal anima, quem sabe faremos uma live sobre o tema ?

Esqueci de falar mas herdei de meu sogro uma bela colção de 300 CDs clássicos, a a maioria da Deutsche Grammophon , Naxos e Sony, alguns boxes. Coisa interessante…

Eu escuto música clássica desde meus 20 anos …

Pelo que lembro o gosto foi despertado pelas versões do Waldo de Los Rios considerado um herege pelos puristas …

Mas não sou um erudito, a falta das informações das contracapas com o fim do vinil contribuiu para isso …

Apenas gosto de escutar …

Tenho um coleção bem grande entre CDs e vinil …

Tenho andado procurando autores menos evidentes para variar …

No Tidal é só aparecer um nome pouco ou não conhecido que escuto …

A lista do Wandique tem uns 3 que não conheço …

Existem boas surpresas escondidas ai …

Havia muita informação na revista Diapasão mas ela não durou …

Exatamente o vinil com esta capa que ainda tenho …

https://www.youtube.com/watch?v=YXhkNcdjbDY

Também guardo este e outros 3 com muito carinho …

https://www.youtube.com/watch?v=xJmDbdQ_nQY

PaMuJu,

Eu lembro desse sr. Dos Rios. Procure ouvir as composições originais, sem “adaptações”.

Se somente 3 da minha lista você não conhece então você conhece muito de música erudita.

A apreciação de música erudita é algo que acontece em vários níveis de conhecimento da

própria música, eu sou formado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná em flauta

transversal e tive oportunidade de tocar vários anos em orquestras sinfônicas. Pela minha

formação e experiência (é fantástico você estar "dentro"de uma orquestra fazendo música)

a fruição da música é um pouco diferente pois eu sempre estou levando em consideração

a parte técnica da coisa mas a música é para todos, obviamente. A lista de compositores 

que citei acima é para dar um start na apreciação musical para quem nunca ou pouco

ouve música erudita. Você que já conhece pode partir para outros autores que você pode

encontrar no portal de música erudita da Wikipedia. 

A minha coleção não deve ser tão grande como a sua (tenho 1000 LPs e 1500 CDs mais

algumas centenas de DVDs) mas dá para quebrar o galho porém, hoje em dia o Youtube

fornece muita coisa.

Sobre o TIDAL e outros sites de streaming eu não posso te ajudar pois não ouço música

via streaming, eu gosto de possuir a midia física.

Você gosta de Wagner? Todos os anos eu ouço a tetralogia do “Anel do Nibelungos” 

para ficar bem alimentado. É claro que também os quartetos de corda do Beethoven,

ninguém pode dizer que realmente viveu se não os ouvir …

Conte para nós que compositores e suas peças que você curte …

[QUOTE username=Wandique userid=7347621 postid=1324407685]PaMuJu,

Eu lembro desse sr. Dos Rios. Procure ouvir as composições originais, sem “adaptações”.[/QUOTE]

Sr Dos Rios foi bom … ?

Mas ele apenas abriu as portas para mim …

Hoje eu apenas coloco algum de seus discos a tocar por saudosismo de tempos juvenis …

Escuto as obras completas sim …

A partir desse gosto despertado comprei várias coleções da Readers Digest que ainda guardo …

Beethoven, Chopin, Mozart, Tchaikovsky …

Tenho uma coleção de certa de 400 LPs e CDs de vários selos …

O Waldo morreu em 1972 em um acidente automobilística, era argentino e fez sucesso na Espanha …

Isso tudo se não me falha a memória …

Talvez seja um dos hereges pioneiros …

Pouco depois apareceu um Hooked  in Classics da Royal London Philharmonic que achei muito chato …

De lá para cá virei purista com alguns pequenos escorregões para os espetáculos visuais do André Rieu que após 3 ou 4 shows torna-se previsível …

Uma de minhas versões favoritas de todos os tempos é a Nona de Bethoven pela Boston Philharmonic, regida pelo Seiji Osawa …

Como falávamos em despertar o interesse mencionei o Waldo por ter sido através de suas adaptações que iniciei a apreciar a música clássica ainda muito jovem, no início dos anos 70 com 20 e poucos anos …

Conheço sim o Wagner e tenho o Anel dos Nibelungos e DVD …

Detalhe o DVD que tenho e da primeira parte das 4 operas Das Rheingold, O Ouro do Reino …

Com ajuda do Google …?

É o que dá falarmos de assuntos que conhecemos superficialmente …

IMG_20210328_093518_577.jpg 

E esta é a versão que adoro da Nona corrigindo a orquestra … 

É de 1975 …

E já escutei muitas versões, inclusive a celebre do Karajan …

Por isso evito participar de tópicos eruditos …

Eu apenas aprecio o que meus sentidos percebem sem me aprofundar …

IMG_20210328_094719_834.jpg

Paulo,

Já que vc citou regentes para as sinfonias de Beethoven, o meu preferido é o 

Claudio Abbado, a interpretação dele ´mais “macia” … Das sinfonias de Beethoven

prefiro as ímpares, especialmente a sétima que, no seu segundo movimento, mostra

ao universo que só existe um Beethoven. Para você ter ideia como gosto desse Allegretto,

entrei com ele na igreja no dia do eu casamento …

Você gosta do Shostakovich? É meu sinfonista preferido do século 20 … 

Sim gosto do Shostakovich …

Suas sinfonias são grandiosas eu diria …

Creio ter lido tratar-se do maior orquestrador do século passado …

Aprecio muito um SACD que importei com as quinta e nona sinfonias …

Também tenho outras obras dele …

Não creio ter escutado a regência do Abbado para a nona …

Vou procurar escutar …

PaMuJu,

Como vc não se manifestou …

https://youtu.be/YgIrf_zTJco

É interessante perceber as sutilezas das interpretações. Os grandes compositores sempre terão

suas músicas vistas e revistas ao longo dos tempos como sempre tem acontecido. 

Estávamos falando do Shostkovich, dê uma olhada nas interpretações do maestro Valery Gergiev.

São interpretações muito precisas e intensas como Shostakovich quase que “exige”. Gostei muito

dessas interpretações, ele fez todas as sinfonias do Shosta. O que acho engraçado é que ele

rege com um palito de dentes …

[QUOTE username=Wandique userid=7347621 postid=1325426999]PaMuJu,

Como vc não se manifestou …

É interessante perceber as sutilezas das interpretações. Os grandes compositores sempre terão

suas músicas vistas e revistas ao longo dos tempos como sempre tem acontecido. 

Estávamos falando do Shostkovich, dê uma olhada nas interpretações do maestro Valery Gergiev.

São interpretações muito precisas e intensas como Shostakovich quase que “exige”. Gostei muito

dessas interpretações, ele fez todas as sinfonias do Shosta. O que acho engraçado é que ele

rege com um palito de dentes …[/QUOTE]

Desculpe não havia notado sua postagem …

Eu procurei e escutei no Tidal a nona regida por ele …

Excelente …

Mas talvez por ter sido minha primeira audição da Nona continuo apaixonado por esta gravação do Seiji …

Já escutei outras dele que não me agradaram tanto …

Olhando para trás agora me dou conta que devo ter parecido muito chato e pedante para meus amigos lá nos anos 70 de tanto que falei dela chegando a gravar e levar um daqueles gravadores de caixinha para mostrar enquanto outros levavam o “Dark Side Of the Moon” …?

Hoje em dia já não me preocupo em divulgar meus gostos porque noto que as pessoas só tentam ser gentis em escutar e na realidade não se interessam …

Pelo menos não no meio em que vivo …

Sobre o Shostakovich vou procurar sua dica …

Eu tenho regidas pelo Yakov Kreizberg e a Russian National Orchestra …  

Para informação entrou no Tidal muita coisa do selo NAXOS …

Gosto deles para explorar novidades entre os compositores menos conhecidos …

IMG_20210614_191411_531.jpg 

Caros amigos,

alguém pode sugerir uma excelente gravação da 9ª Sinfonia de Beethoven?

Marcos V.

Creio que ainda as versões de 1962 ou a de 1970 do Karajan com a Filarmonica de Berlin são insuperáveis. Se você quiser algo mais “latino” experimente a regência do Claudio Abbado..