Gosto muito da versão do Sir George Solti
A “nona” (que não é a avó) é, na minha opinião, superestimada. Claro que é uma obra magnífica e o compositor nos mostra nos seus movimentos “sem coral” uma nova direção da música que antes nunca ningué concebeu. O último movimento sempre foi idolatrado como o ápice de tudo o que foi feito na música até então. É realmente fabuloso mas eu me deleito MUITO com a sinfonia de número 7, especialmente o “Allegreto”, o segundo movimento. Se eu fosse escolher uma única peça de Beethoven para levar para a ilha deserta, seria o segundo movimento da sétima sinfonia.
Colegas,
Realmente, apesar da nona ser a mais conhecida, a sétima de Beethoven é fantástica. Eu estou iniciando neste mundo. Não tenho lps de música erudita e apenas uma centena de cds, desses 50 são de uma coleção da Teldec, que tem gravações maravilhosas.
Renato
Fui até procurar aqui se tinha alguma gravação da sétima rs
Tem alguma edição pra recomendar?
Bom dia. Não conhecia este tópico. Gosto muito de música erudita e penso aproveitar para aumentar meus conhecimentos através dos vossos comentários e adicionar algumas coisas que acho interessantes.
Dentre os compositores modernos gostaria de adicionar o inglês Benjamin Britten. Ele tem muita coisa interessante e gostaria de salientar uma peça que ele fez que é uma obra muito didática para este universo. Divirtam
Ah sim, o Britten tem peças fantásticas, o “mundo” da música erudita é quase infinito. Outros compositores de século 20 que eu gosto são o Shostakovich, o Penderecki (é uma musica mais “difícil”), o Bártok, o Rachmaninov, o Ligeti, o John Adams, o Sibelius (suas sinfonias sao fantásticas).
Mas respondendo sobre algumas gravações de referência da sétima de Beethoven,
posso apontar:
Carlos Kleiber com a Filarmônica de Viena, gravação de 1975;
Manfred Honeck com a Sinfônica de Pittsburgh, não sei o ano de gravação;
Nikolaus Harnoncourt com a Chamber Orchestra od Europe e,
o próprio Karajan com a Filarmônica de Berlin.
E lá vou eu assinar o (complicado) Apple Music só por causa do Classical de novo rs
Inclusive, diante das peculiaridades da música clássica e da dificuldade em conseguir mídias físicas, o que costumam usar?
Hoje praticamente só escuto musica digital. Todos cds que tenho eu digitalizei. Ainda fico “caçando” cds usados. Fora isso as vezes aparecem arquivos “não oficiais” que conhecidos me cedem.
Eu tenho um fornecedor aqui em Curitiba que, além de ter um acervo de CDs de música cláasica enorme, o que ele não tem ele faz importação. Compro os CDs com ele na SONIC DISCOS. Ele envia para todo o Brasil.
Os discos mais raros eu os copia da Apple Music para minidisc, eu gosto de ter mídia física, sempre, Streamings é como alugar uma casa, ela não é sua.
Porque a Apple Music é complicada? Nunca tive problemas …
Boa dica Wandique. Conheço a Sonic. Morei alguns anos em Curitiba. Vários cds que tenho comprei na cidade. Hoje procuro em loja de usados aqui em São Paulo. Tem menos opções mas os preços são muito bons. Também gosto de midia física, mas a praticidade de ter tudo em hds é muito grande.
Eu já passei da idade de ser prático. Estou aposentado e só quero saber dos meus discos e livros e nada mais …
Nao funciona com meu Bluesound, então me dificulta a usar no som da sala… buga quando uso no carro… me parece pensado apenas para fones de ouvido mesmo.
Apple Music não abre o código para que seja implementada nativamente nos apps de streamer como BluOs, StreamMagic e outros.
Só funciona nativamente no Eversolo pq o app deles é baseado em Android.
Ai tem que recorrer a BT, AirPlay, cabo no Cel, TV, Apple TV.
Uma pena, poderiam ser muito maiores.
Eu utilizo a Apple Music através de um Mac (não tenho telefone celular) e, naturalmente a coisa funciona adequadamente. Não conheço outros streamings mas não creio que sejam melhores ou piores que a Apple Music. Já gravei muita coisa diretamente do Youtube e o a qualidade do som é muito boa.
A questão não é ser pior ou melhor, mas não ter nenhuma interação para facilitar o uso pra quem tem um Bluesound, um WiiM, um Cambridge e outros.
Ai vc fica restrito ao TIDAL ou Qobuz se quiser ouvir sem perdas através do seu streamer.
A ideia é vender, como sempre e não “facilitar” a vida dos possiveis usuarios, vender mais produtos da Apple.
Para quem está iniciando, ou mesmo com alguma experiência, um streamer com Apple Music, Qobuz, etc pode resolver. Gosto de mídia física, mas só vou comprar algo novo se valer muito a pena. Cheguei em um nível de streaming que me deixa satisfeito por conta da praticidade e qualidade do áudio. Aliás, muitas vezes penso em vender o analógico e comprar um produto melhor em streamer. Sei que o que escuto em um LP original e em uma boa gravação de cd dificilmente teria em um streamer. Mas, estou esperando faz 14 meses o conserto do meu Linn Unidisk 1.1.
Renato
Para evitar esses desconfortos, tenho um sistema backup … não é tudo mas tenho um integrado além do pré/power e mais um CD player, já é alguma coisa. Mas streaming somente? Não, não gosto como algo definitivo, eu o uso para conhecer música e se gosto ou compro o CD que, para mim soa muito melhor que o streaming ou compro o CD ou LP ou, se a coisa é mais difícil de conseguir, gravo do streaming para MD e só ouço mesmo depois de gravado, o streaming não serve para eu ouvir mas, gravar, essa “facilidade” não me seduziu mesmo.